Os Garotin — OS GAROTIN DE SÃO GONÇALO
Em 2023, os cantores ANCHIETX, Cupertino e Leo Guima despontaram como três das maiores revelações do ano na música brasileira, devido a uma série de EP’s e singles que eles lançaram em carreira solo ou juntos (sob a alcunha de Os Garotin), inaugurando até mesmo uma parceria com o lendário Caetano Veloso no hit Nossa Resenha. Agora, em maio de 2024, o trio deu sequência a esse começo promissor, ao lançar o álbum OS GAROTIN DE SÃO GONÇALO – que prova que o sucesso não veio por pura sorte.
A sonoridade deste novo trabalho bebe de muitos elementos antigos da música negra americana, com o objetivo de transmitir o espírito dos bailes black que ANCHIETX, Cupertino e Guima sempre frequentaram em São Gonçalo (cidade de origem dos três). Assim, o álbum é naturalmente carregado de Soul, Funk Americano e R&B – gêneros que conseguem ser reproduzidos de maneira primorosa, muito graças à ótima produção de Júlio Raposo (responsável pelos arranjos das 12 faixas e pela gravação de boa parte dos instrumentos do álbum) e às vozes poderosas que os três cantores possuem (Leo Guima, particularmente, transporta os ouvintes para os anos 70 toda vez que abre a boca, devido à sua voz que foi simplesmente feita para cantar Soul Music clássico).
Entretanto, OS GAROTIN DE SÃO GONÇALO não segue totalmente a cartilha vintage e não se prende apenas à fórmula da Black Music americana: ele também abraça a modernidade pop e possui fortes influências da música tradicional brasileira.
A primeira faixa, Garota, abre o trabalho de forma retrô com um groove de Funk americano irrestível que convida o público para as pistas de dança. Em seguida, vem Curva Escura (que já havia sido lançada como single promocional do álbum), mantendo o balanço da black music, mas fugindo pela primeira vez do retrô purista ao inserir versos de Rap rimados por Cupertino e ANCHIETX antes de cada refrão cantado por Guima.
Logo depois, o ritmo fica mais calmo (mas não cai) com Calor do Momento – um R&B’s suave e moderno que funciona muito bem e poderia facilmente ser um hit da cantora Iza. Já em Estranha Vontade Louca, a voz de Leo Guima traz a força do Soul Music, enquanto a de Cupertino dá uma cara mais Pop à canção, lembrando grupos da atual geração da música brasileira, como Lagum e Gilsons.
A influência de representantes da música nacional fica ainda mais clara em Violão Amarelo – cujo instrumental de Samba Rock traz uma brasilidade que remete bastante às músicas de Seu Jorge, apesar de se tratar de uma música com forte presença do Rap.
Entretanto, o momento mais tupiquinim do álbum é Em Nome da Paz. Isso porque o instrumental explicitamente brasileiro da faixa utiliza elementos característicos do samba (fazendo uso de instrumentos como violão e pandeiro), enquanto a letra menciona Ogum e homenageia vítimas da violência carioca (como Marielle Franco e Kathlen Romeu), fazendo, inclusive, uma clara provocação ao ex-Presidente Jair Bolsonaro no verso ‘’um genocida no comando não matou a nossa essência’’.
O clima de Baile Black é retomado com força na sétima faixa (Desapega) e permanece até o final do álbum. Porém, ainda que a segunda metade deste trabalho seja bastante retrô, ela ainda traz elementos do Pop moderno em faixas como Pique Anitta, Queda Livre e Pouco a Pouco (essas duas últimas já haviam sido lançadas no EP Os Garotin Session, de 2023), além de um suingue brasileiro, que dá as caras novamente na faixa de encerramento Vini Jr (onde o trio estabelece um paralelo entre o próprio sucesso e o do craque do Real Madrid, conterrâneo de São Gonçalo).
Ao final de OS GAROTIN DE SÃO GONÇALO, fica claro que o grupo possui grandes trunfos e sabe utilizar cada um deles a seu favor. A bagagem e o virtuosismo musical de ANCHIETX, Cupertino e Leo Guima permitem que, neste álbum, o trio consiga transitar com excelência por várias gerações do Soul, do Funk, do R&B, do Hip-Hop e da MPB, celebrando influências diversas de forma coesa e dialogando com diversos públicos, sem deixar a atmosfera vintage se perder.
Este trabalho já coloca Os Garotin entre os maiores grupos nacionais da nova geração. A sua família toda vai curtir!