Em 30 de julho de 2001, há 23 anos, o The Strokes lançou seu álbum de estreia Is This It na Austrália, o primeiro lugar onde o disco chegou às prateleiras. Não precisamos explicar porque o legado do clássico de Nova York continua vivo 23 anos depois. Mas o quanto você conhece a história por trás do álbum? Aqui estão 10 fatos, anedotas e histórias sobre o Is This It que você talvez não conheça:
1. Três faixas do álbum, The Modern Age, Last Nite e Barely Legal, inicialmente apareceram no EP de estreia The Modern Age, mas foram regravadas e parcialmente reescritas para Is This It.
2. As sessões iniciais para o disco foram feitas com o produtor Gil Norton (Pixies – Doolittle), mas foram descartadas pela banda, pois sentiram que a produção soava “muito pretensiosa”. O grupo então se juntou a Gordon Raphael, que eles conheceram em um de seus shows ao vivo seis meses antes.
3. A maioria das músicas do álbum foi gravada apenas uma vez devido à insistência de Casablancas de que as faixas mantivessem sua “eficiência bruta”.

4. A música Soma recebeu seu nome e influência da droga fictícia usada em Admirável Mundo Novo, de Aldous Huxley, particularmente na letra: “Soma é o que eles tomaram quando/Os tempos difíceis abriram seus olhos”.
5. A arte do álbum foi tirada pelo fotógrafo Colin Lane, que encenou uma sessão de fotos improvisada de sua então namorada enquanto ela saía do chuveiro. A luva preta era um acessório deixado por um estilista em seu apartamento.

6. Julian Casablancas, no entanto, queria mudar a arte do álbum para uma imagem de uma partícula subatômica em uma câmara de bolhas. Ele disse ao empresário da banda: “Achei algo ainda mais legal do que a foto da bunda”. A capa da versão dos EUA foi alterada devido a objeções de alguns lojistas à nudez na imagem original.
