Formada em Liverpool em 1986, a banda The Real People teve um papel crucial na criação do primeiro álbum do Oasis — Definitely Maybe — e influenciou profundamente o som da banda de Manchester.
Embora Noel Gallagher seja creditado como o único compositor das faixas do disco de estreia, a história real envolve a colaboração de Chris e Tony Griffiths, membros do The Real People. Como lembra a Far Out Magazine, antes de Noel se juntar à banda, Liam Gallagher já trabalhava com os irmãos Griffiths em algumas músicas. Uma dessas colaborações resultou na base instrumental que, com o tempo, se transformou em Columbia, um dos primeiros clássicos do Oasis.
Além disso, antes do contrato com a Creation Records, foi também com a ajuda dos Griffiths que a banda gravou sua famosa demo Union Jack, que trazia versões iniciais de faixas como Bring It On Down.
A influência e o talento dos Griffiths eram tão evidentes que Liam Gallagher não hesitou em reconhecê-los. Em entrevista para o documentário Oasis: Supersonic, ele afirmou: “Eles estavam lá, cara, eram definitivamente os melhores músicos. Eram muito melhores que nós, ótimos músicos e ótimos compositores.”
A admiração permaneceu ao longo dos anos. Noel Gallagher continuou a se inspirar no trabalho dos Griffiths na composição de músicas que se tornariam hinos, como Don’t Go Away, Wonderwall e Live Forever.