Nova geração dos Emos
Entre os anos 2000 e 2010, ser emo não era sinônimo de algo cool, afinal, quem não sofreu bullying por ser diferente? Contudo, o tempo passa e o revival do emo aconteceu conquistando não só uma nova geração, mas também aquecendo o coração de quem era emo há muito tempo. Tudo isso graças tanto ao boom do gênero musical no TikTok, como também de algumas parcerias no Rap.
E claro, o elemento X: Travis Barker. Por mais que o Blink 182 não estivesse tão ativo quanto antes, Travis não parou. Ele já fez parceria com rappers como Ye, Lil Nas X e 24kGoldn e até produziu o Trippie Red. E foi por aí que ele e Machine Gun Kelly se juntaram.
Então hoje, no dia Emo, trouxemos aqui alguns nomes dessa nova geração que reviveram o pop punk para você que é emo desde 2001 ou virou há pouco tempo!
Machine Gun Kelly
Apesar de ser rapper, Machine Gun Kelly já havia falado que o Blink 182 era sua banda favorita e até tem vídeo no Youtube do momento que conheceu eles – e quem diria que um dia, Travis Barker se tornaria um de seus BFFs?
Em 2020, Travis se uniu ao MGK para produzir algo diferente do que Colson já havia feito antes, e o resultado foi uma grande virada na sua carreira. O álbum “Tickets to my Downfalls” também traz a colaboração de outras pessoas relevantes da cena como o Yungblud e o Iann Dior. E além disso, possui um “filme” que conta com a participação do Huddy, JXDN, Maggie Lindemann, Iann Dior, Trippie Redd, Blackbear e até de Landon Barker (filho do Travis).
Em 2022, o cantor se apresentou recentemente no Lollapalooza em São Paulo e também lançou mais um álbum com uma pegada mais pop punk chamado “Mainstream Sellout” que conta com parcerias do Bring Me The Horizon e Willow.
Músicas recomendadas: “Forget me too”, Bloody valentine” e “I think I’m Okay”.
Yungblud
O tal do “Sangue Jovem” é um artista completo. Ele toca violão e faz música desde criança, e com 16 anos, foi estudar na Arts Educational, uma escola independente de artes cênicas com sede em Londres e até fez parte de um programa musical da Disney UK chamado The Lodge.
Em 2018, ele já tinha lançado seu primeiro álbum “21st Century Liability” (que lhe rendeu participar da Vans Warped Tour) contudo foi quando fez parte da trilha sonora da série 13 Reasons Why que o cantor estourou. Em 2019, ele fez várias músicas com diversas parcerias relevantes como 11 minutes com Halsey e Travis Barker, I Think I’m Okay com Machine Gun Kelly e Travis (olha o cara ai novamente), “Original Me” com Dan Reynolds do Imagine Dragons, entre outras. Em 2020, ele lançou o álbum “weird!” e seu trabalho álbum mais recente foi agora em 2022, chamado “Yungblud”.
E apesar de todo sucesso e dedicação, Dominic diz que não se importa muito com o dinheiro ou sucesso, seu principal objetivo é criar uma conexão com seus fãs e lutar através da sua música por um mundo em que as pessoas sejam mais livres para elas serem quem elas quiserem, independente de rótulos.
Ainda existem rumores que Yungblud estará no Lollapalooza de 2023 no Brasil, ele estava escalado para a edição em 2020, que foi adiada por causa da pandemia.
Músicas recomendadas: “Memories (feat Willow)”, “The Funeral” e “Loner”.
Iann Dior
Nascido em 1999 em Porto Rico e criado no Texas, Iann Dior começou sua carreira como youtuber, e foi em 2018 que decidiu focar na música – e foi aí que tudo mudou. Algumas pessoas gostam de rotular sua música como emo rap mas ele diz que na verdade gosta de misturar diversos sons e teve influência de diversas bandas e músicos como: The Strokes, Paramore, Blink 182, Panic! at The Disco e do Post Malone, seu artista favorito.
