As 10 razões e emoções de NX Zero
Por Beatriz Robaina e Caio Bandeira
O grupo paulista NX Zero, para o bem ou para o mal, é o mais popular entre a juventude que consome pop rock no Brasil. A banda foi idealizada em 2001, e tem em sua formação Di Ferrero (voz), Leandro Rocha (guitarra e voz secundária), Daniel Weksler (bateria), Conrado Grandino (baixo) e Filipe Ricardo (guitarra). Além de tudo, o quinteto foi o encarregado de apresentar o rock melódico para uma geração.
A banda é responsável por uma parcela de jovens que se sentiu representada pelas letras e pela sonoridade, e fez parte de um dos maiores movimentos do rock nacional: o emo. Com diversos hinos e muito amadurecimento ao longo do caminho, a banda se reencontra em 2023 para a turnê Cedo ou Tarde que cruzará todo o país e os dois primeiros shows serão realizados no MITA Festival, tanto no Rio de Janeiro, quanto em São Paulo.
Além de mim
Um estouro do álbum homônimo NX Zero em 2006 sedimentou a influência da banda com o primeiro single oficial no topo das paradas nacionais. A canção Além de Mim fez parte do segundo EP de estúdio do grupo e o primeiro a ganhar um disco de platina.
Escrita por Di Ferrero com apoio de Gee Rocha, o som é uma das maiores personalidades do NX Zero e carrega vocais marcantes que deixam qualquer pessoa revisitando memórias afetivas.
Só Rezo
Com um rock de versos inconformistas e melodia pesada, Só Rezo foi concebida por Di Ferrero após uma viagem ao Rio, onde encontrou com Junior, do Afroreggae e conheceu comunidades do Alemão e Vigário. O single chamou bastante a atenção dos fãs pela sua sonoridade agressiva, além de também se tornar um sucesso entre pessoas que não tinham muito contato com a banda
Os integrantes se atentaram para detalhes de projetos de outros nome como o Green Day, Weezer e My Chemical Romance. Lançada em 2009 para Sete Chaves, o grupo assumiu a veia do hip hop e regravou a música no ano seguinte com novas mixagens e a participação do rapper Emicida, YoYo e Dj King.
Espero a Minha Vez
A melancólica Espero a Minha Vez cativa com o peso asséptico de seu pop rock e tom pessoal ao falar sobre nunca desistir de seus objetivos e inspirações. O grupo escolheu a música como principal hit do projeto Sete Chaves por ser uma balada clássica do gênero, embora as baladas do EP tenham um som mais sólido que trabalhos anteriores.
O videoclipe da canção foi lançado em homenagem aos fãs de NX Zero e compartilha imagens do grupo paulista em diferentes turnês pelo país.
Não é Normal
Com instrumentação crescente e melodia moderada, os versos de arrependimento em Não é Normal foram lançados durante a gravação do Multishow: NX Zero 10 anos. Di Ferrero e seus companheiros de banda divulgaram a faixa através de uma transmissão de Twitcam, retirada do projeto ao vivo.
O show foi gravado no Via Funchal, em São Paulo, e ainda é considerado uma das apresentações mais catárticas do NX Zero.
Razões e Emoções
Responsável por transformar de vez o rock convencional em algo particular e lírico, Razões e Emoções foi uma virada de chave para toda geração de jovens brasileiros e seus dilemas camuflados. A banda seguiu à risca o mapa musical do produtor da época Rick Bonadio e recebeu o prêmio de Hit Do Ano no Video Music Brasil 2007.
Di Ferrero já brincou durante entrevista que o videoclipe “é um dos piores já feitos e produzidos no Brasil”, mas abraça a canção e valoriza sua importância para a trajetória do grupo.
Modo Avião
Primeiro single do último álbum de estúdio Norte que mostrou um novo direcionamento da sonoridade em relação aos trabalhos anteriores. A faixa Modo Avião expressa toda a energia cintilante e uma letra muito pop, o que faz jus a essência da banda.
Uma composição de Di Ferrero e Gee Rocha, esse momento foi um marco triste para os fãs, pois logo em seguida a banda entraria em hiato. Isso se deve ao fato do Di Ferrero, que explicou publicamente, dizer que gostaria de seguir novos rumos na música e em sua vida.
Cedo ou Tarde
Um dos maiores hinos do rock nacional e figurinha carimbada nos karaokês, uma música que expressa a essência primordial da banda. Após o sucesso do álbum auto-intitulado de 2006, a banda estourou novamente com o disco Agora. O primeiro single do projeto é justamente Cedo ou Tarde que, no futuro, se tornaria o maior hit da banda com premiação.
Uma composição de Gee Rocha e Di Ferrero em homenagem ao pai de Gee. Nos detalhes, a música tem um tom mais reflexivo, melhor representado na passagem que promete, cedo ou tarde, um reencontro. Em uma segunda versão, tiveram a oportunidade de gravar com participação do Chorão. Além do sucesso, esse single tem um grande peso emocional para o grupo.
Pela Última Vez
Viajando pelo túnel do tempo, a música Pela Última Vez é mais uma responsável pelos jovens adultos ainda viverem o emo. Sendo o terceiro single do álbum NX Zero, de 2003, tem uma linha de composição que exemplifica as inspirações em bandas de pop punk e outros gêneros adjacentes que são referências diretas a banda.
Cartas pra Você
Com o início de Gee Rocha fazendo uma contagem regressiva e um início melódico ao som de violão, piano e a voz aveludada de Di, a música Cartas Pra Você é um hino sentimental para geração que viveu intensamente essa música. Do álbum Agora, a composição explêndida nos detalhes com uma linha de violão bem lenta que dá ritmo, o piano que com as notas em forma de solo traz sentimentalidade e a cereja do bolo é adição de um violino que encorpa todos os sentimentos expressos. Com toda a certeza, uma das mais lindas composições da banda NX Zero.
A Melhor Parte de Mim
Seguindo a sequência do álbum Agora, a música A Melhor Parte De Mim segue no mesmo sentimentalismo da Cartas Pra Você. Mais um hit que faz parte da coletânea romântica da música brasileira por como a sonoridade é apresentada e detalhada.
A canção também foi composta pela dupla Di Ferrero e Gee Rocha, nomes proeminentes do cenário emo na primeira década do século vinte e um.