System of a Down no Brasil: 5 músicas que não podem faltar na turnê Wake Up!

A banda System of a Down se prepara para fazer cinco shows no Brasil como parte da turnê Wake Up!. Confira os cinco principais hits que não podem faltar na volta da banda ao país.

Maio de 2025 está chegando, e isso significa que o System of a Down está prestes a pisar em solos brasileiros. A banda faz 5 apresentações no Brasil como parte da turnê Wake UP!, sendo três em São Paulo, uma no Rio de Janeiro e uma em Curitiba.

A banda da Califórnia promete levar aos estádios uma legião de fãs que tiveram suas adolescências embaladas por suas músicas de protesto, que dominaram as paradas nos anos 2000. Então, quando imaginamos estar em um show do System of a Down, logo pensamos em hits que não podem faltar na setlist.

Mesmo tendo apenas cinco álbuns de estúdio, o SOAD continua sendo uma das bandas mais relevantes do nu metal, com hits inesquecíveis que não podem ser deixados de lado. Quais músicas, portanto, não podem faltar na apresentação do Brasil?

5 músicas que gostaríamos de ouvir na turnê do System of a Down no Brasil

5. Aerials

A faixa Aerials, do álbum Toxicity, não pode faltar nos shows do Brasil. A música foi indicada ao Grammy na categoria Hard Rock, em 2003, e conquistou as principais paradas do momento.

O clipe da música, que faz reflexões sobre a nossa existência, também marcou bastante à época pela sua estética cheia de simbolismos.

4. Sugar

Como não pensar em Sugar, faixa do álbum autointitulado lançado em 1998? Sendo um dos primeiros sucessos do System of a Down, a música basicamente apresentou a banda para um público geral, se estabelecendo como um grupo político.

Sugar também tem um clipe impactante que reflete todas as críticas sociais sustentadas pelas letras da banda, que tem essa característica como seu principal chamariz.

3. Toxicity

Toxicity, direto do álbum de mesmo nome lançado em 2001, é um dos hits que não podem faltar nos shows do SOAD no Brasil. A faixa é claramente um protesto contra o caos das grandes metrópoles, fazendo referência a desastres causados pelos humanos e costumes de consumo.

A música fez tanto sucesso que ganhou um espaço nos jogos Rock Band e Guitar Hero, se tornando ainda uma das maiores canções de metal de todos os tempos.

2. B.Y.O.B.

Uma das músicas mais fortes do System of a Down é B.Y.O.B, de 2005. Nascida junto ao álbum Mesmerize, a faixa é uma crítica direta à política de guerra, abordando violência, mentiras e desigualdade social.

Com instrumental potente e vocais intensos, a faixa foi lançada em meio à Guerra do Iraque, sendo declaradamente um protesto contra o exército e outras forças dos Estados Unidos. B.Y.O.B. também ganhou um Grammy como melhor performance de Hard Rock em 2006.

1. Chop Suey!

Por fim, é claro que Chop Suey não pode ficar de fora da setlist do System of a Down no Brasil. A música, do álbum Toxicity, foi considerada uma das melhores do século 21 pela revista norte-americana Loudwire, além de ser uma das maiores obra do SOAD.

Na época, a banda explicou que a faixa fala sobre morte e julgamento. Segundo o guitarrista Daron Malakian, se ele morresse por conta do vício em drogas, ele seria considerado pela sociedade como merecedor da morte justamente por isso.

O primeiro show do System of a Down da turnê Wake Up! no Brasil acontece em Curitiba, no dia 6 de maio. No dia 8 a banda desembarca no Rio de Janeiro, e no dia 10 em São Paulo para três apresentações.