Tuyo encanta São Paulo com show de estreia da Turnê Paisagem: Uma viagem folk, afro e intimista | Moodgate
Um novo sentimento para a música
5770
post-template-default,single,single-post,postid-5770,single-format-standard,bridge-core-3.0.1,qode-news-3.0.2,qode-page-transition-enabled,ajax_fade,page_not_loaded,,qode-title-hidden,qode_grid_1400,vss_responsive_adv,vss_width_768,footer_responsive_adv,qode-content-sidebar-responsive,qode-overridden-elementors-fonts,qode-theme-ver-28.7,qode-theme-bridge,qode_header_in_grid,wpb-js-composer js-comp-ver-6.8.0,vc_responsive,elementor-default,elementor-kit-7

Tuyo encanta São Paulo com show de estreia da Turnê Paisagem: Uma viagem folk, afro e intimista

A Tuyo, banda formada por Machado e pelas irmãs Lio e Lay, de Curitiba, iniciou, neste mês, a Turnê Paisagem para, assim, divulgar seu novo álbum de mesmo nome, lançado em abril. Nesta sexta-feira (17), o trio, indicado ao Grammy Latino por Chegamos Sozinhos em Casa em 2021, se apresentou em São Paulo, na Áudio, com abertura da cantora SIAMESE e o DJ SET da SAVEGOD, para dar continuidade a esta jornada.

Com um disco novo e uma vasta discografia na carreira, a Tuyo mostrou a potência, a energia e a leveza que é tocá-los sob os palcos. A Moodgate te conta em detalhes como foi essa viagem folk, afro e intimista pelos álbuns e EPs da banda, confira:

Tuyo é delicado à mistura do synthpop e do R&B em show da nova turnê

Com um show de luzes intercalando entre tons frios e quentes, a banda já entrou nos palcos se jogando com danças, bem como com o instrumental e o vocal. Eles estavam ali de corpo e alma, e a plateia notou isso desde quando Tuyo tocou Maravilha, música do novo álbum de estúdio Paisagem. Isso porque o coro dos fãs era uníssono, síncrono e adorável. Lio, muitas vezes, parava suas notas vocais para ouvi-los, sorria e voltava a cantar. Foi uma troca contínua.

A voz da vocalista principal, também, se destacava com facilidade em meio aos beats eletrônicos do synth, afropop e folk. As notas mais longas que a cantora tomava frente em meio às “pontes” das músicas eram de se admirar, e isso era feito, visto que se pairava um silêncio, com todos voltando sua atenção a ela, na casa Áudio. Diante disso, Lio agradeceu muito aos fãs que se disponibilizaram em uma sexta-feira, tão tarde da noite, para irem ao show da nova turnê. Ela ficou sem palavras em diversos momentos, o que, também, foi motivo de aplausos.

O instrumental da apresentação era detalhado, com o folk e o synthpop caminhando juntos. Lay estava na guitarra com precisão, e Machado com domínio sob os sintetizadores e teclado. Unidos, eles mostravam paixão e leveza, com uma energia ora sedativa, ora contagiante durante o setlist. A voz dos dois, quando junto a de Lio, representava ainda mais a união entre o trio, porque parecia, de longe, que eles conversavam entre si, mesmo cantando seus versos individualmente. Isso, também, pôde ser visto quando eles se juntavam na percussão juntos, como no momento em que se iniciou a música Eu Não Te Conheço, do álbum Pra Curar, de 2018. Ali, eles se juntaram para tocar tambor juntos e tiveram a total concentração da plateia para eles.

A banda também convidou JOCA para cantar um de seus sucessos do novo álbum, a canção Devagar. O cantor agitou a plateia sem esforço assim que entrou, fazendo-a se abaixar por alguns segundos para pular ao fim da música. As batidas frenéticas junto a dança e êxtase vinda do público nunca combinaram tanto.

Tuyo deu ao show uma setlist versátil, mesmo que para divulgar o novo álbum, ainda que tocando os hits Eu Vejo o Futuro, Solamento, Pra Curar e muitos outros. E, em complemento a isso, naquele momento, suas composições estavam acompanhadas da acessibilidade, com um profissional de libras ao lado direito do palco. Além disso, o show foi “Trans Free”, o que significa que o acesso de pessoas trans e travestis no evento era gratuito, com nome na lista. O que, por sua vez, mostrou que a diversidade que o trio tanto propaga sempre está em atividade, pensando em cada um de seus fãs.

Ademais, em alguns intervalos entre as músicas, Lio agradeceu imensamente às pessoas, por saírem de suas casas tarde da noite para assisti-los num final de um dia útil, o qual a maioria trabalha e estuda. Mas a verdade é que, notoriamente, isso não é nenhum esforço para seus fãs. Visto que, ao embarcar na discografia do trio de forma imersiva e contagiante, o cansaço nem sequer tem resquício. Todos ali dançavam e cantavam em sintonia, bem como aplaudiam sem parar diante da leveza, energia e boa vibração da Tuyo nos palcos. É um prazer ir assisti-los, porque, durante sua apresentação, é expressivo que nada se pensa além da calmaria e do otimismo que eles irradiam e transmitem.

Foto: Ayumi Ranzini (Moodgate)
About the Author /

gipavan163@gmail.com

Post a Comment