Conheça mais Andrew Watt, o produtor por trás do novo álbum dos Rolling Stones
Por Lucas Couto
O recém-lançado álbum Hackney Diamonds, dos Rolling Stones, não seria o que é se não fosse Andrew Watt. O produtor musical de apenas 33 anos venceu o Grammy de Produtor do Ano em 2021 e foi sugerido aos Stones por ninguém menos que Paul McCartney, devido ao seu currículo amplo e eclético que inclui trabalhos para alguns dos maiores nomes da música atual.
Além de ter assinado sozinho a produção de Hackney Diamonds e de álbuns como Earthling (de Eddie Vedder), Patient Number 9 (de Ozzy Osbourne) e Every Loser (de Iggy Pop), Watt também já participou de trabalhos como Future Nostalgia (Dua Lipa), Plastic Hearts (Miley Cyrus), Justice (Justin Bieber), The Lockdown Sessions (Elton John) e todos os álbuns da discografia de Post Malone, atuando não apenas como produtor, mas também como músico de estúdio. Em alguns casos, é também co-compositor: ele é co-autor de sucessos como Havana, de Camila Cabello e Young Thug, Break my Heart, de Dua Lipa, e Señorita, de Shawn Mendes e Camila Cabello.
Fora dos estúdios, Watt se apresentou várias vezes tocando guitarra ao lado de alguns dos artistas com quem trabalhou, como Post Malone, Miley Cyrus, Iggy Pop e Eddie Vedder – com este último, performou em todos os shows da turnê de divulgação do álbum Earthling, como guitarrista de uma banda composta, também, por Chad Smith (baterista do Red Hot Chili Peppers), Chris Chaney (ex-baixista do Jane’s Addiction) e Josh Klinghoffer (ex-guitarrista do Red Hot Chili Peppers, atualmente no Pearl Jam).
Além disso, juntamente com Glenn Hughes e Jason Bonham, o músico e produtor fez parte da banda California Breed – com quem fez dezenas de shows e chegou a lançar, em 2014, um álbum autointitulado. Em 2015, com o fim do grupo, Watt chegou a se aventurar como artista solo, tendo, inclusive, lançado um EP, intitulado Ghost in My Head (2015). Ele, porém, abandonou a ideia, para se dedicar à produção musical.
De acordo com Ronnie Wood (guitarrista dos Rolling Stones), Andrew Watt foi o responsável pela seleção de músicas que entrariam em Hackney Diamonds, tendo escutado mais de 100 canções inéditas, até selecionar as 11 que acabaram fazendo parte do novo álbum dos Stones. Watt, inclusive, participou do processo final de composição das faixas Angry, Get Close e Depending on You, que abrem o novo trabalho.
Assim como faz em boa parte dos álbuns que produz, Watt sugeriu que Hackney Diamonds tivesse a presença de convidados ilustres. Assim, Elton John, Paul McCartney, Lady Gaga, Stevie Wonder e Bill Wyman foram chamados para participar do novo trabalho. A ideia de usar como encerramento do disco um cover da canção que deu nome aos Rolling Stones (Rollin’ Stone Blues, de Muddy Waters) também foi do produtor.
Hoje, Andrew Watt é um dos mais talentosos e requisitados produtores musicais do mundo, tendo trabalhado com artistas de praticamente todos os estilos e gerações, e atuado, muitas vezes, como uma ponte para quebrar qualquer barreira entre eles (a exemplo do que fez quando proporcionou a inusitada colaboração entre Post Malone e Ozzy Osbourne, em Take What You Want e It’s a Raid). A parceria com os Rolling Stones só o consagra ainda mais como um dos grandes gênios da música atual.
Atualmente, Watt trabalha nos próximos álbuns do Pearl Jam e de Ozzy Osbourne, que devem ser lançados em 2024.
Confira abaixo uma seleção de músicas que possuem co-autoria e produção de Andrew Watt: