Carolina Durante, a banda espanhola que vai te surpreender com o Indie-Rock no festival Primavera Sound | Moodgate
Um novo sentimento para a música
2361
post-template-default,single,single-post,postid-2361,single-format-standard,bridge-core-3.0.1,qode-news-3.0.2,qode-page-transition-enabled,ajax_fade,page_not_loaded,,qode_grid_1400,vss_responsive_adv,vss_width_768,footer_responsive_adv,qode-content-sidebar-responsive,qode-overridden-elementors-fonts,qode-theme-ver-28.7,qode-theme-bridge,qode_header_in_grid,wpb-js-composer js-comp-ver-6.8.0,vc_responsive,elementor-default,elementor-kit-7

Carolina Durante, a banda espanhola que vai te surpreender com o Indie-Rock no festival Primavera Sound

Carolina Durante, a banda espanhola que vai te surpreender com o Indie-Rock no festival Primavera Sound

Carolina Durante é uma banda espanhola que ecoou pelo mundo há alguns anos. O sucesso veio de mãos dadas com “Cayetano”; um conceito que foi além do próprio grupo e hoje é referência em seu país. Poderia ter sido um grupo que surge em uma era retilínea de miscelânea pop, rock e flamenco e que se destaca por suas letras inovadoras e seu punk mais próximo dos anos oitenta. E isso, depois de alguns meses, desaparece sutilmente. A banda ainda traz uma essência indie-punk.

Mario (guitarra), Juan (bateria), Martín (baixo) e Diego (vocal). Estes são os nomes dos membros da banda, que, mesmo sendo parceiros na aventura musical, também são amigos há muito tempo.

Os membros decidiram formar uma banda quando saíram de um show do grupo madrilenho de indie, Los Punsetes, Talvez essa decisão diante de seu próprio destino como banda e, ao mesmo tempo, a capacidade do grupo de manter intacta a ilusão do primeiro dia, sejam os fatores diferenciadores que fizeram do Carolina, a banda mais importante de sua geração e responsável em grande parte por um ressurgimento do rock e da guitarra pop na cena alternativa indie na Espanha.

Depois da passagem no festival Primavera Sound, na Espanha, a banda embarca para a América do Sul pela primeira vez, e vai se apresentar no festival Primavera Sound (Argentina, Brasil e Chile). Seus primeiros lançamentos datam de 2017 com o single “La Noche de los Muertos Vivientes”. Em 2018 lançaram a música que atualmente é número um no Spotify, “Perdona” (agora sim, sim) e que tem milhões de visualizações no YouTube. Em 2019 eles lançam seu primeiro álbum autointitulado. E depois de passar os últimos dois anos lançando singles, seu segundo álbum Cuatro Chavales chega em 2022.

Confira a entrevista:

Muito obrigado por conversarem com a gente! Pra começar, vocês podem contar um pouco sobre como decidiram juntar a banda?

“A ideia surgiu entre Diego e eu (Mario) depois de irmos a um show onde uma banda espanhola da nossa cidade (Belako y Perro) estava tocando. Ali criou-se um misto de admiração e inveja, e quisemos fazer a mesma coisa.”

Como escolheram o nome “Carolina Durante?”?

“É o nome de uma menina da escola de Martin, ele sempre foi apaixonado por ela, mas nunca ousou se declarar.”

Desde o início quando escutei pela primeira vez, logo me veio a mente aquela vibe punk/new wave dos anos 90. É dessa onda de onde vem a inspiração de vocês?

“Os anos 90 são uma clara inspiração para nós desde o início do grupo.
Sempre estivemos unidos pelo gosto por bandas como Jesus and Mary Chain ou Dinosaur Jr. mas as nossas influências vão muito mais longe e também damos muita atenção à música que se faz hoje.”

Como é o processo de escrita para a banda? Vocês separam um tempo para isso ou é simplesmente “quando a inspiração vem”’?

“O processo costuma ser um pouco caótico, as letras são escritas em grande parte pelo Diego e a música é feita pelo resto de nós juntos, partindo das ideias que cada um trouxe de casa e tocando para ver onde a música nos leva. Por outro lado, você não decide quando a inspiração surge, mas é importante que ela o pegue trabalhando.”

Como vocês visualizam a cena atual do rock, onde se encontram bandas experimentando e inserindo novos gêneros e técnicas, nesse novo momento que estamos passando com a volta aos palcos?”

“Acho que hoje a música pop tem um papel preponderante, o que deixa o rock em segundo plano. Mesmo assim, muitas bandas interessantes continuam surgindo. Gosto de ver como em um gênero em que tudo é supostamente feito, as pessoas continuam inovando e revolucionando o conceito do que é música de guitarra.”

Recentemente vocês participaram de um dos maiores festivais da Espanha, o Primavera Sound, como foi a experiência de tocar em um festival como este?

“Foi uma experiência incrível. O line-up realmente me chamou a atenção, então decidi ficar a semana inteira e posso dizer com segurança que vi alguns dos melhores shows da minha vida.”

O Brasil é um país que acolhe muito bem artistas de todo mundo, são pessoas bastante eufóricas e fãs de carteirinha. o que vocês mais esperam para a passagem por aqui?

“Espero ver muitos concertos, conhecer muitas pessoas e descobrir como se vive a música no Brasil. Imagino como um lugar cheio de ritmo e paixão.”

Falando sobre a Copa do Mundo. Se tiver um confronto entre Brasil e Espanha, quem passaria?

“Desculpe, mas não sou o fã de futebol do grupo, então não posso responder essa pergunta, mas aproveito para incentivar o Pedro Barros a continuar arrasando em todas as competições de skate.”

“Cayetano” é uma das músicas mais divertidas da banda. E, aqui no brasil nos temos o nosso “Caetano” Veloso, um dos maiores nomes da Música Latina e nacional. Como surgiu esse Hit de vocês?

“Cayetano é um nome muito comum entre os ricos da Espanha e nos divertimos fazendo uma paródia de seu modo de vida e seus costumes. O melhor de tudo é que os próprios “cayetanos” adoram a música.”

Obrigada pelo seu tempo! Por último, mas não menos importante, vocês se importariam em deixar uma mensagem para os fãs que leram a nossa entrevista?

Espero que você venha nos ver e que dancemos juntos até que nosso esqueleto seja destruído, um grande abraço!”

About the Author /

joelrneto12@gmail.com

Post a Comment