Indiretas que marcaram o pop
Quem gosta de uma boa treta sob holofotes com certeza já se deparou com diversas canções um tanto comprometedoras e afrontosas, principalmente dentro do estilo ”Break up song” ou músicas de término. É bastante comum que artistas escrevam sobre sua vida pessoal e, sabendo que o mundo da indústria musical é gigantesco, algumas dessas letras podem citar indiretamente (ou não) os coleguinhas de trabalho. Por isso a Mood listou as músicas que mais deram o que falar nas redes sociais nos últimos tempos com direito a alfinetadas, dor de cotovelo e muita, mas muita lavação de roupa suja.
Olivia Rodrigo – Drivers Licence
Dando início a polêmica mais dividida da internet nos últimos 2 anos temos Olivia Rodrigo lançando a bomba melódica conhecida como “Drivers Licence” no início de 2021. A cantora até então era conhecida por seu recente trabalho na série do Disney+ “High School Musical: The musical” onde protagonizou ao lado de Joshua Basset. Os dois tiveram um relacionamento fora da série, mas terminaram no final de 2020. Logo após, Joshua foi flagrado com Sabrina Carpenter, outra atriz e cantora da Disney.
“Drivers Licence” alcançou o primeiro lugar nas plataformas digitais e ficou no topo da Billboard Hot 100 dos EUA como um dos maiores sucessos de número um da história. Na letra da música ela descreve, em um mar de indiretas, a sua frustração em se sentir abandonada e substituída pela “loira” que a deixava com suspeitas. “E você provavelmente está com aquela garota loira/ A que sempre me fez duvidar/ Ela é muito mais velha que eu / Ela é tudo aquilo que me deixa insegura.”.
Depois disso Olivia Rodrigo lançou Sour, seu álbum de estreia no pop, trazendo ainda mais indiretas sobre o relacionamento com Joshua Bassett incluindo o sucesso “Traidor” onde a cantora cita “Você conversava com ela quando estávamos juntos / Amei você no seu pior momento, mas isso não importou / Demorou duas semanas para você começar a namorar ela / Talvez você não tenha me traído, mas ainda é um traidor.”.
Joshua Bassett – Lie Lie Lie
Não deixando de fora o outro lado da moeda também podemos colocar Joshua Bassett nessa lista de alfinetadas. O cantor havia lançado “Anyone Else” antes de Olivia jogar a história no ventilador e, apesar de ter aparentado ser em homenagem à cantora, o clipe da música indicou ser sobre Sabrina. Olivia chegou a citar essa frustração em um trecho de “Drivers Licence”.
Após a enorme repercussão da fofoca nas redes, o cantor lançou “Lie Lie Lie” ainda em janeiro de 2021 que pareceu ser uma resposta a música da ex. Nela Joshua cita “Eu sei o que você diz sobre mim / Espero que isso te faça feliz / Você não parece conseguir me tirar da sua mente / Sei que está mentindo descaradamente / Você contou a eles as mentiras que me contou / Eu já aguentei demais dessa vez / Então, pode mentir.”. Entre outros trechos que condizem com a situação do ex-casal.
Sabrina Carpenter – Skin
Tá, todo mundo falou, falou e falou de Olivia e Joshua, mas ainda ficou faltando uma pessoa para ouvir. Sabrina Carpenter (a loira, rs) se manifestou respondendo com a música “Skin” também no início de 2021, falando sobre como se sentia em relação à exposição do acontecimento e querendo contar o seu ponto de vista da história. Ela começou jogando a indireta mais direta possível quando falou “Talvez poderíamos ter sido amigas se eu tivesse te conhecido em outra vida / Talvez então pudéssemos fingir que não há Gravidade nas palavras que escrevemos / Talvez você não tivesse a intenção / Talvez loira fosse a única rima.”.
Ainda na música ela canta “Você está contando isso da forma como vê / Como se a verdade fosse o que você decide / Algumas pessoas vão acreditar / E algumas vão ler nas entrelinhas / Você está me colocando debaixo dos holofotes, mas eu estive sob eles a minha vida toda.”. Sabrina começou a construir sua carreira de atriz e cantora desde muito nova, com a ajuda de seu pai e estourou na carreira quando interpretou Maya na série “Garota conhece o mundo” do Disney Channel.
Em meados de 2022 a gata chegou a lançar mais uma música encerrando as especulações de como estava se sentindo em relação ao ocorrido. Em “All because i liked a boy” ela diz “Eu sou o assunto do momento na sua língua / Eu sou a fura-olho que veio logo depois / Roubando dos mais novos / Me diga quem eu sou já que não tenho escolha / Tudo porque eu gostei de um garoto.”. Essa treta entre os três continua dando muito o que falar por aí, principalmente entres os fãs que tiram suas próprias conclusões sobre quem está certo ou errado.
