10 artistas que transformaram momentos tempestuosos em canções extraordinárias. | Moodgate
Um novo sentimento para a música
2028
post-template-default,single,single-post,postid-2028,single-format-standard,bridge-core-3.0.1,qode-news-3.0.2,qode-page-transition-enabled,ajax_fade,page_not_loaded,,qode-title-hidden,qode_grid_1400,vss_responsive_adv,vss_width_768,footer_responsive_adv,qode-content-sidebar-responsive,qode-overridden-elementors-fonts,qode-theme-ver-28.7,qode-theme-bridge,qode_header_in_grid,wpb-js-composer js-comp-ver-7.9,vc_responsive,elementor-default,elementor-kit-7

10 artistas que transformaram momentos tempestuosos em canções extraordinárias.

Somos seres em movimento e o movimento é sinal de vida. O arte é o movimento que alinha propósitos, ideais, matéria e mais uma infinidade de noções, incluindo a sombra de si.

Nessas explosões dopaminérgicas que a música libera, também encontramos nós mesmos nas letras carregadas de pesares refletindo o interior de seus próprios compositores. Como transformar essa dor em combustível? Muitos artistas respondem: arte. Canções que foram feitas de caixa preta. Guardando ali todos os demônios e fazendo emergir borboletas. A Moodgate trouxe essa lista pra mostrar como alguns cantores lidaram com o vazio, depressão e outros momentos de caos misturado a uns respiros de esperança. Confira:

1- Strangers – Bring Me The Horizon


Com a explosão de casos sobre depressão e ansiedade na pandemia, Oliver Sykes demonstrou sua empatia em “Strangers”, que fala sobre estar em comunhão com pessoas desconhecidas num vazio, em busca de um propósito. Soa como uma reabilitação.

“Somos apenas uma sala cheia de estranhos
Procurando por algo para nos salvar
Sozinhos juntos, estamos morrendo de vontade de viver
E estamos vivendo para morrer
Morrendo de vontade de viver, vivendo para morrer”

2- Voices in my head – Falling in Reverse


Ronnie Radke descreveu um pedido de socorro em “Voices in my head”. A canção fala sobre um grito silencioso de um angustiado em seus pensamentos. Narrando um forte desequilíbrio psicológico, o cantor mostrou uma interpretação de auto-sabotagem no clipe. Ronnie permite ser visto a flor da pele em seus últimos trabalhos.

“As vozes na minha cabeça
Continuam me dizendo que não estou bem
Porque eu sinto como se fosse um furacão no meu cérebro
Nuvens escuras, céus escuros, tempo ruim
Por favor, não faça isso durar para sempre”

3- Times Like These – Foo Fighters


Finalmente, um respiro nessa lista caótica. Dave Grohl estava num hiatus não oficial da Foo Fighters afastado de tudo, e todos. Buscando algo pra ocupar o vazio, uma súbita sensação de satisfação começou a tomar seu consciente. Passou a observar a felicidade nas pequenas coisas enquanto estava no escuro, foi quando reconheceu sua voz pra compor “Times Like These” e dizer o que tempos como esse tem a nos ensinar.

“Em tempos assim
Você aprende a viver de novo
Em tempos assim
Você se entrega e se entrega de novo
Em tempos assim
Você aprende a amar de novo
Em tempos assim
Outra e outra vez”

4- Céu nublado – CEFA


O rock nacional não fica de fora. A banda sulista CEFA diz exatamente como é adentrar na experiência de cair em sombras da própria mente e alinhar as expectativas do passado de acordo com os sentimentos do presente, mas em compensação, doa conselhos sobre procurar ajuda de amigos e profissionais.

“Não há nada que eu possa fazer
Enquanto o remédio faz efeito
Até quando vou precisar
De algo que me faça sentir
Que tudo está bem?”

5- Die 4 U – Bring Me The Horizon


Mais uma vez o Bring Me The Horizon aparecendo por aqui. Oliver Sykes é imbatível quando o assunto são canções psicológicas. Driblando muitos e espantando todos, Oliver surpreendentemente revelou que a letra de “Die 4 U” narra o seu antigo relacionamento com o vício em drogas e não é uma música sobre um relacionamento amoroso tóxico.

“Você sabe que eu morreria, choraria por
Você sabe que eu morreria por você
Você sabe que eu respiraria por, sangraria por
Você sabe que eu respiraria por você”

6- Lithium – Evanescence

Lítio se trata de uma medicação psiquiátrica e Amy Lee deixou portas abertas para duplas interpretações quando encaixa as palavras nessa canção. O Lítio pode ser usado como estabilizador de humor e antidepressivo, assim a canção pode nos induzir a pensar que a cantora está “fazendo de alguém” o seu Lítio ou está sob uso do próprio medicamento para tratar seus transtornos.

“Lítio. Não quero me isolar
Lítio. Não quero esquecer como é sentir saudades
Lítio. Eu quero permanecer apaixonada, com minha tristeza
Oh mas Deus, quero me libertar”

7- Boulevard Of Broken Dreams – Green Day

As luzes gritantes da cidade se apagam e os prédios da cidade de Billie Joe desabam. Em BOBD, o cantor enfrenta a solidão e as ruas enevoadas. Um processo difícil e lento começando com acordes simples pra iniciar uma narrativa sobre a solidão da carne.

“Minha sombra é a única que caminha ao meu lado
Meu coração superficial é a única coisa que está batendo
Às vezes eu queria que alguém lá fora me encontrasse
Até lá, eu caminho sozinho”

8- Rose colored boy – Paramore

Hayley Williams já deixou claro que não tem paciência pra lidar com quem tá começando, muito menos com quem não está em sintonia com ela. Nessa canção, ela se mostra aborrecida em relação a um garoto otimista que beira a arrogância, e que vê problemas em sua maneira real de encarar os problemas da vida.

“Quero que você pare
De insistir que eu não sou uma causa perdida
Porque eu passei por muita coisa
Realmente, tudo o que quero é só ficar puta da vida
Se estiver tudo bem por você”

9- Paranoid – Black Sabbath

Retratando a transição da depressão até a paranoia, Ozzy Osbourn declara conflitos em lidar com sua solidão. Desesperado em procurar pela felicidade sem êxito, o cantor não consegue mais confiar nas emoções e nas pessoas.

“Terminei com a minha mulher porque ela
Não me ajudava com a minha cabeça
As pessoas acham que sou louco porque
Estou de cara fechada o tempo todo”

10- All These Lights Are Graves – Stain The Canvas

Fechando a lista com um lançamento recente, Lorenzo Accàttoli analisou o outro lado da esperança em “All These Lights Are Graves”. O guitarrista e compositor explicou que a música fala sobre como a esperança move, mas as vezes mantém as pessoas estagnadas quando não conseguem o que querem e sentem coisas ainda mais negativas do que uma pessoa sem esperança.

“Essas luzes não me deixam ver o escuro
Como eu nunca pude sentir, eu desmorono
(Mas eu não posso parar de lutar)
Eu quero viver, não sobreviver”

A música definitivamente é um meio divino para expressar a parte humana que nos esmaga o crânio. Levando em conta que a felicidade é ser, e não estar, o vazio não seria diferente. É inenarrável o quanto é preciso considerar nossos limites, mas se você se identificou com alguma dessas canções, lembre-se de procurar ajuda profissional e se manter rodeado de pessoas que te amem. O serviço de psicologia em ONGs está disponível.

Centro de Valorização a Vida: 188
Ou acesse: https://www.cvv.org.br

About the Author /

jenycabofrio@hotmail.com

Post a Comment