Por que o System Of A Down não lança novos álbuns? Serj Tankian explica

Os fãs do System Of A Down continuam esperando por um novo álbum da banda desde o lançamento dos icônicos Mezmerize e Hypnotize, ambos em 2005. Em uma entrevista ano passado, Serj Tankian explicou os motivos por trás desse longo hiato.

Em 2023, Tankian anunciou o lançamento de suas memórias, que chegaram ao público em maio de 2024 com o título Abaixo o Sistema. No livro, o vocalista compartilha os momentos mais marcantes de sua vida — desde sua trajetória como imigrante até o despertar como ativista, além de uma jornada espiritual que descreve como um caminho “da escuridão para a luz”.

Ao descrever o System Of A Down, Serj destacou a essência única da banda: “Armênio-americanos tocando uma mistura virtualmente inclassificável de riffs de metal extremamente agressivos, ritmos não convencionais que brincam com assinaturas de tempo e melodias folclóricas armênias.” Sobre sua própria atuação, ele comentou: “Alterno entre grunhidos, gritos e melodias líricas, transitando do absurdo vanguardista a discursos sociopolíticos inflamados em uma única linha.”

A banda marcou profundamente o início dos anos 2000 com álbuns como Toxicity e Steal This Album!, usados por Tankian e seus colegas como ferramentas para conscientizar o público sobre o genocídio armênio — tema historicamente negligenciado.

Durante uma entrevista ao programa Morning Edition da NPR, Serj falou sobre seu livro e também comentou por que o SOAD não voltou ao estúdio para gravar novos álbuns. “Acho que a resposta curta é: diferenças criativas”, afirmou. “Tentamos promover um modelo mais igualitário dentro da banda, não só na mensagem, mas também, na prática. No entanto, uma banda é uma dinâmica única de indivíduos, cada um com seus próprios objetivos e formas de se expressar. E nem sempre tudo se alinha ao mesmo tempo.”