Taylor Swift – I Knew You Were Trouble
Falando em indiretas não podemos deixar de fora a rainha das músicas sobre ex-namorados. Taylor Swift construiu um acervo gigantesco de indiretas (e declarações também) que fazem seu nome estar na boca do povo até hoje. Voltando lá em 2012 temos um de seus maiores sucessos no pop que foi a canção “I knew you were trouble” do álbum “Red”. Muitas especulações da época apontaram que a música falava sobre o relacionamento da cantora com Harry Styles, porém a relação dela com o astro começou um pouco depois do lançamento do seu álbum e terminou no ano de 2013, desmentindo os rumores.
Na letra ela cita “E o medo mais triste chega causando arrepios / De que você nunca amou a mim, ou a ela, ou a ninguém / Ou a qualquer coisa / Pois eu sabia que você era problema quando apareceu / Bem feito para mim, agora.” Que aparentemente referir-se a música “Half of my heart” de John Mayer onde ele diz “Metade do meu coração é parte de um homem que nunca realmente amou ninguém.”.
Taylor e John começaram a se relacionar em 2009, sendo ele consideravelmente mais velho do que ela. Outras músicas também pegam no pé do cantor e expõem seus comportamentos tóxicos dentro do relacionamento como a clara e direta “Dear John” que segundo John Mayer foi completamente ofensiva e decepcionante.
Selena Gomez – Lose You To Love Me
Amizade boa é aquela onde pode falar mal de ex a vontade, sem julgamentos e, assim como a sua fiel confidente acima, Selena Gomez coleciona algumas polêmicas musicais bem marcantes tanto para a sua vida quanto para o mundo pop. Seu relacionamento com Justin Bieber foi um marco inesquecível no período entre 2012 e 2018. Foram seis anos de idas e vindas, os fãs sempre estavam apontando indiretas nas músicas dos dois artistas e até os dias atuais isso se repete.
Ao darem o basta nessa relação conturbada, Selena lançou “Lose You To Love Me” que representou um adeus sincero aos sentimentos que ela tinha por Justin, mostrando que por muito tempo seus esforços dentro do namoro não eram retribuídos pelo cantor. “Nós sempre entramos nisso cegamente / Eu precisava te perder para me encontrar / Esta dança estava me matando suavemente / Eu precisava odiar você para me amar”. Selena cita que precisou disso para aprender a se amar. Vale lembrar que o primeiro término do casal foi marcado pelo boato de que ele estaria se relacionando com Hailey Baldwin, sua atual esposa.
Selena Gomez ficou um bom tempo nos holofotes das indiretas que poderiam (ou não) ser para Justin, como a inesquecível “Love Will Remember” que contém uma versão com uma gravação de voz do Justin se declarando para a então namorada. Em “My Mind & Me”, um recente documentário produzido pela AppleTV+ sobre a cantora, podemos ver como essa relação afetou sua autoestima. Apesar de afirmar que foi por muito tempo assombrada pela relação e vista como um produto moldado em cima de Justin Bieber, Selena parece ter deixado o passado no passado com todo o legado de Break up songs que sempre fará parte do pop que amamos.
Milley Cyrus – Flowers
Agora falando de uma das mais recentes bombas do pop, “Flowers” da Miley Cyrus entrou com chave de ouro para essa lista, trazendo um bocado de verdades e alfinetadas ao mandar uma mensagem para Liam Hemsworth, seu ex-marido. Mostrando que não existe época para ter papas na língua, Miley referenciou várias situações que viveu com o ator, dizendo também que não pretendia deixá-lo, mas dando a entender ela não merece que todos os altos e baixos dessa relação. Para melhorar, a cantora lançou a música no dia 13 de janeiro, data de aniversário do Liam.
“Eu não queria te deixar / Eu não queria mentir / Comecei a chorar, mas depois lembrei que eu posso comprar flores para mim mesma / Escrever meu nome na areia / Conversar comigo mesma por horas / Dizer coisas que você não entende / Eu posso me levar para dançar / E eu posso segurar minha própria mão / Sim, eu posso me amar melhor do que você pode.”. Sobre o refrão, é óbvia a ligação com “When I Was Your Man” do Bruno Mars, música que o ex- marido de Miley dedicou para a cantora.
Muitas vezes o ator reprimia as atitudes de Miley em público, criticava suas danças e gestos, fazendo com que a cantora ficasse envergonhada em ser ela mesma na frente das pessoas. O videoclipe da música também traz shades sobre traição, como o vestido dourado que Jennifer Laurence usou em uma estreia de Jogos Vorazes (2012) e a mansão que supostamente foi palco para os adultérios do ator.
Como podemos observar, não é novidade que a vida amorosa dos artistas se torna patrimônio histórico na indústria musical. Demi Lovato, Rihanna, Shawn Mendes, Ed Sheeran e muitos outros puseram em suas canções a essência do real significado das relações humanas. E para você, qual música faltou nessa lista?
Vinícius M
Até hoje o peito aperta quando ouço “When I was your man”