Lenny Kravitz no Allianz Parque: o retorno do "Minister of Rock 'n' Roll" | Moodgate
Um novo sentimento para a música
7019
post-template-default,single,single-post,postid-7019,single-format-standard,bridge-core-3.0.1,qode-news-3.0.2,qode-page-transition-enabled,ajax_fade,page_not_loaded,,qode-title-hidden,qode_grid_1400,vss_responsive_adv,vss_width_768,footer_responsive_adv,qode-content-sidebar-responsive,qode-overridden-elementors-fonts,qode-theme-ver-28.7,qode-theme-bridge,qode_header_in_grid,wpb-js-composer js-comp-ver-7.9,vc_responsive,elementor-default,elementor-kit-7

Lenny Kravitz no Allianz Parque: o retorno do “Minister of Rock ‘n’ Roll”

No dia 23 de novembro, o roqueiro americano Lenny Kravitz apresentará, no Allianz Parque (SP), o show de sua nova turnê Blue Electric Light. Será um evento extremamente ilustre, e nós iremos dizer o porquê:

Muito mais do que um Sex Symbol

Embora Lenny Kravitz seja bastante lembrado por seu status de símbolo sexual, ícone da moda e pai da atriz/diretora Zoe Kravitz, ele é, acima de qualquer coisa, um artista multitalentoso que, em mais de 35 anos de carreira, nunca deixou de prestar grandes serviços para a música mundial. Já na época de seus avassaladores três primeiros lançamentos autorais (Let Love Rule, de 1989; Mama Said, de 1991 e Are You Gonna Go My way, de 1993), o cantor americano se tornou uma referência global dentro do Rock e da Black Music, graças à sua proposta sonora pautada na mistura de gêneros como Rock, Soul, Funk e R&B. Além disso, Kravitz também se notabilizou por sempre gravar sozinho a maior parte das linhas instrumentais presentes em seus álbuns de estúdio – tradição que, ao longo dos anos, gerou a ele comparações com Prince, Stevie Wonder e outros multi-instrumentistas de peso.

Entre os principais hits de Lenny Kravitz, estão canções consagradas há décadas, como Let Love Rule (1989), It Ain’t Over Til It’s Over (1991), Always on The Run (1991), Are You Gonna Go My Way (1993), Fly Away (1998) e Again (2000). Todos esses clássicos fazem parte do repertório da Blue Electric Light Tour e, certamente, serão tocados durante o show que acontecerá no Brasil. Porém, se engana quem pensa que o músico vive apenas do passado…

Kravitz em ótima fase

Em 2024, Lenny Kravitz completou (inacreditáveis) 60 anos de idade ostentando, não somente um porte físico absurdamente invejável, mas também uma capacidade criativa que poucos artistas conseguem manter após mais de três décadas de carreira. Isso ficou claro quando, em maio deste ano, ele lançou o sensacional álbum de inéditas Blue Electric Light – que foi muito bem-recebido pela maioria dos ouvintes e emplacou hits como TK421, Honey, Paralyzed e Human.

Parte da aclamação mundial que Blue Electric Light recebeu se deve ao fato de que, neste trabalho, Kravitz deixou de lado baladas açucaradas do naipe de Can’t Get You Off My Mind (1995), Again (2000) e Calling All Angels (2004) para focar apenas na sonoridade de Soul Rock/Funk Rock que marcou lançamentos áureos de sua discografia. Seis anos antes, o cantor seguiu essa mesma fórmula no álbum Raise Vibration (de 2018; antecessor de Blue Electric Light) e, assim, emplacou o seu trabalho mais elogiado pelo público e pela crítica desde 5 (1998).

Nos shows da turnê atual, Kravitz exibe a vitalidade de um garoto e não depende apenas das músicas antigas para empolgar o público (algo muito raro entre artistas que despontaram há décadas). O repertório da Blue Electric Light Tour inclui canções de todas as fases da carreira do cantor e, embora clássicos como It Ain’t Over Til’ It’s Over, Are You Gonna Go My Way, Let Love Rule, Fly Away e Always on the Run sejam essenciais nos setlists de Kravitz, músicas recentes como Low, Human e TK421 também geram momentos de catarse coletiva nas plateias.

