Blondie reeditado: o mito do rock em 3 canções icônicas | Moodgate
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Blondie reeditado: o mito do rock em 3 canções icônicas

Blondie reeditado: o mito do rock em 3 canções icônicas

No final de agosto, a banda de rock-pop-punk nova-iorquina Blondie, nascida nos efervescentes anos 70, lançou uma imponente caixa de colecionador intitulada Against the Odds 1974-1982. O belo objeto, disponível em vinil e CD, reúne os primeiros seis álbuns (remasterizados) da formação liderada pela glamurosa Debbie Harry, bem como uma série de excelentes inéditos e versões alternativas de seus sucessos. A oportunidade de olhar para trás em três canções fabulosas que moldaram o mito.

1) O hino disco feminista Heart of Glass (1978)

Heart of Glass é uma canção icônica da banda Blondie, lançada em 1978 e que atingiu o primeiro lugar nas paradas em vários países. Embora tenha sido vista por alguns fãs como uma traição ao estilo punk e new wave da banda, a mensagem feminista da letra a tornou um hino de empoderamento. A canção é uma das mais versáteis da história da música, tendo sido usada em várias produções, desde filmes até capas de músicas por outros artistas.

2) A incursão de vanguarda no universo do hip-hop Rapture (1980)

Lançada em 1980, “Rapture” é uma canção histórica na música, pois é a primeira faixa de rap a atingir o topo das paradas nos Estados Unidos. O encontro da cantora Debbie Harry e do guitarrista Chris Stein com o artista de grafite e pioneiro da cultura hip-hop Fab Five Freddy, levou à composição de uma faixa disco-funk com parte de rap por Debbie. O clipe mítico filmado na East Village mostra Debbie Harry caminhando pelas ruas cheias de grafites e se encontrando com Fab Five Freddy, Jean-Michel Basquiat e uma criança dançando com roupas de balé. Antes da colaboração entre rap e rock como Walk This Way (1986), “Rapture” e seu clipe são considerados um gesto vanguardista e unificador entre mundos diferentes, defendendo uma mente aberta.

3) O hit sexy Call Me (1980)

Call Me é uma canção lançada em 1980 que combina discoteca, hard rock e new wave. Foi escrita por Debbie Harry depois que a líder carismática e xamânica de Fleetwood Mac, Stevie Nicks, recusou a proposta do lendário produtor de discoteca italiano Giorgio Moroder para trabalhar em uma faixa para a trilha sonora do filme American Gigolo. A letra da música coloca Debbie Harry no papel de um jovem prostituto que pede beijos e dinheiro. A canção teve sua dimensão sulfurosa reforçada em 2010 com uma capa eletro do sucesso proposta por Samantha Fox e Sabrina, que são conhecidos como símbolos sexuais dos anos 80.

Against the Odds: 1974-1982 (2022) de Blondie, disponível em caixa de CD, vinil e em todas as plataformas.

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joelrneto12@gmail.com

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