O baixista e vocalista do KISS, Gene Simmons, voltou a gerar debate sobre o futuro do rock ao declarar que não existem mais grandes bandas no gênero. Durante uma entrevista ao podcast Greatest Music Of All Time, o músico compartilhou sua visão sobre como o rock perdeu espaço para o pop e o rap nos últimos anos.
Simmons argumentou que o público do rock and roll é restrito: “As pessoas que compram rock são predominantemente brancas. Embora o gênero ainda tenha força em shows ao vivo — com bandas como Iron Maiden e Metallica lotando estádios pelo mundo —, essas são formações antigas” (via Blabbermouth).
Para ele, o principal problema é a falta de novos nomes com grande impacto: “Você não encontra mais uma grande banda de rock. Elas simplesmente não existem. Foo Fighters é um grande nome, mas surgiu há 30 anos.” O músico atribui essa estagnação ao declínio do modelo de negócios do rock, causado pela distribuição gratuita de música.
Ao ser questionado sobre o favoritismo da indústria pelo pop e pelo rap, Simmons voltou a destacar o perfil do público consumidor:
Há tantos grandes cantores pop; Ariana Grande é realmente fabulosa. E há Dua Lipa, e há muitos deles. Mas a base de fãs são mulheres jovens”
Diante desse cenário, fica a dúvida: o rock está fadado a ser um gênero nostálgico ou ainda há espaço para uma nova revolução?