Show único e muito esperado

Será a primeira vez de Lenny Kravitz em solo tupiniquim desde que, em 2019, ele fez um dos shows mais elogiados do Lollapalooza Brasil. Naquele ano, o músico não tocou em outras cidades brasileiras além de São Paulo e, em 2024, o cenário será, infelizmente, o mesmo: a apresentação marcada para acontecer no dia 23 de novembro, no Allianz Parque, será a única que Kravitz fará em nosso país, neste ano.

Depois desta vinda, não há previsão para uma nova passagem do cantor americano pelo Brasil. Pode ser que, mais uma vez, tenhamos que esperar vários anos para revê-lo em solo nacional.

Frejat, Liniker e Lianne La Havas na abertura

Além de Lenny Kravitz, outros três artistas muito ilustres subirão ao palco do Allianz Parque, no dia 23 de novembro: os cantores Frejat, Liniker e Lianne La Havas abrirão a programação musical do evento com apresentações próprias de, aproximadamente, uma hora de duração cada. Será a única data da Blue Electric Light Tour em solo sul-americano que irá contar com shows de abertura.

A primeira atração a se apresentar será a britânica Lianne La Havas – que é amplamente reconhecida como um dos grandes nomes jovens da soul music mundial. Em 2016, ela foi muito bem-recebida pelo público brasileiro, quando abriu os dois shows que o Coldplay fez por aqui, durante a Head Full of Dreams Tour. Em consequência disso, a cantora passou a ser chamada para performar mais vezes no Brasil: além de estar escalada como uma das atrações de abertura do show de Lenny Kravitz no Allianz Parque, Lianne também fará shows-solo no Circo Voador (Rio de Janeiro; 21 de novembro) e na Audio Club (São Paulo; 24 de novembro).Ela irá apresentar sucessos como Paper Thin e Bittersweet.

Depois de Lianne La Havas deixar o palco do Allianz, será a vez da cantora brasileira Liniker (prata da casa) apresentar o show que promove o aclamadíssimo álbum de inéditas CAJU. Desde que esse novo trabalho foi lançado (em agosto deste ano), a artista trans vive o melhor momento de sua carreira: ela deu início à sua nova turnê com três shows sold out no Espaço Unimed e está conseguindo atrair multidões cantando em arenas do Brasil inteiro. Considerando o sucesso estrondoso de CAJU, não é difícil prever que o show no Allianz Parque irá prestigiar várias músicas deste novo álbum (a exemplo de Tudo, Veludo Marrom, Caju e Ao Teu lado), mas é bastante provável que canções mais antigas (como Baby95 e Zero) também marquem presença no repertório de Liniker.

Depois da soul music de Lianne La Havas e Liniker, será a vez do lendário Frejat despejar no público um caminhão de sucessos que marcaram o rock brasileiro. No repertório deste show, não deverão faltar clássicos do Barão Vermelho (banda que Frejat integrou de 1981 a 2013) e da carreira solo do cantor/guitarrista carioca – a exemplo de Amor Pra Recomeçar, Pro Dia Nascer Feliz, Por Você, Bete Balanço, Malandragem e Segredos. Vale lembrar que, além de composições próprias, Frejat também costuma incluir covers como Me Dê Motivo (de Tim Maia), Exagerado (de Cazuza) e Como Vovó Já Dizia (de Raul Seixas) em suas apresentações ao vivo. Será, com certeza, o show mais retrô da noite, mas a ausência de músicas recentes no setlist não compromete a experiência catártica que é assistir ao ininterrupto desfile de hits que Frejat sempre promove durante suas performances.  A diversão do público está garantida!

Em resumo, será uma noite sensacional para os fãs de Rock e Black Music. Todos aqueles que puderem comparecer terão a oportunidade de conferir quatro shows incríveis em uma única ocasião. Quem ainda não garantiu lugar na plateia desse grande evento pode adquirir ingressos para qualquer setor, no site Eventim.

Confira o setlist que Lenny Kravitz vem apresentando na Blue Electric Light Tour:

About the Author /

lucaslerock@gmail.com

2 Comments

  • Maurício Rosa
    Novembro 9, 2024

    Excelente matéria . Muito bem escrita e desenvolvida . Gramaticalmente perfeita . Riquíssima em informações . Parabéns ao site e ao autor !

  • Lara
    Novembro 12, 2024

    Ansiosissima para esse evento! Sabe dizer que horas começa a primeira atração?

Post a Comment