Depois do sucesso estrondoso de Not Like Us, música indicada ao Grammy e tida como uma das maiores diss da história, Kendrick Lamar lança de surpresa o álbum GNX com 12 faixas inéditas. Considerado um dos maiores rappers de todos os tempos e fazendo jus a fama em cada trabalho que executa, dessa vez não foi diferente.
Desapegado da infeliz tendência da indústria em produzir músicas de fácil e rápido consumo, wacced out murals inicia a obra com seus 5 minutos e 17 segundos, construídos com solidez, criatividade e a identidade ímpar que caracteriza a arte de Kendrick. Destaque para a voz de Dayra Barrera, cantando em espanhol na introdução “Siento aquí tu presencia. La noche de anoche y nos ponemos a llorar”, vocal este que aparece em outras duas faixas do disco.
Kendrick e Dayra carregam uma bonita e curiosa história. Meses atrás, a cantora de mariachi foi escolhida pela equipe de baseball Los Angeles Dodgers para fazer uma homenagem ao seu amigo e lendário falecido jogador Fernando Valenzuela, em um jogo da World Series. Ela subiu ao palco e realizou, muito emocionada, uma performance de El Corrido de Fernando Valenzuela e um medley que incluía Yo Te Extreñaré , uma canção que fala sobre a saudade. Kendrick estava no estádio e ficou encantado com a poderosa voz de Dayra, que algumas semanas depois seria convidada a participar de seu álbum.
squabble up já se tornou uma das favoritas dos fãs, ocupando atualmente a terceira colocação de músicas mais populares no perfil do artista no Spotify e somando mais de 20 milhões de streams. Com flow impecável, cadenciado e encaixado em um beat que remete em certos momentos às músicas eletrônicas dos anos 90 que, aqui no Brasil, serviram como referência para as mixagens dos funk’s da época, que se popularizaram através dos chamados “melôs”. É um som familiar e um nome conhecido que pode ajudar a resgatar esta memória é o do Stevie B.
Também na lista de mais ouvidas com mais de 20 milhões de streams até o momento, luther conta com a participação da cantora SZA. O violão na introdução que antecede a batida já propõe algo mais calmo e melódico, e assim o som prossegue até o momento em que a rima de Kendrick vai de encontro a doce voz de SZA e se intercalam em um dueto romântico e perfeitamente equilibrado.
A surpreendente reincarnated deixaria Tupac orgulhoso. Utilizando o beat da música Made Niggaz da falecida lenda do rap, Kendrick vai além da referenciação instrumental e executa a letra com um flow extremamente similar ao de Tupac, com um ritmo agressivo, como soltasse um soco na orelha ao fim de cada verso. Estendendo também as palavras em algumas partes para manter uma fluência mais limpa. “Eu estou usando as palavras para a inspiração como um ideal”, a caneta de Kendrick é afiada e aqui ela se consagra mais uma vez. Seria fácil falar que esta é uma linda homenagem, mas de alguma forma, ele foi além, fez realmente parecer uma reencarnação. Loucura.
tv off conta com a participação de Lefty Gunplay, um nome recente na cena e é produzida por Mustard, que também esteve na produção de Not Like Us. Apesar de ser um som que tem passado um pouco despercebido, sua lírica no maior estilo N.W.E e um subtexto potente que em certos trechos refletem as ideias de Gill Scott-Heron no seu clássico The Revolution Will Not Be Televised, em que o próprio nome da música, de maneira muito direta, aponta nossos olhares para onde as verdadeiras mudanças começam, se desenvolvem e ocorrem de fato – nas ruas.
heart pt.6 se mostra como uma ilustração sonora do processo criativo de Kendrick. Primeiramente, nos sentimos caminhando pelo estúdio, no trecho Load up the Pro Tools and press three, ele basicamente diz para abrir o Pro Tools, um software de produção de áudio e selecionar a faixa três. Na sequência ele descreve de maneira simples o estado do estúdio, neste caso, cheio de lanches da rede de fast food Jack In The Box e do refrigerante Pepsi. Até que Kendrick se encontra dando risada do barulho do estômago de B Pump e decide se levantar para escrever alguma coisa.
Apesar de simples, é uma letra profunda. Além do processo criativo, que é a temática retratada com maior leveza, Kendrick relata sobre seu crescimento na cena e das responsabilidades que vieram respectivamente com isso: “A vida estava ficando maior do que só fazer rap”.
O refrão, “use seu coração e não seus olhos”, ecoa na mente e carrega consigo uma mensagem poderosa.
Acredito que com o tempo ainda iremos entender melhor toda a diversidade de um álbum tão bem desenvolvido quanto GNX. Contudo, os primeiros contatos trouxeram grande encantamento. Kendrick é diferenciado demais.