Olivia Rodrigo: a ascensão de uma estrela pop | Moodgate
Um novo sentimento para a música
3970
post-template-default,single,single-post,postid-3970,single-format-standard,bridge-core-3.0.1,qode-news-3.0.2,qode-page-transition-enabled,ajax_fade,page_not_loaded,,qode-title-hidden,qode_grid_1400,vss_responsive_adv,vss_width_768,footer_responsive_adv,qode-content-sidebar-responsive,qode-overridden-elementors-fonts,qode-theme-ver-28.7,qode-theme-bridge,qode_header_in_grid,wpb-js-composer js-comp-ver-7.9,vc_responsive,elementor-default,elementor-kit-7

Olivia Rodrigo: a ascensão de uma estrela pop

Considerada um ícone da Geração Z, Olivia Rodrigo tem traduzido em suas canções, desde 2021, as dificuldades enfrentadas pela juventude contemporânea na busca por significado. Além de sua habilidade como intérprete e compositora, a artista de 20 anos, também reconhecida como musicista e atriz, emergiu como uma promessa no cenário do pop-rock graças ao sucesso de good 4 u, um dos singles de seu primeiro disco de estúdio, SOUR. Abaixo, apresentamos quatro informações essenciais sobre a cantora, que está prestes a lançar seu segundo álbum, intitulado Guts, no dia 8 de setembro.

1. A canção de sucesso Drivers License viralizou graças ao TikTok

O TikTok tem o poder de criar impactos surpreendentes. Em questão de segundos, um trecho de uma música inserido em um breve vídeo pode impulsionar a carreira de um artista jovem. Dois exemplos notáveis são Lil Nas X com Old Town Road (2019) e Gayle com Abcdefu (2022), que se tornaram fenômenos virais. E o mesmo se deu para Olivia Rodrigo, natural da Califórnia e atualmente com 20 anos, cuja carreira teve um impulso significativo graças a essa plataforma em 2021. Ao compartilhar sua emotiva canção Drivers License naquele ano, as gerações mais jovens ativas nas mídias sociais a abraçaram instantaneamente, cativadas pelos temas de amor perdido e angústia emocional da adolescência.

Em questão de apenas uma semana, surgiram aproximadamente 650 mil vídeos contendo trechos da música co-escrita por Olivia Rodrigo e o produtor norte-americano Dan Nigro (associado a nomes como Caroline Polachek e Kylie Minogue). Simultaneamente, o videoclipe alcançou mais de 30 milhões de visualizações em apenas sete dias (hoje, o vídeo acumula mais de 460 milhões de visualizações), enquanto o single conquistou o topo da parada Hot 100 nos Estados Unidos. A trajetória da jovem artista sofreu uma transformação notável, evoluindo de uma promissora iniciante para uma imperdível sensação pop.

2. O álbum de estreia, SOUR, quebrou recordes impressionantes

Em um intervalo de apenas cinco meses após o lançamento de Drivers License, Olivia Rodrigo apresentou ao mundo Sour em maio de 2021. Este primeiro álbum, composto por 12 faixas, incluindo os notáveis singles Good 4 U (2021) e Deja Vu (2021), também foi marcado por um sucesso estrondoso. De fato, essa obra não apenas conquistou os ouvidos, mas também estabeleceu um recorde de maior número de streams em uma semana na história do Spotify. As faixas agridoces foram tocadas incríveis 385 milhões de vezes nos primeiros sete dias. Além disso, o álbum alcançou o topo das paradas em diversos países. Ao fechar o ano de 2021, Sour estava em segundo lugar na lista dos álbuns mais vendidos, apenas atrás do álbum 30 da britânica Adele.

Mas qual é a base do sucesso arrebatador de Olivia Rodrigo? Sua estética fortemente influenciada pelos anos 2000 ressoa intensamente com a geração Z, entrelaçada com melodias hipnotizantes e letras que exploram as complexidades e frustrações das relações amorosas. Seus videoclipes, muitas vezes com produções polidas que lembram pequenos filmes, frequentemente sob a direção da fotógrafa Petra Collins, também adicionam um apelo visual notável.

A aclamação triunfante do álbum de estreia levanta expectativas para o próximo lançamento, agendado para 8 de setembro de 2023. Isso é comprovado pelo fato de que o primeiro single, Vampire (2023), já está escalando as paradas e estreando no topo da Billboard Hot 100 nos Estados Unidos. Tudo indica que este novo projeto seguirá os passos do primeiro, visto que o recente single mais voltado ao rock, Bad Idea Right?, aponta nessa direção.

3. Olivia conquistou três Grammys em 20022 (um deles se quebrou)

É uma raridade quando um artista jovem consegue criar tanto impacto com apenas alguns singles e um único álbum lançado. Olivia é frequentemente rotulada como uma “industry plant” (alguém respaldado por uma grande gravadora desde o início, mas que aparenta ter uma aura independente), brilha intensamente como um ícone genuíno da Geração Z. Esse status foi reforçado em 2021 pela revista Time, que a coroou como Artista do Ano. Esses indicadores não passaram despercebidos pelos profissionais da indústria musical, como ficou evidente quando, apenas um ano depois, a jovem cantora de 19 anos foi agraciada com convite para o 64º Grammy Awards. Recebendo indicações em sete categorias, ela não apenas saiu vitoriosa em três delas: Melhor Artista Revelação, Melhor Álbum Pop Vocal e Melhor Performance Pop Solo.

Enquanto roubava os holofotes na cerimônia, Rodrigo também chamou a atenção durante a sessão de fotos oficial, carregando seus troféus. Com uma mistura de empolgação e orgulho, a artista americana deixou escapar um dos Grammys de suas mãos, resultando em um impactante estilhaçar diante dos olhares atônitos dos fotógrafos presentes. Curiosamente, essa cena evoca lembranças de 2010, quando Taylor Swift também acidentalmente deixou cair e quebrou um de seus prêmios Grammy da mesma maneira. Será essa uma sugestão intrigante de que a carreira de Olivia Rodrigo seguirá um caminho tão marcante e inesperado quanto a de Taylor Swift?

4. O Disney Channel foi uma plataforma inicial para o sucesso de Olivia

O Disney Channel é conhecido por lançar grandes estrelas do entretenimento, como Miley Cyrus, Demi Lovato e Selena Gomez. Olivia Rodrigo é mais um exemplo dessa trajetória, mas seu caso é diferente dos outros.

Ao contrário de Cyrus, Lovato e Gomez, Rodrigo não teve uma carreira musical de sucesso antes de entrar no Disney Channel. Ela começou como atriz em uma sitcom infantil, e foi apenas com o papel de Nini Salazar-Roberts em High School Musical: O Musical que Rodrigo ganhou destaque como cantora. É possível que o Disney Channel tenha ajudado Rodrigo a desenvolver seu talento musical, já que a série exigia que a jovem cantasse e dançasse, além de lhe oferecer a oportunidade de trabalhar com profissionais experientes da indústria do entretenimento. No entanto, é também possível que Olivia já tivesse, desde sempre, o talento e a determinação necessárias para alcançar o sucesso, independentemente do canal. Ainda assim, definitivamente, as conexões e a notoriedade oferecida por sua atuação na série impulsionaram sua carreira no início.

O futuro de Olivia Rodrigo é promissor. Ela já é uma das artistas mais populares do mundo, e seu primeiro álbum de estúdio foi um sucesso comercial e de crítica. GUTS, o segundo disco de sua carreira, chega no dia 9 de setembro, e a gente mal pode esperar!

About the Author /

joelrneto12@gmail.com

Post a Comment