As 7 Vidas de Damon Albarn | Moodgate
Um novo sentimento para a música
1893
post-template-default,single,single-post,postid-1893,single-format-standard,bridge-core-3.0.1,qode-news-3.0.2,qode-page-transition-enabled,ajax_fade,page_not_loaded,,qode_grid_1400,vss_responsive_adv,vss_width_768,footer_responsive_adv,qode-content-sidebar-responsive,qode-overridden-elementors-fonts,qode-theme-ver-28.7,qode-theme-bridge,qode_header_in_grid,wpb-js-composer js-comp-ver-7.9,vc_responsive,elementor-default,elementor-kit-7

As 7 Vidas de Damon Albarn

As 7 Vidas de Damon Albarn

Dizem que os gatos têm 9 vidas. Bem, Damon Albarn, ele já tem 7 cumulativos. Vamos nos aventurar na discografia de um artista que marcou mais de uma geração de amantes da música.

Gorillaz

Gorillaz é uma banda fictícia formada por Damon Albarn e Jamie Hewlett. Eles lançaram o seu primeiro álbum em 2001, que incluía o hit “Clint Eastwood” com o rapper Del the Funky Homosapien. A banda evoluiu com cada novo álbum e teve um hiato entre 2013 e 2017, mas retornou com o álbum “Humanz” em 2017. Em 2018, eles lançaram “The Now Now”, e em 2020, lançaram “Song Machine, Season One: Strange Timez”, que é uma mistura de coletânea, registro visual e projeto multimídia. A banda é conhecida por sua habilidade de experimentar e se adaptar a novas tendências musicais. Eles realizaram um show histórico no Brasil em maio de 2022, no festival MITA.

Blur

Começando com o Blur, formado em 1989 e lançou seu primeiro álbum, “Leisure”, em 1991. O grupo lançou muitos outros álbuns, incluindo “Parklife” (1994), “The Great Escape” (1995) e “13” (1999). Desde então, Blur continua a excursionar e realizar apresentações ao vivo, sendo uma das bandas mais queridas e influentes na história da música britânica. O legado deles inclui não apenas sua discografia incrível, mas também sua contribuição ao movimento Britpop, que manteve a música britânica em evidência na década de 1990. Além disso, a banda foi responsável por lançar a carreira de alguns dos mais importantes músicos e compositores da atualidade, incluindo Albarn. Em resumo, Blur é uma das principais referências da música britânica e um grupo que será certamente lembrado como uma das maiores bandas de todos os tempos.

Carreira Solo

Damon Albarn lançou apenas dois discos solo, “Everyday Robots” em 2014 e “The Nearer the Fountain, More Pure the Stream Flows” em 2021. O primeiro disco é mais introspectivo e mostra o lado mais pessoal de Albarn, enquanto o segundo é uma obra criativa e cheia de possibilidades musicais. Ambos os discos receberam críticas positivas e mostram a habilidade do cantor em explorar diferentes gêneros musicais e emocionar o público com suas canções.

Rocket Juice & The Moon

Rocket Juice & the Moon foi uma parceria musical entre Damon Albarn, Flea do Red Hot Chili Peppers e Tony Allen, lendário percussionista de afrobeat. A banda foi formada em 2008 e lançou seu álbum de estreia auto-intitulado em 2011. O álbum apresenta uma mistura de funk, afrobeat e jazz, e contou com a colaboração de músicos talentosos como Thundercat e Erykah Badu. Com sua mistura única de ritmos e estilos, Rocket Juice & the Moon é uma verdadeira viagem musical que ainda é apreciada por muitos fãs até hoje.

The Good, The Bad & The Queen

Originalmente destinado a ser um projeto solo de estreia de Damon Albarn , o projeto evoluiu para um supergrupo que incluía Tony Allen (The Clash), Paul Simonon (Gorillaz), Simon Tong (The Verve) e o diretor Danger Mouse entre suas fileiras. Como tal, o grupo não tem nome, e a referência vem do título do seu single álbum. Muito mais próximo do Britpop, o projeto lançou dos álbuns, o primeiro “The Good, the Bad and the Queen” lançado em 2007. Já o segundo disco, “Merrie Land”, foi lançado em 2018, e as músicas contam com a influência do cenário político da Inglaterra pós-brexit

Projetos de músicas africanas

Além disso, Albarn também participou de vários outros projetos relacionados ao continente africano, incluindo o Africa Express Presents… Terry Riley’s In C Mali (2014), que foi gravado ao vivo em Bamako, Mali. O projeto visa celebrar a música e a cultura africanas e promover a colaboração entre músicos de diferentes culturas. Albarn também participou do Africa Express Presents: The Circus (2015) e do Africa Express Presents: Train de Vie (2019). Além disso, ele fundou a Africa Express, uma organização sem fins lucrativos que visa promover a música e a cultura africanas ao redor do mundo.

About the Author /

joelrneto12@gmail.com

Post a Comment