5 músicas essenciais para conhecer a banda Ghost
A banda sueca Ghost, repleta de hard rock, heavy metal e ocultismo, tem data marcada para shows no Brasil, em São Paulo, no Espaço Unimed, nos dias 20 e 21 de setembro. O grupo desembarca no país com a turnê Re-Imperatour, do álbum Impera, de 2022.
Com seu próprio universo, Ghost é famoso por seus personagens bizarros, cada um contendo sua personalidade. No entanto, eles possuem ciclos, ou seja, nenhum fica para sempre e sempre há uma nova persona. Cada uma delas, em questão, são personalidades que assumem o vocalista e líder da banda Tobias Forge (intérprete de Papa Emeritus I, II e III e IV, Papa Nihil e Cardinal Copia). Além disso, há os Nameless Ghouls, integrantes anônimos que compõem a banda. Eles se modificam a cada nova era ou álbum.
A banda também possui bastante influência de artistas dos anos 80, pertencentes ao rock clássico e metal underground, como Blue Öyster Cult, Mercyful Fate, Pentagram, KISS e outros. Fora isso, Ghost se inspira em trilhas sonoras e estética de filmes, como, Condessa Drácula (1971), A Hora do Vampiro (1979), Amadeus (1984), O Silêncio dos Inocentes (1991) e outros.
Com cinco álbuns e dois EPs de estúdio, o Ghost possui um grande repertório musical. Para ficar mais fácil de conhecê-los, a Moodgate listou cinco musicas essenciais para conhecer a banda. Confere com a gente!
5 – Kiss The Go-Goat
Single lançado em 2019, a faixa veio acompanhada da canção Mary On A Cross, lançadas no vinil Seven Inches of Satanic Panic. Kiss The Go-Goat retorna aos anos 60 junto ao seu videoclipe, onde mostra o integrante Papa Nihil questionando o motivo pelo qual gostam tanto do Cardinal Copia, as duas personas do vocalista Tobias Forge. Em seguida, é mostrado o frontman, mais jovem, liderando o grupo durante uma apresentação em 1969 e, consequentemente, respondendo à pergunta inicial do Papa. Por isso, é uma música importante para o universo do grupo. Além de ser marcante e bastante agitada, ela representa o que Ghost sempre quer trazer em seus trabalhos.
4 – Square Hammer
Square Hammer é a única composição de Ghost para o EP de 2016, Popestar. As outras canções, ao contrário, são todas covers, sendo uma delas Bible, da banda sueca Imperiet, dos anos 80. A faixa e o seu videoclipe mostram a influência da banda por filmes de terror e suas trilhas sonoras. O clipe é descontraído e relembra o início do cinema do horror.
3 – Cirice
Cirice foi o primeiro single do álbum Meliora, lançado em 2015. O videoclipe da faixa marca a estreia de Papa Emeritus III, persona sucessora de Papa Emeritus II, interpretadas por Tobias Forge. O novo visual dos Nameless Ghouls também é apresentado nele. O mais engraçado (e criativo) é que tudo isso é representado por uma versão infantil da banda. Um ótimo pontapé para uma nova era.
2 – He Is
He Is é do álbum Meliora e uma homenagem. Em entrevista à revista Loudwire, um integrante Nameless Ghoul disse que a música possui vários significados pessoais, mas que a letra se consolidou em 2014, após o suicídio de Selim Lemouchi, guitarrista da banda holandesa The Devil’s Blood,. “Nós estávamos longe geograficamente, mas toda vez que nos encontrávamos, nos divertíamos muito”, disse o Ghoul à revista.
1 – Call Me Little Sunshine
Do álbum Impera, Call Me Little Sunshine marca o início de uma nova era. Seu videoclipe, lançado em 2022, foi dirigido pelo diretor Matt Mahurin e estrelado por Ruby Modine. Ele também apresenta, definitivamente, Papa Emeritus IV.
Jonathan Bröse
Ritual and Year Zero, two songs that define Ghost.