Tudo o que você precisa saber sobre o Queremos! Festival 2025

Em meio a uma crescente onda de eventos musicais que consolidam cada vez mais o Rio de Janeiro como um dos melhores destinos culturais do mundo, o Queremos! Festival 2025 chega com uma inovadora missão de se espalhar pela cidade, no próprio sentido geográfico.

Serão mais de 14 atrações no line-up, divididas em 4 dias, em 4 diferentes palcos (Vivo Rio, Circo Voador, Marina da Glória e Teatro Casa Grande) e tudo isso acontecerá nos dias 10, 11, 12 e 13 de abril. Entre os shows confirmados, teremos: Luedji Luna, Liniker, Yaya Bey, Sophia Chablau & Felipe Vaqueiro, Yago Oproprio, Anelis Assumpção, Nabiyah Be, Arnaldo Antunes, Amaro Freitas e Hermanos Gutiérrez.

Ao lado de festivais alternativos como o Rock the Mountain e o Doce Maravilha, sua programação eclética atrai tanto o público jovem quanto antigos amantes da música popular brasileira, trazendo assim, grande pluralidade no palco e na plateia.

LUEDJI LUNA canta SADE

Sendo uma das vozes mais relevantes da nova geração da música brasileira, Luedji Luna, traz em sua obra uma sonoridade que mistura referências da MPB clássica e do jazz incorporados com ritmos de afoxé e reggae. Unindo a tradição com a modernidade, a cantora, ativista na militância racial e feminista, descreve seu estilo como “afrofuturismo brasileiro”.

Com uma carreira internacional também em ascensão, seu álbum “Bom Mesmo É Estar Debaixo D’Água” lançado em 2020 lhe rendeu uma indicação ao Grammy Latino e recentemente apresentou-se nos festivais Montreal Jazz, no Canadá, e no Amsterdam Roots Festival, nos Países Baixos. Além disso, participou do Tiny Desk com o Afropunk e teve sua performance muito aclamada.

Em março deste ano, no aniversário de 3 anos do Estação das Artes (CE), realizou uma apresentação dedicada à cantora nigeriana Sade Adu, interpretando clássicos como Smooth Operator, Your Love Is King e By Your Side, sempre imprimindo sua identidade em cada canção de maneira muito sofisticada. Para o Queremos! Festival, a cantora promete repetir a dose com esse show único.

ARNALDO ANTUNES

Ex-integrante do Titãs, banda onde contribuiu para clássicos como Marvin e Comida, e também membro dos Tribalistas (ao lado de Marisa Monte e Carlinhos Brown), Arnaldo Antunes é um dos nomes mais versáteis da música brasileira e uma verdadeira ponte entre gerações, conectando a MPB dos anos 80 à contemporaneidade.

O cantor traz em suas composições verdadeiros labirintos verbais que exploram paradoxos e críticas sociais. E isso está muito presente, inclusive, em seu último disco. Lançado dia 20 de março pelo selo RISCO, o álbum “Novo Mundo” marca seu 20° trabalho solo e reflete sobre tecnologia, identidade e a complexidade do mundo digital. Para mais, vale destacar também a participação de David Byrne (Talking Heads) nas faixas Body Corpo e Não Dá Para Ficar Parado Aí na Porta, cantadas em português e inglês. E outras parcerias icônicas como Marisa Monte em Sou Só, Ana Frango Elétrico em Pra Não Falar Mal e o rapper VANDAL na faixa de introdução do disco.

Arnaldo Antunes escolheu o Queremos! Festival e o Circo Voador para realizar o show de lançamento do álbum. Na abertura, ainda teremos Sophia Chablau & Felipe Vaqueiro estreando o compacto “NOVA ERA/OHAYO SARAVÁ”.

