Quem é o NTX? conheça o grupo de K-Pop por trás da maior turnê do gênero no Brasil

A jornada da música coreana vem conduzindo movimentos fortes e significativos na indústria musical, esses que celebram não só o pop, mas outros gêneros, atuando na descoberta de artistas cada vez mais ousados que brincam com a criatividade e exploram caminhos fora da estrada principal. Mundialmente falando, esse fator contribuiu para muito além do reconhecimento na mídia: elevou também os níveis das produções e colaborações. além de ter tornado mais comum o contato direto com fãs de todos os cantos do planeta. O NTX é um dos nomes em ascensão que atualmente cativa a atenção dos amantes do gênero para o lado mais experimental do K-Pop e, neste guia, a Moodgate vai te contar um pouco mais sobre como o grupo está conquistando o reconhecimento global.

O Neo Tracks n°X (NTX) é formado por oito membros: Hyeongjin, Yunhyeok, Xiha, Changhun, Hojun, Rawhyun, Eunho e Seugwon. Os meninos debutaram em março de 2021 e desde então seguiram buscando seu lugar como um grupo influente. Seu primeiro EP, FULL OF LOVESCAPES, lançado no ano de estreia, é composto por nove canções, incluindo KISS THE WORLD, primeiro hit do octeto. Produzido pela Victory Company, o NTX mistura estilos musicais dentro do K-Pop, se considerando um grupo mais experimentalista que ainda busca encontrar o gênero que melhor os descreve. Os dois primeiros anos de carreira foram marcados pelo lançamento de single EPs que destacam a versatilidade do NTX, como Old School e Vintage Girl (LATECOME), cuja sonoridade caminha entre o hip-hop e o R&B.

Em 2023, lançaram o primeiro álbum de estúdio, denominado ODD HOUR, com quatorze canções que consolidaram o espaço que o NTX buscava nessa jornada, mais especificamente pelo sucesso de Holy Grail. O grupo também lançou X-Present no mesmo ano, trazendo três canções natalinas e, em 2024, lançaram o EP Hold X, que contém cinco canções cativantes e diversificadas. Kick it the door e PROBLEMATIC conquistam com batidas mais agitadas do pop enquanto Just Once, Ivy Booth e MYFUL são caracterizadas como baladas mais lentas, com uma pegada oitentista.

Na coletiva de imprensa online realizada pela K-Beat Entertainment no dia 10 de abril, o grupo abriu o coração sobre as expectativas para o futuro e para a próxima turnê 2025 NTX World Tour: Our Track in BRAZIL que irá passar por oito cidades: Curitiba, São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Brasília, Goiânia, Recife e Cabedelo, na Paraíba. Essa será a maior turnê de K-Pop que já passou pelo país e acompanha o lançamento do segundo álbum de estúdio do grupo, o OVER TRACK, um projeto mais autoral que buscou frisar a participação dos membros na sua produção e composição. Nesse álbum, as onze canções exploram a musicalidade diversificada do grupo. O integrante Rawhyun toma a frente do projeto, estando diretamente envolvido na sua criação, sendo o maior ponto forte para o destaque do grupo dentro do cenário competitivo do K-Pop, segundo Yunhyeok.

“Pelo K-Pop mesmo a gente consegue transmitir nossa mensagem através das nossas músicas. Seja nas performances ou nas danças, onde temos dois dançarinos principais, Xiha e Eunho, queremos contar a nossa história e assim conseguirmos nos diferenciar um pouco dos outros grupos. […] a mensagem que queremos transmitir através desse álbum e da turnê aqui no Brasil é mostrar que conseguimos digerir e se adaptar a diversos gêneros, seja o hip-hop ou o kpop.” respondeu Yunhyeok quando o octeto foi questionado sobre a identidade do grupo e como eles podem se destacar no meio. “Não tivemos um longo período no qual pudemos mostrar as nossas variadas faces; quando era show era só show e quando era entrevista era só entrevista, então a gente não podia mostrar nossos outros lados, não só na música mas em outros aspectos em um único lugar. Mas no Brasil vai ser diferente!” acrescentou Hyeongjin.

No ano passado, o grupo escolheu o Brasil como sede da sua primeira turnê internacional, passando por seis cidades: Brasília, Piracicaba, Belo Horizonte, João Pessoa, Niterói e São Paulo. Essa temporada de shows reuniu mais de 29 mil fãs, os NTFUL, alguns deles em locais que nunca haviam recebido outro grupo sul-coreano anteriormente. Além disso, no show de Niterói, o NTX convidou a escola de samba Viradouro para colaborar em uma apresentação da música Toda Forma de Amor e no enredo Arroboboi Dangbé, campeão do Carnaval de 2024. A passagem pelo Brasil também rendeu momentos especiais, alguns deles engraçados, que marcaram os membros do grupo.

Rawhyun comentou sobre esses acontecimentos e disse: “Quando estávamos no Brasil ano passado, eu continuei produzindo as músicas, e se vocês prestarem atenção no final da música tem “só vapo”, então acredito que é um trecho que os fãs brasileiros podem perceber e curtir bastante.” O termo virou quase um bordão para o grupo, que diz ter se divertido bastante com os fãs, além de se apaixonarem pela cultura diversificada do país, pelas comidas típicas e as atividades esportivas. “O que mais marcou foi a presença de muitos fãs nos shows. E a energia e a paixão que eles transmitiam para nós era muito grande, o que ajudou muito na nossa carreira e no nosso desenvolvimento. Foi a primeira vez que não conseguimos ouvir nossas próprias vozes também.” disse Yunhyeok sobre o impacto desse primeiro contato com os fãs brasileiros.

Por mais que ainda estejam no início da carreira, vale destacar que o grupo conduziu uma energia de mudança para os próximos anúncios de shows internacionais no Brasil. Estar realizando uma turnê em mais de oito cidades, saindo da bolha de São Paulo, traz esperança para que outros grupos sul-coreano possam ter suas turnês anunciadas em mais cidades num futuro não tão distante. Segundo Yunhyeok, o apoio dos fãs acaba sendo a troca mútua para esse acontecimento, até pelo fato de não terem uma divulgação de marketing tão grande no momento. Esse apoio dos NTFUL e da mídia na próxima turnê é fundamental para dar continuidade aos projetos do grupo e consequentemente construir uma tradição entre Coreia do Sul e Brasil.

Sobre os planos para o futuro, ainda é bem amplo. Existem desejos de participações em K-dramas de diversos gêneros e colaborações musicais em potencial, mas o que realmente importa no momento é a divulgação no novo álbum e finalizar essa turnê com muitas realizações pessoais. “Ano passado pudemos fazer essa turnê através do centro cultural e com essa experiência não podemos esquecer dos fãs. Tivemos momentos muito bons que nos impactaram bastante e por isso escolhemos o Brasil para se tornar o país dessa grande turnê. Estamos muito ansiosos para esse reencontro, muito ansiosos para esses shows.” comentou Changhun.

O NTX busca chegar longe e aposta na autenticidade e no talento de cada membro para que isso aconteça. A turnê começa no dia 19 de junho e todas as informações sobre os ingressos estão no site oficial da K-Beat Entretenimento.

Você pode conhecer um pouco mais sobre a sonoridade do grupo através da playlist que preparamos, com direito às canções indicadas por cada membro na entrevista.