“A Sort of Homecoming”: o clássico do U2 que nasceu de um acidente no estúdio

Nem toda música marcante vem de um plano detalhado. Às vezes, o acaso no estúdio é o que cria a mágica. Esse foi o caso de A Sort of Homecoming, faixa de abertura do quarto álbum do U2, The Unforgettable Fire (1984).

Escrita por Bono e produzida por Brian Eno e Daniel Lanois, a canção surgiu de uma inspiração literária. Bono encontrou um trecho do poeta Paul Celan que dizia: “a poesia é uma espécie de retorno ao lar”. A frase não só batizou a música, como também guiou a criação da letra.

Na hora de gravar, porém, o U2 enfrentou dificuldades técnicas. Em uma entrevista de 1984, o guitarrista The Edge contou que Lanois havia feito uma mixagem de referência para a base instrumental. O resultado ficou tão bom que os vocais gravados depois não funcionavam tão bem com ela.

A solução? Usar a primeira versão:

“Aquela música no estúdio foi um acaso. Quando começamos a gravar os vocais, nada soava tão bom quanto a mixagem inicial. No fim, Danny disse: ‘Essa faixa de apoio está ótima. Por que não usamos a voz do Bono e vemos como fica?’ E foi isso que fizemos.”

O baixista Adam Clayton revelou que os vocais de Bono foram regravados de madrugada, às pressas. A banda precisava finalizar o álbum para que Lanois entregasse as fitas de masterização a tempo.

O resultado foi uma das faixas mais sensíveis da discografia da banda. Uma música nascida do improviso, mas que se tornou eterna.