Em outubro de 2001, a banda Incubus lançava seu quarto álbum de estúdio, o Morning View, se consagrando dentro do rock alternativo. Com um instrumental elaborado, um bom toque de psicodelia e toda a potência do vocal de Brandon Boyd, o disco instantaneamente se tornou um clássico do gênero.
Como um álbum que alavancou ainda mais a carreira do Incubus, a banda decidiu regravá-lo mais de 20 anos depois e, por que não, entrar em uma turnê para tocar todas suas faixas na íntegra. Ainda bem que fizeram isso e, mais uma vez, não deixaram a América Latina fora da rota.
Depois de se apresentarem no Chile e na Argentina, após também terem cancelado shows na Guatemala e Colômbia por questões de saúde, a banda pisou em terras brasileiras com saúde de sobra para entregar tudo de si no palco. Além de Brandon no vocal, a formação atual de Incubus conta com os membros já conhecidos Michael Einziger, DJ Kilmore e Jose Pasillas, e com a nova adição Nicole Row, que comanda o baixo.

A banda havia se apresentado no Brasil há pouco tempo, em 2024 no festival Rock in Rio, e agora retorna para dois shows solo em Curitiba e São Paulo. Na capital paranaense, a apresentação aconteceu na casa de shows Live, que teve seus ingressos esgotados um dia antes do evento.
O show estava marcado para começar às 21h, mas a banda entrou no palco às 21h17, aproximadamente, um atraso bastante aceitável. A Moodgate teve acesso à setlist do dia antes mesmo do início da apresentação, e quem viu o que viria após a íntegra do Morning View já se demonstrava satisfeito em meio à ansiedade.
A apresentação começou com Nice to Know You, a primeira e uma das faixas mais energéticas do álbum, e depois seguiu com Circles e a clássica Wish You Were Here. Em Just a Phase, o Incubus começa a se aprofundar ainda mais na psicodelia do disco, fazendo o público se hipnotizar com a habilidade vocal de Brandon e a habilidade de Killmore nas picapes.
Depois de 11 am, chegou a hora do resto da banda dar uma descansada enquanto Brandon, Nicole e Mike faziam um breve bloco acústico, que seguiu com Blood on the Ground e Mexico. Sentados lado a lado, o show teve um momento intimista com o público, o que foi muito bem aceito.
Voltando com a banda completa, o show seguiu a tracklist do álbum Morning View com Warning, Echo e Have You Ever. Depois, veio todo o Groove de Are You In? se preparando para o fim da apresentação do disco na íntegra. Antes de Under My Umbrella, Brandon cantou um pedaço de outra música que tem a mesma frase da faixa: Umbrella, da cantora Rihanna.

O bloco Morning View, então, foi fechado com toda a “vibe” de Aqueous Transmission. Então, veio um dos momentos mais esperados, pois o show continuaria com alguns hits de outros álbuns da banda. O primeiro foi Anna Molly, do álbum Light Grenades, que inclusive conta com um hit atrás do outro.
Depois da Live tremer ao som de Anna Molly, chegou a vez de The Warmth, faixa do álbum Make Yourself, embalar o show do Incubus em Curitiba. Então, direto do A Crow Left of the Murder, foi a vez da poderosa Sick Sad Little World.
Voltando ao Light Grenades, a banda seguiu com Dig, e encerrou o show com a sequência impecável de Pardon Me e Drive, esta última a música mais famosa da carreira da banda, sem dúvidas.
A apresentação do Incubus contou com mais música do que falatório. Brandon reservou suas poucas falas para repetir a palavra “obrigado” e comentar em breves palavras a presença de Nicole Row na banda, que foi uma adição incrível. A baixista foi exaltada pelo público, assim como Mike Einziger, que até recebeu um coro do público em sua homenagem. O guitarrista não cansava de tirar palhetas do bolso e jogar para os fãs.
12 anos depois, a segunda passagem de Incubus em Curitiba, inclusive na mesma casa, foi poderosa e, sem dúvidas, inesquecível, principalmente para os fãs. A banda entrou no palco, fez muito bem o seu trabalho sem falhas, sem erros técnicos e sem enrolação, mostrando que ainda cativa o público após tantos anos na atividade e mesmo com lançamentos inéditos bastante espaçados.
Em breve, inclusive, devemos ter um álbum fresquinho do Incubus saindo do forno. Com exceção da regravação do Morning View, o último álbum de inéditas da banda foi o 8, lançado em 2017, e antes dele foi o If Not Now, When?, de 2011.
Depois do show de Curitiba, Incubus se apresenta em São Paulo no dia 10 de abril, no Espaço Unimed.