Beatles recebem indicação ao Grammy 2025 com single “Now and Then” e fazem história na categoria de Gravação do Ano
Em 1965, os Beatles receberam sua primeira indicação ao Grammy de Gravação do Ano com o hit “I Wanna Hold Your Hand.” Agora, 60 anos depois, os Fab Four conquistam novamente uma indicação na mesma categoria, desta vez com seu icônico single de retorno e despedida, “Now and Then,” lançado no ano passado.
Sim, é isso mesmo — ao lado de lançamentos de artistas como Beyoncé, Charli XCX, Sabrina Carpenter e Kendrick Lamar, os Beatles e sua “última música” estão indicados ao Grammy de Gravação do Ano no 67º Grammy Awards, marcado para 2 de fevereiro de 2025. A faixa também garantiu uma nomeação para Melhor Performance de Rock.
Eles foram a primeira banda de Rock e mesmo de Pop moderno a ganhar o Grammy de melhor canção (“Michelle”, em 1967) e melhor álbum (Sgt Pepper’s Lonely Hearts Club Band, em 1968). Agora, com essas novas indicações, os Fab Four acumulam um total de 25 indicações competitivas ao Grammy ao longo de sua carreira. Se vencerem Gravação do Ano, eles elevarão suas vitórias competitivas no Grammy para oito e conquistarão, surpreendentemente, sua primeira vitória nessa categoria. Clássicos como “I Wanna Hold Your Hand” (1965), “Hey Jude” (1969) e “Let It Be” (1971) receberam indicações, mas não levaram o prêmio.
Além dessas indicações, os Beatles foram honrados pela Recording Academy com diversos reconhecimentos, incluindo um prêmio pelo conjunto da obra, um Grammy Trustees Award e múltiplas inserções no Grammy Hall of Fame, além de vitórias em várias categorias técnicas e históricas.
A nomeação de “Now and Then,” contudo, é um marco especial na história da banda. A música, além de ser um feito tecnológico impressionante — unindo gravações de décadas atrás de John Lennon e George Harrison com tecnologia de IA —, agora concorre diretamente com hits de alguns dos artistas mais renomados da atualidade.
Na categoria Gravação do Ano, “Now and Then” enfrenta “Espresso” de Sabrina Carpenter, “Texas Hold ‘Em” de Beyoncé, “Good Luck, Babe!” de Chappell Roan, “Not Like Us” de Kendrick Lamar, “360” de Charli XCX, “Birds of a Feather” de Billie Eilish e “Fortnight” de Taylor Swift e Post Malone. Embora os Beatles sejam um dos maiores nomes da história musical, é fascinante observar como esse lançamento icônico será recebido em um cenário marcado por gigantes da música contemporânea.
Para acompanhar tudo sobre o Grammy, confira a lista completa de indicados deste ano.