Ecca Vandal: artista criativa e multigênero traz um frescor ao rock alternativo

Talvez você nunca tenha ouvido falar dela, mas a sua banda preferida já! Estou falando de Ecca Vandal, uma cantora filha de refugiados do Sri Lanka nascida na África do Sul e radicada na Austrália que vem conquistando o coração de músicos já renomados do rock. Tudo isso vem acontecendo graças aos seus últimos lançamentos Cruising to Self Soothe, Bleed But Never Die e Then There’s One.

Fred Durst, do Limp Bizkit, já a chamou de “lendária”. Travis Barker, baterista do Blink-182, já comentou em uma foto sua no Instagram emojis de furacão, enquanto Chet Faker a chamou de “superstar” e o vocalista do Pierce the Veil disse que mal vê a hora de dividir o palco com ela. Já Toby Morse, da banda H2O, dá like em todas as suas publicações, e o mesmo acontece com alguns integrantes do Incubus.

Cruising to Self Soothe

Ecca Vandal já tem mais de 10 anos de carreira no underground, mas por que só agora ela vem chamando a atenção de um público mais amplo? O último lançamento da artista e sua banda já traz um pouco essa resposta.

Em Cruising to Self Soothe, vemos uma música que navega pelo hardcore dos anos 1990, punk e post-hardcore, com muitas pessoas, inclusive, comparando a sonoridade com Turnstile.

De fato, a cantora tem essas influências, apesar de ter mergulhado no jazz, soul e R&B desde muito nova. Analisando seu canal do YouTube, vemos que o início de sua carreira foi mesclando esses estilos com o rock, basicamente sendo um projeto experimental. Em Broke Days, Party Nights, de 2018, ela parece ter firmado o estilo que vemos hoje, mas sem deixar de navegar pelo alternativo e todas as suas vertentes.

A artista se destaca não só pelas ótimas músicas que soam harmoniosamente com sua voz grave e potente, mas também pelo visual e performance. Ecca Vandal se apresenta com um estilo único, explorando as vestimentas e maquiagens típicas do país de origem da sua família, Sri Lanka, que consiste em peças coloridas, misturas de estampas e diferentes recortes, tudo isso contrastando com o estilo hip-hop e punk. Além disso, sua presença única na hora de performar completa toda a personalidade que vem atraindo a atenção do público e novos fãs.

Depois de sete anos sem lançar nada e contando com um único álbum de estúdio, Ecca Vandal voltou à ativa com suas novas faixas, chegando a abrir shows do Idles e Limp Bizkit, enquanto faz sua pequena turnê em países selecionados.

A divulgação da nova fase da carreira da banda vem acontecendo de forma sutil, mas se os próximos lançamentos forem tão impactantes quanto os já lançados, logo suas músicas devem ultrapassar ainda mais as barreiras da Austrália e Europa e finalmente chegar a outros continentes, e por que não à América do Sul.

Enquanto isso não acontece, você pode conferir os clipes e singles de Ecca Vandal no YouTube, Spotify e outras plataformas.