10 Bandas da New Wave que marcaram época | Moodgate
Os anos 80 impactou o mundo da música com uma explosão de gêneros, trazendo várias tribos com características distintas e até semelhantes, seguindo o mesmo padrão ideológico. E nesse contexto surge um dos movimentos mais influentes, a "New Wave" com seu estilo irreverente, cheio de cores e excentricidade. Para simbolizar essa fase de tanto impacto no contexto sociocultural, listamos 10 bandas que de certa forma deixaram seu legado e influência para as gerações seguintes.
new wave, the cure, new order, Tears For Fears, blondie, Talking Heads, The Human League, Duran Duran, Depeche Mode
1232
post-template-default,single,single-post,postid-1232,single-format-standard,bridge-core-3.0.1,qode-news-3.0.2,qode-page-transition-enabled,ajax_fade,page_not_loaded,,qode_grid_1400,vss_responsive_adv,vss_width_768,footer_responsive_adv,qode-content-sidebar-responsive,qode-overridden-elementors-fonts,qode-theme-ver-28.7,qode-theme-bridge,qode_header_in_grid,wpb-js-composer js-comp-ver-7.9,vc_responsive,elementor-default,elementor-kit-7,elementor-page elementor-page-1232

10 Bandas da New Wave que marcaram época

10 Bandas da New Wave que marcaram época

A década de 80 foi um marco na história mundial, tendo forte influência em diferentes áreas da sociedade. Uma delas é a cultura, especialmente a música, com um “boom” musical, perpetuando com características próprias e mobilizando tribos que seguiam o mesmo padrão ideológico. Um dos estilos predominantes foi “A nova onda”, ou como muitos conhecem, a fatídica “New Wave”, dona de um estilo irreverente e, de certa forma, futurista. Grandes bandas surgiram nessa fase, e com isso, **listamos 10 delas que influenciaram e ainda estão na mente das gerações que surgiram após o auge do movimento.

Echo & The Bunnymen

 

Formada em Liverpool em 1978, muita influenciada por Velvet Underground, Beatles e The Doors, a banda de rock britânica protagonizou com classe nos anos 80, cheia de hits que embalaram a geração, como “The Cutter”, “Lips Like Sugar” e seu grande sucesso “The Killing Moon” presente em seu quarto álbum Ocean Rain.

The Cure


Uma das bandas mais influentes de sua geração, The Cure emplacou discografias que marcaram diferentes fases da banda. Desde o rock alternativo ao estilo gótico, eles sempre garantiram músicas de sucesso. Vocalista, guitarrista e principal compositor, o lendário Robert Smith é o elo entre a banda e sua consolidação nas paradas, um artista multifacetado que conseguiu propor uma linha de coerência e qualidade durante toda sua carreira. Álbuns como Seventeen Seconds (1980), Kiss Me, Kiss Me, Kiss Me (1987), The Head On The Door (1985) e Disintegration (1989) marcaram com força a cara do grupo.

Depeche Mode


A cidade inglesa de Essex é o berço de uma das bandas mais influentes no caráter “modernismo geracional”. Ela carrega em si uma característica puxada para o gênero eletrônico, utilizando em suas canções sintetizadores para produzir os sons. Com 13 álbuns lançados, a banda vendeu mais de 3 milhões de cópias. Entre os seus grandes hits, estão “Enjoy The Silence”, “Just Can’t Get Enough”, “Personal Jesus” e “Strangelove”.

Duran Duran


Com início em 1978, a banda formada na cidade de Birmingham (Inglaterra) garantiu extrema notoriedade nessa fase, mais precisamente no estilo new romantic. Após assinar com a gravadora EMI no final de 1980, o grupo lançou seu álbum de estréia Duran Duran. Em 1982, a banda chega com o álbum Rio, o disco que a projetou em âmbito internacional, e trouxe alguns dos seus grandes hits, como “Hungry like the Wolf”, “Save a Prayer”, “Rio” e “My Own Way”. Com mais de 40 anos de carreira, a banda contabiliza 15 álbuns de estúdio e diversas formações no grupo em sua trajetória.

