Rita Lee e o Roque Enrow: a trajetória da Rainha do Rock brasileiro | Moodgate
Um novo sentimento para a música
3397
post-template-default,single,single-post,postid-3397,single-format-standard,bridge-core-3.0.1,qode-news-3.0.2,qode-page-transition-enabled,ajax_fade,page_not_loaded,,qode-title-hidden,qode_grid_1400,vss_responsive_adv,vss_width_768,footer_responsive_adv,qode-content-sidebar-responsive,qode-overridden-elementors-fonts,qode-theme-ver-28.7,qode-theme-bridge,qode_header_in_grid,wpb-js-composer js-comp-ver-7.9,vc_responsive,elementor-default,elementor-kit-7

Rita Lee e o Roque Enrow: a trajetória da Rainha do Rock brasileiro

Nesta terça-feira (09), a cantora, compositora e escritora Rita Lee faleceu após uma longa batalha contra um câncer de pulmão. A informação foi divulgada no perfil oficial da Rainha do Rock e de seu marido, Roberto de Carvalho.


Segundo o comunicado, a artista teria falecido na última segunda-feira (08), em sua residência, em São Paulo “cercada de amor da família, como sempre desejou”, afirmou o anúncio. O velório será aberto ao público no Planetário, do Parque Ibirapuera nesta quarta-feira (10), das 10h às 17h e o corpo de Rita será cremado a seu próprio pedido numa cerimônia particular.

Quem foi Rita Lee?

Nascida em São Paulo, no dia 31 de dezembro de 1947, Rita Lee Jones de Carvalho é a filha caçula de Charles Fenley Jones, dentista descendente de imigrantes norte-americanos, e Romilda Padula, filha de imigrantes italianos. Rita Lee cresceu na Vila Mariana, bairro da zona centro-sul de São Paulo, onde viveu até o nascimento de seu primeiro filho, Beto Lee, em 1977, e considerou a cidade muito especial durante sua vida.

Apesar de ter iniciado as aulas de piano durante a infância, a artista não pensava em seguir carreira musical, mas em ser atriz de cinema, veterinária ou dentista, profissão desejada pelo pai. O interesse pela música surgiu apenas na adolescência com fortes influências de Elvis Presley, Rolling Stones e dos Beatles, além de artistas nacionais, como Cauby Peixoto, Carmen Miranda, Maysa e outros, por influência dos pais.

Mais tarde, Rita fez parte de vários grupos musicais até chegar ao sexteto Os Seis, mas com a saída de três integrantes, sobraram Rita, Arnaldo Baptista e Sérgio Dias. O trio marcou o início d’Os Mutantes, formação na qual a artista permaneceu por seis anos, lançando seis álbuns de estúdio. Rita ainda acompanhou Gilberto Gil na apresentação no III Festival de Música Popular Brasileira, além de fazer parte do disco-manifesto Tropícália ou Panis et Circensis. Com o fim de seu casamento com Arnaldo Baptista, que durou entre 1968 e 1972, veoi também sua expulsão d’Os Mutantes.

Estrela do Rock Nacional

Antes de seguir carreira solo, Rita Lee tentou fazer uma dupla com a amiga Lúcia Turnbull, mas a formação teve uma duração breve. Após a única apresentação ao vivo das artistas, Rita notou que precisava de uma banda para acompanhá-la e, assim, chegou até o grupo Tutti Frutti, mais tarde rebatizado com o nome Rita Lee & Tutti Frutti. Liderada pelo guitarrista Luís Sérgio Carlini, a banda lançou ao todo quatro álbuns de estúdios e dois ao vivo, responsáveis pelos maiores sucessos do rock nacional, como Ovelha Negra, Agora Só falta Você, Esse Tal de Roque Enrow e Jardins da Babilônia.

Em 1979, Rita trouxe ao mundo os sucessos Mania de Você, Doce Vampiro e Chega Mais durante sua fase considerada mais pop. Nela, também vieram os hits Lança Perfume, Orra Meu e Baila Comigo. Durante as décadas de popularidade de Rita, a marca registrada que deixou foi seu poder de reinvenção e versatilidade ímpar, considerando-a uma figura essencial de inovação musical que permanece até os dias atuais.

Rita Lee conseguiu transitar entre os gêneros do rock, bossa nova, MPB, e até mesmo o new wave e ritmos eletrônicas de forma única na indústria musical. Logo, sua importância no mundo da música vai alem dos palcos, tornando-a uma das mulheres mais influentes tanto musicalmente como culturalmente no Brasil.

Vida pessoal e aposentadoria

Em 1976, a cantora conheceu o músico Roberto de Carvalho, com quem se casou e teve três filhos, Beto (1977), João (1979) e Antônio Lee (1981). Os dois se conheceram nos palcos, onde passaram a se apresentar juntos no período em que a artista pendia para o lado mais pop da música.

Já em 2012, a Rita se aposentou dos palcos, mas sem deixar de lado o mundo da música, como a mesma disse. “Aposento-me de shows, da música nunca. Quem me viu ontem pode bem atestar minha fragilidade física. Saio da cena absolutamente ‘paixonadacocês’”, disse. Após o anúncio, Rita foi morar com Roberto em um sítio no interior de São Paulo, longe do caos da vida urbana.

Descoberta do câncer

Durante exames de rotina, Rita Lee descobriu o câncer que acometeu o pulmão esquerdo em maio de 2021. Quase um ano depois, a família da cantora divulgou que ela estava curada.

About the Author /

carolinalealcontato@gmail.com

Post a Comment