O álbum essencial do hardcore punk que Dave Grohl diz que você precisa ouvir antes de morrer

Dave Grohl, ex-baterista do Nirvana e atual vocalista do Foo Fighters, tem uma indicação certeira para quem quer explorar clássicos essenciais da música. Em 2018, a revista NME divulgou uma lista com 100 álbuns cult que “você deve ouvir antes de morrer”. Entre os nomes que participaram da seleção, Grohl destacou um verdadeiro marco do hardcore punk: o disco de estreia do Bad Brains.

Lançado originalmente em fita cassete em 1982 pela gravadora ROIR, o álbum também é conhecido como The Yellow Tape ou Attitude: The ROIR Sessions. Para Grohl, portanto, é o registro que melhor traduz a energia explosiva da banda:


“Os álbuns de estúdio do Bad Brains são ótimos, no entanto, o ROIR é o mais próximo de capturar o som ao vivo deles”, afirmou.

Além disso, Grohl relembrou a época em que morava em Washington D.C., no início dos anos 80:


“Entrei na cena hardcore, mas nada me impactou como o Bad Brains. Eles eram únicos. Nunca vi uma banda com tanta conexão. Ver um show deles me fez decidir que queria ser músico. Em outras palavras, mudaram minha vida — e a de todo mundo que os assistiu.”

Por isso, com faixas rápidas, atitude incendiária e uma mistura de punk e reggae, o álbum do Bad Brains se tornou referência no hardcore punk. De acordo com Grohl, é obrigatório.