Lady Gaga no Brasil: Show gratuito em Copacabana será histórico – Tudo sobre o ‘Todo Mundo No Rio’

Após meses de especulação e expectativa — um déjà vu do que vimos com Madonna no ano passado —, Lady Gaga finalmente foi confirmada como a grande estrela do ‘Todo Mundo No Rio’. O evento, fruto da parceria entre Bonus Track, Corona e Prefeitura do Rio de Janeiro, levará a artista às areias de Copacabana no dia 3 de maio para um show gratuito e histórico.

Para os fãs brasileiros, a notícia vem como um alívio e um grande presente. Afinal, desde o Rock in Rio 2017, a relação de Gaga com o Brasil tem um desfecho inconcluso, fruto de uma fatalidade. 

Mesmo antes da confirmação oficial na coletiva de imprensa desta sexta-feira (21), o Rio de Janeiro já respirava Lady Gaga. Hotéis lotados, o comércio se preparando para o que pode ser um Carnaval fora de época, e um clima de ansiedade comparável apenas ao que vimos com Madonna em 2024, quando a Rainha do Pop atraiu mais de 1,5 milhão de pessoas à Zona Sul da cidade.

E a expectativa é alta. Acerca dos preparativos e da ideia por trás do evento, foi mencionado que os shows na praia de Copacabana têm a intenção de estabelecer uma nova tradição no calendário do Rio de Janeiro, que deve ser mantida, ao menos, pelos próximos quatro anos. Com a finalidade de continuar tornando o Rio, à nível de entretenimento, um destino atraente para turistas do mundo todo, grandes estrelas da música internacional ainda deverão ser trazidos à Copacabana para shows grandiosos e gratuitos ao público nas próximas edições do evento.

Se o show da Madonna ensinou algo, foi que Copacabana pode, sim, suportar um evento desse porte — mas não sem desafios. Pensando nisso, a organização mencionou a preocupação em atender um elevado número de turistas que chegariam à cidade para o evento, e que os aprendizados do ano passado no tocante à logísticas de transporte serão aplicados para tornar a experiência segura, agradável e descomplicada ao público.

Com turistas do mundo todo desembarcando no Rio e a cidade se preparando para receber milhões de pessoas, o impacto financeiro do evento já é sentido antes mesmo do primeiro acorde. Segundo Danielle Barros, Secretária de Cultura do Estado do Rio de Janeiro, há dados concretos na Secretaria de Cultura do Rio que mostram que o investimento na Economia Criativa é responsável por, a cada R$1 investido, retornar R$6,51 aos cofres públicos. Além disso, olhando para 2024, nos deparamos com a Prefeitura do Rio de Janeiro recuperando 29x o valor investido na apresentação de Madonna.

Com a divulgação de MAYHEM começando em breve, Gaga deve chegar ao Brasil com um espetáculo novo e eletrizante. Aos fãs, mais antenados aos passos da cantora em comparação ao público geral, a performance no festival Coachella em abril deste ano, um mês antes do show em Copacabana, servirá de termômetro, já que muito da estrutura, da setlist e do formato da performance como um todo deve ser reprisado para o evento de maio.

De uma coisa já sabemos: no dia 3 de maio, Copacabana será a maior pista pop do mundo. Agora, é contagem regressiva. Quem já está pronto para Gagacabana?