Terno Rei - Gêmeos (2022) | Moodgate
Um novo sentimento para a música
1847
post-template-default,single,single-post,postid-1847,single-format-standard,bridge-core-3.0.1,qode-news-3.0.2,qode-page-transition-enabled,ajax_fade,page_not_loaded,,qode-title-hidden,qode_grid_1400,vss_responsive_adv,vss_width_768,footer_responsive_adv,qode-content-sidebar-responsive,qode-overridden-elementors-fonts,qode-theme-ver-28.7,qode-theme-bridge,qode_header_in_grid,wpb-js-composer js-comp-ver-7.9,vc_responsive,elementor-default,elementor-kit-7

Terno Rei – Gêmeos (2022)

A banda de origem paulistana, Terno Rei, tem mais de 10 anos de carreira, e após o sucesso de seu terceiro álbum de estúdio, “Violeta”, lançado em 2019, seu patamar em meio ao ambiente musical no Brasil, só vem crescendo ao passar dos tempos. O quarteto formado por Ale Sater, Bruno Paschoal, Greg Maya e Luis Cardoso, chega ao seu quarto álbum em 2022, denominado “Gêmeos”, a obra que leva os aspectos da juventude em suas composições, vem com 12 faixas carregadas de um ar nostálgico e em alguns momentos melancólicos.

De certa forma, o árduo período pandêmico teve como fator principal na construção desse novo álbum, como afirmado pelo próprio vocalista da banda, Ale Sater, em uma entrevista para a Downstage em Novembro de 2021, no show de retorno aos palcos na Audio Club, em São Paulo.

Pra que pressa?! aproveite cada instante como se fosse o seu último suspiro, é assim que se inicia o álbum Gêmeos, com um ar de esperança, “Esperando Você”, chega de forma sutil e eletrizante, com uma voz suave. O uso dos sintetizadores em sua construção, a composição conta com um mensagem de não se deixar levar, e esperar, estar a par de suas convicções.

Hoje vou ficar de casa, hoje nada além
De esticar minhas pernas no sofá

A segunda faixa do álbum vem “da boca ao ouvido e a cabeça na lua” com a saudosista “Dias da Juventude”, single que desencantou de cara, com uma sonoridade bastante expressiva e alusiva ao período em que a dúvida e os sonhos não eram empecilhos, e sim momentos de impulsão para sua construção. A música passa uma sensação de nostalgia, estar entre amigos, aquela vontade louca de reviver o passado. A faixa conta com um videoclipe super produzido pela Paranoid, com direção de Lucas Stegmann.

A melancólica “Sorte Ainda” surge de forma cautelosa e explode num contexto poderoso, um escancaramento das dificuldades vividas pelo caminho, e uma busca incessante para se redescobrir, aceitar o que está por vir e encarar.

Mais um ano vai
Mais que eu posso aceitar
E aceitar é o mеlhor exercício

Terno Rei – Sorte Ainda

Com uma pegada “Post punk”, o quarto single “Difícil”, embala com uma sonoridade mais forte, uma vibe “dias nublados” e aquela vontade de pôr o fone de ouvido em meio ao caos diário. Seu clipe acompanha essa mesma perspectiva, de um processo de fuga de seus problemas, correndo contra essa dura realidade.

Chegando lentamente, em pontos de reflexão e de interiorização, “Brutal” e “Internet” engatam uma melodia mais suave. Em tempos de isolamento social, os meios digitais vieram com mais força na vida da sociedade, proporcionando momentos de satisfação, mas muita das vezes, um enclausuramento, um disfarce da vida real numa tela de celular e computador, e “Internet” retrata com bastante delicadeza essas peculiaridades da contemporaneidade.

Ah “Aviões”, uma poesia linda, lírica, um retrato da vida. Ale Sater esbanja um vocal singelo, verdadeiro sobre uma música que simboliza esses anos, meses difíceis que temos tido ultimamente. Em meio a perdas, e desencontros, estamos em constante busca de soluções, mas nada que o tempo cure essas estações.

Ah, que bom ver você de novo
No ano mais triste de nossas vidas
Vidas, vidas

Terno Rei – Aviões

Característico e intimidador, esse é o som das canções que se sucedem no álbum, “Só eu sei” e “Retrovisor” permeiam entre uma mesma linha, produzindo uma mistura de vivências e sentimentos em toda sua composição. “Isabella” embala uma prosa romântica e um timbre mais percussionista. “Trailers” embarca numa harmonia que revela um arranjo ao estilo anos 2000, uma composição que exala uma reconexão com o passado; idealizado e desgastado.

Entregando tudo e marcando com uma canção genuína, “Olha só” põe pra fora tudo que estava entalado, e se liberta de forma linda. Uma música que transmite a sinceridade dos pensamentos mais confusos, desencantando com o vocal mais que absoluto de Ale Sater. A composição fecha o álbum com grandiosidade, e garantindo o quão Terno Rei é especial.

Exalado de paixão, nostalgia e autenticidade, o álbum “Gêmeos” representa um olhar mais sensato e reflexivo para o mundo. O poder de suas composições engatam uma sensibilidade fora do comum, e o saudosismo se escancara em letras garrafais com os instrumentais protagonizando referência máxima aos anos 80.

About the Author /

Patricknailan1998@gmail.com

Post a Comment