Em 2019 conseguiu gravar seu primeiro álbum chamado “Nothings ever good enough” e no mesmo ano lançou seu segundo álbum chamado “Plant Industry” que teve a colaboração de músicos como Travis Barker, Trippie Red, Gunna, phem e POORSTACY.
Mas foi em 2020 que sua carreira começou a esquentar, no álbum “I’m gone” com o primeiro single “Sicked and Tired” com Machine Gun Kelly e Travis Barker e então ela estourou quando ele participou da música Mood, com o rapper 24kGoldn. Em 2022, ele também lançou mais um álbum chamado “On to better things”.
Músicas recomendadas: “Sicked and Tired (feat machine gun kelly)”, “Thought It was” e “Darkside (feat Travis Barker)”.
Maggie Lindemann
Maggie Lindemann sempre foi uma pessoa “famosinha” nas redes sociais e ela começou gravando músicas numa rede social chamada Keek, até que foi descoberta por um vídeo no instagram e se mudou para LA.
No início da sua carreira musical, seu estilo era muito mais pop, ela começou fazendo singles em 2015 e a música que disparou foi Pretty Girl, em 2016. Porém, em 2018, com o single Human, Maggie começou a mostrar seu lado emo e em 2019 um de seu single “Friends Go” foi relançado junto com o Travis Barker, em uma versão mais pop punk.
Em 2021, lançou seu primeiro álbum chamado Paranoia que conta com a participação da sua amiga Siiickbrain e esse ano, ela lançou mais um chamado SUCKERPUNCH que teve participação do Kellin Quinn, vocalista do Sleeping with Sirens e da Siiickbrain novamente.
Músicas recomendadas: “Break me! (feat Siiickbrain)”, “how could you do this to me? (feat Kellin Quinn)” e “It’s not your falt”
Mothica
McKenzie Ellis cresceu em Oklahoma e começou a escrever música desde criança e teve uma infância difícil, passando desde depressão e automutilação até abuso doméstico. Aos 18 anos, ela começou a produzir música e colocar todos seus sentimentos na música, falando abertamente sobre saúde mental.
Mothica, além de seu estilo musical único, ela também possui um visual totalmente diferenciado já que ela possui uma pegada totalmente mística. Já começando pelo seu nome (que é uma referência às mariposas que são atraídas pela luz como uma tendência autodestrutiva) quanto toda a sua estética que te remete à um conto de fadas dark. Em suas músicas, ela também reflete essa temática esotérica.
Seu primeiro ep Mythic foi lançado em 2015 e seu primeiro álbum Ashes em 2018, mas o grande momento que ela estourou foi quando seu hit “VICES” bombou no TikTok. Em 2020, ela lançou mais um álbum chamado Blue Hour e este ano ela lançou recentemente o álbum Nocturnal.
Músicas recomendadas: “Nocturnal”, “BEDTIME STORIES” e “Buzzkill”.
Jxdn
Jaden Isaiah Hossler tem 21 anos e ficou conhecido pelo TikTok, onde ganhou milhões de seguidores. Em 2020, ele lançou seu primeiro single Comatose que chamou a atenção de Travis Barker, que o contratou com sua gravadora DTA Records em conjunto com a Elektra Records.
Em 2020, ele lançou seu primeiro álbum “Tell Me About Tomorrow” produzido por Travis e que conta com a participação de Machine Gun Kelly e Iann Dior. Em 2021, ele participou dos shows do MGK como ato de abertura e aproveitou para emplacar na sua própria turnê e nesse meio do caminho, tivemos a sua apresentação em 2022 no Lollapalooza em São Paulo.
Músicas recomendadas: “ANGELS & DEMONS”, “Wannabe (feat Machine Gun Kelly)” e “Tonight (feat Iann Dior)”.
Se você curtiu, fala para gente nos comentários que faremos a parte 2!
João Paes Neto
Pô, podia ter parte dois com mais artistas e bandas da nova geração do emo, hein!!