The Human League


Em Sheffield, no ano de 1977, os programadores de computação Martyn Ware e Ian Craig Marsh tinham como ambição criar um grupo que tinha inspiração no som do Kraftwerk, mas eram totalmente leigos para a música e nos estudos de teclado.
The Dead Daughters e The Future foram alguns dos nomes iniciais da banda, mas com a chegada de Phil Oakey, eles conseguiram desbancar como a The Human League. Em 1981, eles conquistaram o mundo com o hit “Don’t You Want Me”, já como trio, marcando presença nas paradas de sucesso. A banda conta com 10 álbuns no currículo.

Talking Heads

 

Formados em 1975, na cidade de Nova York, a banda já teve a dura missão de estrear abrindo o palco para os Ramones no icônico CBGB. Mas não parava por aí! A banda foi uma das precursoras da New Wave, se tornando a ponta do iceberg e sendo inspiração para a formação de muitos outros grupos nessa fase da “Nova Onda”. David Byrne, vocalista e guitarrista principal, comandava os passos de sucesso para se tornar uma das bandas mais influentes da história. O grupo conta com vários hits no currículo: Once In A Lifetime, Burning Down The House, This Must Be The Place e seu single de mais impacto por gerações, a famigerada Psycho Killer.

Blondie


A banda nova-iorquina formada em 1974 abriu espaço para o movimento New Wave nos EUA e foi muito além do que se imaginava, contando sempre com um som criativo e inovador. Liderada por Deborah Harry, a banda teve presença marcada no influente clube CBGB, sendo o berço que deu o start no sucesso da banda. Foi o único grupo da New Wave a ter o prazer de conquistar oito vezes o Top 40 com seus maiores hits, sendo “Heart of Glass”, “Call Me”, “The Tide Is High” e “Rapture” as que garantiram o pódio das paradas. Com mais de 40 anos de carreira, a banda marcou época, perpetuou sucessos em sua trajetória e contabiliza 11 álbuns.

Tears For Fears


Encabeçada pela famosa dupla, Roland Orzabal (vocalista e guitarrista) e Curt Smith (vocalista e baixista), a banda foi criada em 1981 e alcançou destaque no cenário musical por agrupar eletro com rock utilizando teclados e sintetizadores. Em 1983, o grupo gravou o primeiro álbum, chamado The Hurting. Três composições do disco garantiram o Top 10 das paradas britânicas: “Mad World”, “Change” e “Pale Shelter”. Em 1985, com o álbum Songs From the Big Chair, a banda vendeu mais de dez milhões de cópias, e os sucessos “Everybody Wants to Rule The World” e “Shout” ficaram no primeiro lugar entre as mais tocadas nos EUA. Conquistando ainda mais sucesso, em 1989, conseguiram se superar, lançando o disco Seeds of Love. O álbum conta com os hits “Sowing the Seeds of Love”, “Advice for the Young at Heart” e “Woman in Chains”. Eles seguem na ativa e possuem 7 discos na conta.

New Order


Sendo iniciada em Manchester após o suicídio do vocalista e guitarrista da Joy Division, Ian Curtis, New Order é formada pelos ex-integrantes da banda marcada por essa tragédia em 1980. Os remanescentes deram uma nova dimensão sonora, carregando aquele ar sombrio e melódico. O single “Blue Monday”, o mais vendido da história, é considerado como um dos sons mais importantes da cena eletrônica dos anos 80. A banda conta com 10 álbuns de estúdio no currículo.

Eurythmics 


Criado em 1980, teve como integrantes a cantora Annie Lennox e o guitarrista Dave Stewart. Em 81, estrearam seu álbum intitulado In The Garden, e em 1983, emplacaram seu segundo álbum, denominado Sweet Dreams (Are Made of This). A faixa-título alcançou o primeiro lugar nas paradas norte-americanas. Ainda em 1983, divulgaram Touch – terceiro disco da dupla. Rendendo sucessos como “Here Comes The Rain Again”, “Right By Your Side” e “Who’s That Girl”. A dupla desenvolveu 9 álbuns de estúdio de 1981 a 1999.

About the Author /

Patricknailan1998@gmail.com

Post a Comment