O emo está mais vivo do que nunca! Festivais nacionais, como o I Wanna Be Tour e o Polifonia, vêm mostrando a força desse movimento que moldou toda uma geração. Embora haja uma certa divergência entre o que realmente representa o emocore e o que muitas pessoas consideram como emo – que muitas vezes traz uma mistura de pop punk, post-hardcore e até metalcore -, não dá para negar que hoje em dia isso vai muito além de um simples gênero musical: virou um estilo de vida.
A franjinha jogada de lado, lápis de olho e chapinha combinados com roupas pretas/quadriculadas e um all star preto ou um vans old skool surrados fazem parte dessa estética. Mas talvez a gente não estivesse aqui se 15 anos atrás não tivessem sido lançados clipes icônicos de bandas que viraram um verdadeiro símbolo entre os ‘emuxos’ de plantão, como o My Chemical Romance e o Paramore. Confira abaixo 10 clipes que definiram o conceito emo!
1. My Chemical Romance — Welcome to the Black Parade
Lançado em 2006, o clipe de Welcome To The Black Parade, do álbum homônimo (2006), tem uma pegada sombria e fúnebre, mas que ao mesmo tempo reflete sobre perseverança e a necessidade de seguir em frente. A música é considerada um hino emo atemporal, e fica páreo a páreo com vários outros hits da banda, como Helena, The Ghost of You e Teenagers. Até porque vamos combinar: é praticamente impossível falar desse movimento sem falar do My Chemical Romance.
Liderado pelo vocalista Gerard Way, o grupo é uma figura emblemática entre os emos e voltou à ativa em 2022 depois de um longo período de hiato. Desde o seu retorno, a banda já participou de uma série de shows e festivais gringos, como as edições do When We Were Young, em Las Vegas, de 2022 e 2024 – e a gente não vê a hora deles pousarem por aqui.
2. Simple Plan — Perfect
Outra clássica banda emo é o Simple Plan, que chegou a ser headliner da última edição do I Wanna Be Tour, em 2024, e sempre lota vários shows por aqui. Apesar de ter muitos clipes queridinhos entre os fãs, como Welcome To My Life e Shut Up!, todo mundo sabe que o valor de Perfect, single do álbum No Pads, No Helmets… Just Balls (2002), é imenso. Essa é uma música que fala sobre relações familiares e o peso de ser um adolescente que não se sente suficiente. E vamos combinar: quem nunca se sentiu assim, né? A letra é forte, e o clipe é bem característico do início dos anos 2000, além de ser até hoje o mais assistido da banda canadense no YouTube. Por isso, não podia ficar de fora dessa lista!
3. Panic! At The Disco – I Write Sins Not Tragedies
A icônica cena do vocalista Brendon Urie com um sobretudo vermelho, luvas brancas e uma cartola preta fazendo ‘Shh!’ com as mãos mora de aluguel na cabeça de muitos emos. Esse é um dos videoclipes mais aclamados dos anos 2000, e que com certeza contribuiu muito com a estética do movimento. O Panic! At The Disco pode até ter várias músicas que estouraram, como The Ballad of Mona Lisa e New Perspective, mas o clipe de I Write Sins Not Tragedies, do álbum A Fever You Can’t Sweat Out (2005), definitivamente tem um lugar especial nos nossos corações.
4. Paramore — Misery Business
Com Hayley Williams nos vocais, o Paramore tem vários hinos atemporais – e um deles vem acompanhado de um videoclipe que marcou toda uma geração. É claro que estamos falando de Misery Business, do álbum Riot! (2007). O clipe alterna cenas da banda tocando com um cenário de escola, onde uma menina de blusa azul causa uma cena com vários alunos. No final, Hayley e o Paramore saem de uma sala de aula e expõem a farsante. Outros clipes da banda dessa época que também merecem um destaque são Decode – que conta com cenas do filme Crepúsculo -, That ‘s What You Get e The Only Exception.
