20 anos de Admirável Chip Novo: o impacto revolucionário do álbum Chip na música brasileira
Por Joel rocha e Beatriz Robaina
Pitty é sinônimo de atitude, empoderamento e inovação na música brasileira. E seu álbum de estreia, Admirável Chip Novo, lançado em 2003, é uma prova disso. Com letras fortes e uma sonoridade única, a cantora e compositora baiana se consolidou como um dos maiores nomes do rock nacional, influenciando toda uma geração de artistas e fãs.
O lançamento do Admirável Chip Novo foi um marco na música brasileira da época. Com letras fortes e uma mistura de rock, punk e pop, a cantora apresentou um som diferente e autêntico que rapidamente conquistou o público. O contexto em que o disco foi lançado é importante para entender o seu impacto na música brasileira, já que, na época, a indústria fonográfica estava em crise e a música pop dominava as paradas, deixando pouco espaço para o rock e o punk. A chegada de Pitty com o Admirável Chip Novo foi um sopro de ar fresco e trouxe uma nova energia para a cena musical brasileira e, naturalmente, a importância da artista para a indústria nacional pode ser observada em sua trajetória de sucesso.
A atitude autêntica de Pitty abriu portas não só para novas bandas, mas também para outras mulheres, tal qual Rita Lee o fez antes. A baiana teve um papel importante na quebra de estereótipos de gênero dentro do rock, numa época em que a maioria dos grupos eram compostos por homens e a misoginia era ainda mais forte dentro desse nicho. O estilo e a presença de palco ímpares da cantora quebraram paradigmas e inspiraram outras mulheres a seguirem seus passos, mas também trilharem os próprios caminhos. O impacto foi tão grande que, mesmo depois de 20 anos de seu lançamento, Admirável Chip Novo ainda é lembrado como um clássico do rock brasileiro e um marco decisivo na carreira de Pitty.
Ao analisar o álbum, é notável a sua habilidade em mesclar diferentes estilos musicais e trazer letras relevantes ao contexto da época. Teto de Vidro abre os trabalhos com uma composição forte, já que a música aborda a questão da hipocrisia coletiva e da pressão imposta às mulheres na sociedade. A imagem do “teto de vidro” representa os estereótipos instituídos às mulheres, que precisam atender a expectativas sociais enquanto são constantemente julgadas e vigiadas. Além disso, a música também traz uma reflexão sobre a luta feminina igualdade e reconhecimento em uma sociedade patriarcal. Ao falar sobre o ‘teto de vidro’, a Pitty aponta para a dificuldade das mulheres em alcançar cargos de liderança e posições de destaque em diversos setores da sociedade. Com uma introdução marcante de guitarra e um refrão explosivo, transmite a intensidade da mensagem que a Pitty quer passar.
A música Admirável Chip Novo é uma das mais emblemáticas do disco graças ao seu ritmo agitado e a composição que referencia conscientização e resistência. A faixa tornou-se um hino para os jovens da época, com seu refrão explosivo e imperativo que estimula a importância do pensamento crítico e a consciência diante dos problemas sociais políticos que o país enfrentava. A letra ainda destaca a necessidade de lutar pelos direitos coletivos, a liberdade e a igualdade, enquanto a sonoridade da canção é marcada pelo emprego de guitarras distorcidas e sua batida frenética para sustentar a sensação de urgência. Em paralelo, o timbre marcante de Pitty complementa essa intensidade ao emular determinação e força, atributos necessários para enfrentar os pormenores do cotidiano.
Com cadência introspectiva e lírica, Máscara chega na sequência e mergulha em uma trajetória de autoconhecimento; “Tira a máscara que cobre o seu rosto” representa um apelo oportuno para a sociedade atual que se apropria do descontrole, buscando a própria aceitação e usando artifícios que escondem seu verdadeiro “eu”. A canção foi escrita pela cantora antes de sua carreira solo, enquanto ainda integrava a banda de hardcore InKoma. Todas as letras do disco, aliás, são reflexo da identificação de Pitty com o rock, nu-metal e grunge, mostrando em cada acorde de suas composições a raiz da cena do underground baiano.
Apesar de temer o sucesso com o lançamento da balada de amor Equalize, a canção carrega um recorte de saudade e vislumbra o lado mais pessoal e romântico da cantora. Durante uma entrevista para o podcast Prática na Prática, Pitty revelou que tinha receio de lançar a faixa como single em Admirável Chip Novo: “Eu teria que explicar que isso era a exceção e não a regra”, contou_. “Sentia que precisávamos de uma mensagem mais contundente na grande mídia. Quis apostar em_ Máscara e as coisas foram abrindo”.
Em oposição à maioria dos grupos de rock que têm as letras de suas músicas inclinadas para refrões, o material do disco apresenta uma escrita sólida, que dispara críticas amargas à sociedade. Através de O Lobo, a experiência do heavy metal inquietante de Pitty gerou um retrato fiel da história sobre a capacidade do homem em se autodestruir e arruinar espécies; o título faz referência direta ao filósofo inglês Thomas Hobbes.
Na sequência de clássicos, Emboscada e Do Mesmo Lado seguiam tumultuadas sob medida. Usando o hard rock em com um ritmo totalmente quebrado, as duas faixas embaralham diversos estilos sonoros e se debruçam sobre poesia. A precisão rítmica da cantora ao construir canções parece conversar com tudo que já estava estabelecido para Admirável Chip Novo desde o início.