O pop em sua melhor forma: 5 artistas ucranianos que valem o play | Moodgate
Um novo sentimento para a música
4791
post-template-default,single,single-post,postid-4791,single-format-standard,bridge-core-3.0.1,qode-news-3.0.2,qode-page-transition-enabled,ajax_fade,page_not_loaded,,qode-title-hidden,qode_grid_1400,vss_responsive_adv,vss_width_768,footer_responsive_adv,qode-content-sidebar-responsive,qode-overridden-elementors-fonts,qode-theme-ver-28.7,qode-theme-bridge,qode_header_in_grid,wpb-js-composer js-comp-ver-6.8.0,vc_responsive,elementor-default,elementor-kit-7

O pop em sua melhor forma: 5 artistas ucranianos que valem o play

Foto: MOZGI Entertainment

Antes da Guerra da Ucrânia se alastrar, o idioma russo era não só falado, mas também cantado — e preferido — pela população do país. Agora, com a pressão governamental e por questões patriotas, a língua ucraniana vem sendo priorizada e, para que essa ação tenha grande influência, os cantores estão na ponta, regravando ou lançando novos conteúdos no idioma. Muitos deles são conhecidos há longa data no país e, agora, são porta-vozes dessa defesa.

Na Ucrânia, popularizou-se o dance-pop e o electro-pop por volta de 2017, quando Vremya i Steklo – ex-duo formado por Nadya Dorofeeva e Positiff – lançou o álbum Обратный отсчёт (The Best), ou Contagem Regressiva (O Melhor) em tradução livre, trazendo, com ele, o maior hit de sua carreira, o Имя 505, faixa essa que representa bem esses estilos musicais.

Desde então, o pop foi cada vez mais explorado na música ucraniana, e da maneira mais dançante possível. Dito isso, confira cinco artistas ucrânianos que usam e abusam do gênero e de ritmos dançantes, cada um deles valem o play:

Michelle Andrade

Com mãe ucraniana e pai boliviano, a cantora e atriz Michelle Andrade, de 26 anos, traz estilos rítmicos de suas duas origens em suas músicas. Seu primeiro e único álbum, Latino Ritmo, de 2019, mostra isso sem muito esforço. Michelle intercala entre os idiomas espanhol e russo em meio a batidas latinas típicas e um pop dançante. Após a estreia de seu disco, ela começou com uma leva de singles em 2020, sendo eles, a partir de 2022, cantados em ucrâniano — e, claro, também em espanhol. Na Samoti, 69 e Loca foram os mais recentes.

MONATIK

Responsável por dar o ponta-pé inicial na edição de 2017 do Eurovision, o cantor e apresentador MONATIK, de 37 anos, possui quatro álbuns de estúdio. Dentre a maioria dos artistas que fazem sucesso no país, ele é um dos únicos a apostar no soft-pop. Os ritmos de suas canções são mais leves, mas ainda dançantes. Desde o início de 2023, Dmitry, como também é conhecido, vem relançando suas músicas com maior sucesso no idioma ucraniano. Каждый раз, То, от чего без ума, Мокрая e СИЛЬНО foram as músicas repaginadas até agora.

POSITIFF

Ex-integrante do Vremya i Steklo e integrante da banda e gravadora MOZGI, o cantor e apresentador POSITIFF, de 34 anos, iniciou projeto solo ao final de 2021, com Ничего личного, música que explorou mais seu apreço pelo rap e suas opiniões sobre a Guerra da Ucrânia. O cantor foi ousado e alfinetou a Rússia em diversos trechos da faixa. “Os títulos de Putin são apenas pensamentos, Girkin está em uma encruzilhada, como uma cópia de carbono”, ele canta no início. Apesar da pressão governamental imposta desde o começo da guerra, a canção foi lançada em russo propositalmente para que ela chegasse como mensagem ao país.

Atualmente, o cantor possui três faixas solo, não contando com colaborações, nelas ele usa não só o rap, como, também, o pop. A mais famosa se chama Спалахи.

DOROFEEVA

Também ex-integrante do Vremya i Steklo, a cantora e apresentadora, conhecida como Nadya Dorofeeva, de 33 anos, iniciou carreira solo pouco tempo depois do disband do duo. O single gorit foi responsável pela sua estreia em 2020 e, ainda hoje, continua sendo um de seus maiores hits. Após isso, em 2021, ela lançou o EP dofamin, com cinco músicas, e não parou por aí.

Em 2022, lançou seu primeiro álbum, o сенсиsentidos, em tradução livre. Um fator curioso é que esse disco era para ser lançado em russo, mas com a pressão e a guerra, ele foi regravado do zero. A única música presente nele, lançada no idioma, foi a raznotsvetnaya que, no fim, também foi regravada. As músicas de DOROFEEVA são repletas de electro e dance pop, sendo bem efervescentes, Atualmente, a cantora está lançando outra leva de singles, o que pode indicar novos projetos.

Tina Karol

Finalista na edição de 2006 do Eurovision, a cantora e apresentadora Tina Karol, de 38 anos, mostra as nuances do pop com versatilidade, sendo destaque na Ucrânia. Com 11 álbuns de estúdio, a artista vem inovando a cada projeto. Seus primeiros trabalhos são mais voltados para ritmos clássicos, de ópera. O álbum lançado em 2020, Найти своих (Encontre o seu, em tradução livre) foi o último voltado para esses gêneros – e também muito elogiado.

Após isso, Tina Karol decidiu explorar o que o pop tem a oferecer. Lançado um ano depois, o álbum Красиво (Lindo, em tradução livre) deu uma nova cara para a discografia da cantora. Seguinte a ele, outros discos em apoio e solidariedade à Ucrânia foram lançados, bem como versões em inglês de algumas de suas músicas anteriores. Em cada um deles, Tina percorre por todas as vertentes do electro e dance pop.

About the Author /

gipavan163@gmail.com

Post a Comment