YAGO OPROPRIO

Nascido na Zona Leste de São Paulo, o rapper é um dos grandes nomes em ascensão na cena do rap brasileiro. Seu primeiro álbum, “OPROPRIO”, lançado em 2024, trouxe uma sonoridade carregada de influências periféricas, como Racionais e Sabotage, misturadas com músicas latinas de Calle 13 e Don Omar, devido as vivências que teve na Venezuela durante um período que morou na capital Caracas junto à sua mãe.

O principal hit do disco, “La Noche”, foi indicado ao Grammy Latino na categoria de Melhor Interpretação Urbana Em Língua Portuguesa, e é uma faixa cativa no setlist das suas apresentações.

Yago Oproprio irá se apresentar na terceira noite do Queremos! Festival, que também contará com os shows de Liniker, Nabiyah Be e Anelis Assumpção.

LINIKER

Completando 10 anos de carreira, Liniker iniciou em 2015 com sua banda Liniker e os Caramelows através do EP “Cru” que viralizou no YouTube atingindo milhões de visualizações em poucas semanas. No ano seguinte, lançou o álbum “Remonta” e em 2019 o “Goela Abaixo”, obra que consolidou sua fama e lhe rendeu uma indicação de Grammy Latino de Melhor Álbum Pop Contemporâneo.

Em 2021, Liniker começou sua carreira solo com “Indigo Borboleta Anil”, contendo 11 faixas inéditas e a participação de Milton Nascimento. O trabalho venceu o Grammy Latino de Melhor Música Popular Brasileira, fazendo com que ela conseguisse o feito histórico de ser a primeira artista transgênero brasileira a receber este prêmio. Em 2024, lançou “Caju”, seu segundo álbum solo e que rapidamente atingiu um sucesso estrondoso e já ultrapassa a marca de 200 milhões de streamings.

Misturando jazz, soul, e elementos da MPB, Liniker desenvolve um som muito marcante e com toques de “afrofuturismo”. Para além disso, sua arte se estende ao visual andrógeno que propõe, promovendo uma revolução estética ao combinar turbantes, batom, saia e bigode, desafiando os padrões de gênero.

Seguindo com a turnê “CAJU”, que vem acumulando sold outs por todo o Brasil, a cantora chega como um dos nomes mais aguardados do festival. Hits como TUDO, FEBRE e CAJU são extremamente aguardados pelos fãs, bem como clássicos mais antigos como “Baby 95” e Psiu, que também devem estar no setlist.

HERMANOS GUTIÉRREZ

Capazes de nos transportar para um filme de faroeste, os irmãos Alejandro e Estevan Gutiérrez criam uma verdadeira jornada sensorial em suas apresentações, misturando ritmos latinos como milonga, salsa e cumbia com influências sonoras de Ennio Morricone, compositor da trilha sonora dos filmes de faroeste spaghetti que compõe a famosa “trilogia dos dólares” do diretor Sergio Leone. Apesar de terem nascido na Suíça por conta do pai que é de lá, o duo cresceu fazendo viagens para a América Latina, pois a mãe é equatoriana. Essa conexão com o Equador, sobretudo com a cidade de Playas, fez com que eles desenvolvessem uma paixão por paisagens desérticas, que mais tarde moldaram sua identidade sonora. Sendo inspirados também pelo ícone equatoriano Julio Jaramillo em suas composições instrumentais.

Um grande diferencial dos Hermanos está na maneira com a qual eles compõe suas canções. Com um processo criativo baseado totalmente na intuição, eles se juntam no sótão de casa e improvisam. Com guitarras que se entrelaçam de forma quase telepática, a harmonia se desenvolve sem que haja a necessidade de um diálogo. Deste modo, o show da dupla é uma experiência totalmente imersiva e intimista, tudo apenas através de uma interação instrumental.

A dupla chega para uma turnê na América Latina e com o Queremos! Festival na rota. Músicas como “Cerca de Ti”, “Low Sun” e “Hijos Del Sol”, são esperadas em um setlist que vai proporcionar uma noite mágica.