Com uma carreira iniciada em 1969, o Judas Priest lançou 19 álbuns de estúdio e vendeu mais de 50 milhões de discos ao redor do mundo. Mas foi British Steel, lançado em 11 de abril de 1980, que marcou um divisor de águas na história da banda. O impacto do disco foi tão grande que Max Cavalera, do Sepultura, o classificou como “o álbum de thrash metal essencial” durante sua participação no podcast Educate Ebony, da Wall of Sound.
Grande parte desse sucesso se deve ao segundo single do álbum: Breaking the Law. Em entrevista à Billboard, Rob Halford explicou o contexto social que inspirou a música: “Era uma época de muitos conflitos no Reino Unido — greves de mineiros, paralisações no setor automobilístico, protestos nas ruas. Esse cenário nos motivou a criar letras que captassem aquele sentimento de revolta.”
Produzida por Tom Allom, Breaking the Law se tornou um dos maiores hinos da banda — e também a escolha de Halford como a melhor música do Judas Priest. Em entrevista à Shortlist, o vocalista foi direto: “Vou ficar com ‘Breaking the Law’. Acho que foi um grande momento para nós. Representou um ponto de virada para o metal. Nós simplesmente seguimos tocando música atrás de música.”