Com show acústico, Detonautas celebra os 20 anos de seu primeiro disco no Rio de Janeiro
Celebrando os 20 anos do seu primeiro disco, o Detonautas Roque Clube saiu em turnê acústica com datas em diversas cidades brasileiras e, na última terça-feira (30), véspera de feriado do dia do trabalhador, foi a vez do Rio de Janeiro, terra natal da banda. Com uma base de fãs muito fiel, os ingressos para o show que aconteceu no Teatro Riachuelo foram totalmente esgotados.
Apesar da apresentação ter sido realizada em um teatro, local que geralmente exige uma maior pontualidade, o show acabou atrasando alguns minutinhos por conta do público que chegou em cima da hora, muito por ser um dia de semana. Tico Santa Cruz brincou: “Eu sou carioca também, sei como é esse atraso, faz parte. Por isso nos preparamos para subir no palco com toda calma do mundo”.
Percorrendo diferentes fases da banda, o show em formato desplugado transporta o público de maneira leve e harmoniosa para antigos e atemporais sentimentos trazidos nas canções cantadas por Tico que, ao lado de Renato Rocha e Phil Machado nas guitarras, Fábio Brasil na bateria, e André Macca no baixo, desempenham um entrosamento ímpar ao executar as composições. Clássicos que costumam ser as músicas mais esperadas, como Olhos Certos, Quando o sol se for, O retorno de Saturno e O dia que não terminou agitaram a plateia em diferentes momentos da apresentação, que contava com um setlist vasto e com revisitações de diferentes épocas muito bem intercaladas, trazendo também canções menos conhecidas e algumas inéditas na versão acústica.
Muitos fatores tornam um show especial, a começar pela expectativa criada comparada ao trabalho entregue. Nesse quesito, o Detonautas não só correspondeu, como foi além e trouxe o inesperado. Destaque esse vai para Sonhos Verdes, faixa do disco Psicodeliamorsexo & Distorção de 2006 que não costuma integrar o setlist de shows normais da banda, mas que sempre é executada em realizações acústicas, assim como foi no clássico Detonautas Acústico de 2010. Por se tratar de uma oportunidade rara, foi um momento ainda mais especial para os fãs, que cantaram do início ao fim.
No fim das contas, um show memorável para todas as pessoas que acompanham o grupo desde os primórdios, mas também para quem chegou recentemente e teve a oportunidade de conhecer as obras mais antigas ao vivo e nesse formato que pareceu uma sábia escolha, especialmente para trazer novidades e uma maior potência as composições.
O Detonautas segue a estrada com a turnê acústica para shows em Juiz de Fora, Belo Horizonte e Natal, respectivamente. Ainda há ingressos disponíveis para as três apresentações. Além destas datas, a agenda segue cheia para apresentações no seu formato padrão, sem ser acústico, passando por diversas cidades do Brasil e também na Europa.