5. Fall Out Boy — Thnks fr th Mmrs
O Fall Out Boy é outra banda memorável quando o assunto são bandas emos, e um dos videoclipes que não poderia faltar nessa lista é o de Thnks fr th Mmrs, música do álbum Infinity on High (2007) que conta com a ilustre presença de vários macacos no set de filmagem. Essa referência, inclusive, foi um dos spoilers dados pelo festival I Wanna Be Tour para confirmar a presença da banda no line-up de 2025, onde o FOB é headliner dos shows que acontecem em agosto em São Paulo e Curitiba.
Uma curiosidade sobre esse videoclipe é que, além dos macacos, nele também tem a participação especial da socialite Kim Kardashian, que quase dá um beijo em Pete Wentz, o baixista da banda. Além de Thnks fr th Mmrs, vários outros clipes viraram referência para a estética emo, como Dance, Dance e Sugar, We’re Going Down.
6. Avril Lavigne — Complicated
Além de Hayley Williams, do Paramore, outro grande ícone feminino da cultura emo é a canadense Avril Lavigne. A loirinha com vibe de skatista e roqueira tem várias músicas e clipes que contribuíram fortemente com a cultura emo, como Sk8er Boi, I’m With You e Girfriend. Mas não dá para ignorar que quando é para falar de um único vídeo, Complicated, do álbum Let Go (2002) é aquele que a maioria das pessoas lembra – até porque esse é um daqueles hits que é impossível deixar de cantar junto.
7. blink-182 – I Miss You
O blink-182 é uma daquelas bandas que reúne uma lista extensa de sucessos. Mas um grande marco para o público emo, com certeza, é o videoclipe de I Miss You, do álbum self-titled de 2003. Tanto a música quanto o clipe têm uma pegada mais obscura, e o estilo dos integrantes, como a franjinha e o piercing na boca do guitarrista e vocalista Tom DeLonge, e os piercings e tatuagens do baterista Travis Barker, refletem muito bem a estética emo. Outras canções clássicas e inesquecíveis da banda norte-americana são All The Small Things e What’s My Age Again.
8. Pierce the Veil — King For a Day
Todo emo que se preze provavelmente já viu o videoclipe de King For a Day, do Pierce The Veil, mais vezes do que é possível contar nas mãos. Lançado em 2012, o single pertence ao terceiro álbum de estúdio da banda, Collide with the Sky (2012), e é um feat com Kellin Quinn, vocalista do Sleeping With Sirens. Com franjinhas de sobra e ternos, o clipe se passa em um banco onde Quinn e Vic Fuentes, vocalista do Pierce The Veil, são funcionários e descobrem um esquema de lavagem de dinheiro.
9. A Day to Remember — All I Want
No início dos anos 2000, o A Day To Remember não tinha chegado ainda no mainstream, mas já começava a trilhar um caminho que consagraria a banda como uma das mais ovacionadas entre o público emo. Embora o álbum queridinho da galera seja o Homesick (2009), com músicas como The Downfall of Us All e If It Means a Lot to You, um dos maiores hinos da banda é, sem dúvidas, All I Want, do disco What Separates Me From You (2010).
O clipe é um marco do cenário emo e conta com a participação especial de membros de várias bandas da cena, como Pete Wentz, do Fall Out Boy, Vic Fuentes, do Pierce The Veil, e Oliver Sykes, do Bring Me The Horizon.
10. Fresno — Desde Quando Você Se Foi
E pra fechar a lista com chave de ouro, não podia faltar uma banda nacional – e a Fresno com certeza é uma das que melhor representam esse movimento. Como o último álbum deles mesmo diz, eles nunca foram embora, né?! E mesmo nadando contra a maré, eles mantiveram a chama da cultura emo acesa por aqui, fortalecendo sempre o estilo. Por isso, clipes como Desde Quando Você Se Foi, Deixa o Tempo e Quebre as Correntes merecem – e muito – serem reverenciados.
Além de tocar pelo segundo ano consecutivo no I Wanna Be Tour, a banda ainda vai marcar presença no festival Polifonia cantando os três primeiros álbuns – Quarto dos Livros (2003), O Rio, A Cidade, A Árvore (2004) e Ciano (2006) – e tem vários outros shows marcados da turnê do álbum Eu Nunca Fui Embora (2024).