Lucas inutilismo: 20xx em uma música: a retrospectiva das retrospectivas | Moodgate
Um novo sentimento para a música
4797
post-template-default,single,single-post,postid-4797,single-format-standard,bridge-core-3.0.1,qode-news-3.0.2,qode-page-transition-enabled,ajax_fade,page_not_loaded,,qode-title-hidden,qode_grid_1400,vss_responsive_adv,vss_width_768,footer_responsive_adv,qode-content-sidebar-responsive,qode-overridden-elementors-fonts,qode-theme-ver-28.7,qode-theme-bridge,qode_header_in_grid,wpb-js-composer js-comp-ver-6.8.0,vc_responsive,elementor-default,elementor-kit-7

Lucas inutilismo: 20xx em uma música: a retrospectiva das retrospectivas

Embora tenha chegado ao fim em 2023, o projeto musical de Lucas Inutilismo, 20xx em uma música, levou ao público uma vasta gama de emoções nos últimos cinco anos. Em todos os covers, Lucas toca guitarra, baixo e bateria enquanto canta sozinho, construindo um saudosismo proposital com a ideia de reunir as canções que, durante aquele ano, não saíram do fone de ouvido do público em uma só produção. Pensando nisso, a Moodgate traz hoje a retrospectiva das cinco retrospectivas de Lucas Inutilismo.

O projeto teve início em 2019, mas os rastros começaram em 2017 quando o youtuber Mr. Poladoful chamou Lucas repentinamente para participar de sua retrospectiva musical. A execução foi semelhante, porém com altíssimas dosagens de humor. Dotado de vocação e adicionando a paixão, o artista empregou a própria personalidade e lançou a primeira edição no dia 31 de dezembro de 2019. O sucesso foi imediato e, hoje, o vídeo já conta com mais de 7 milhões de visualizações, que para um projeto piloto foi inacreditável. A produção tem uma ambientação improvisada e uma única pessoa de apoio, Marcelo Braga, responsável pela gravação, mixagem e masterização. Com 14 músicas, Inutilismo inicia o vídeo performando Bad Guy, de Billie Eilish, passeia pelo funk com Evoluiu, de Kevin O Chris, e termina com Take What You Want, de Post Malone e Ozzy Osbourne.

“Bom, o fim de ano chegou é hora da gente olhar pra trás e relembrar tudo o que aconteceu. Mas como seria o ano de 2020 em uma música?”, repetiu o artista no ano seguinte, informando passivamente ao público a instauração de uma tradição. Dessa vez com um toque de drama, um ambiente enigmático e um total de 26 músicas, a edição foi aberta com Blinding Lights, the The Weeknd, seguida por sucessos de Blackpink, MC Niack e Barões da Pisadinha, performances que existiram em conjunto e em harmonia graças a alquimia de um vanguardista e sua equipe que, por sua vez, aumentou exponencialmente. O vídeo bateu 18 milhões de visualizações, e o investimento pesado ainda proporcionou a colaboração do produtor executivo Philip Leander, a diretora de fotografia Gabe, o produtor de set Elvis Damigo e mais outras oito categorias de profissionais nos bastidores.

Em 2021, o clima dramático atingiu sua máxima nas filmagens. Com a direção de Daniel Marques e do próprio Lucas Vinícius, o cenário foi montado remetendo a uma área infectada, em razão da pandemia da COVID-19, numa alusão à crise sanitária no Brasil e no mundo. O vídeo tem a atuação de Natã Lopes, Anna Limazzi e o responsável de áudio Marcelo Braga vestindo macacões de proteção. O projeto em visível crescimento teve a colaboração de Jesus Mendes na direção de fotografia e produção geral de Lucas Moscardini, que hoje é guitarrista da banda de rock Odeon junto ao Marcelo Braga. Atualmente, o vídeo tem 17 milhões de visualizações e 26 músicas. Dentre elas, destacam-se os grandes hits daquele ano, como Butter, do BTS, Freio da Blazer, de L7NNON, Esqueça-me se for capaz, de Marilia Mendonça, e muito mais.

Superprodução é a palavra para 2022 em uma música. Mais de 20 profissionais colaboraram na composição da arte, se tornando a edição mais complexa até então. Levou a temática de viagem no tempo com atuações excelentes, maquiagens impecáveis feita pela maquiadora artística Letícia Taranto, efeitos especiais em 3D de Marcelo Souza, Vinicius Premero e Samuel Lobo, além de várias ambientações distintas. Com quatro profissionais de câmera para garantir takes imperdíveis e o talento extraordinário do próprio Lucas, que novamente toca todos os instrumentos sozinhos, o vídeo tem a produção executiva de Carol Marques e Daniel Marques e acumula quase oito milhões de visualizações. As 24 músicas selecionadas marcaram o ano pelos números extraordinários, como As it Was, de Harry Styles, Tubarão, Te Amo, de Mc Ryan SP e Tchakabum, além de Olha, Se Você Não Me Ama, de Manoel Gomes. Bastando o “mix de sabores” para a experiência ser maravilhosa, Lucas ainda adicionou Master of Puppets, do Metallica, que, além de ser um grande sucesso atemporal, retornou aos ouvidos do público e atingiu uma nova geração graças ao sucesso da temporada daquele ano de Stranger Things.

Em 2023, a retrospectiva se alavancou para prestigiar o fim da tradição. Mais de 50 pessoas colaboraram nessa megaprodução, que foi feita no Estúdio Iquirim, em São Paulo, e teve Victor Alencar como diretor de fotografia. A grande temática foi a inteligência artificial, e Lucas atuou como um embrião gerado artificialmente para ser uma máquina musical que apresenta muito drama e pitadas de humor em seus figurinos, como de praxe. A figurinista Fernanda Selva, junto a Lucy Brigatti e Bianca Balhe, não pouparam esforços para ousar e ofereceram um terno coberto de sangue para Lucas, além de uma peruca da Joelma. Pablo Tavares foi o grande responsável pela direção e o próprio Lucas Vinicius, além de fazer todo o trabalho principal, atuou no roteiro e edição sozinho. A última retrospectiva da série teve 29 músicas totais, divididas entre 28 minutos, o que representou um recorde de tempo e número de canções escolhidas. Dance The Night, de Dua Lipa, iniciou o espetáculo. A música tema de The Last Of Us e Penhasco2, de Luísa Sonza e Demi Lovato, também marcaram presença na setlist, além de Now and Then, dos Beatles, e Voando Pro Pará, de Joelma, numa grande variedade de ritmos que se misturaram em um grande Rock n Roll, fazendo Lucas arriscar um berro pra lá de metalcore em Penhasco2. O gran finale foi reservado para performar uma artista especial: Billie Elish. O projeto teve início com Bad Guy da cantora em 2019, e em 2021 em uma música, Happier Than Ever, também da Billie, foi um grande sucesso na voz do Lucas.

O saudoso e esperado espetáculo anual se encerra aqui, e toda a incrível equipe colaboradora ao longos desses cinco anos pode ser encontrada nas descrições dos respectivos vídeos aqui inseridos. Com o fim, Lucas visa a exploração de novas áreas da vida artística e já anunciou seu novo projeto que leva o nome LVCAS, também musical que já teve seu start com a canção Odisséia, já disponível nas plataformas digitais. E 20XX em uma musica não foi o único ciclo encerrado do Lucas em 2023, já que Minha Playlist de Funk também teve seu fim anunciado. Nesse sentido, o fim também é um novo começo: como artista, LVCAS ainda deve surpreender e alcançar novos horizontes com sua ambição e talento notáveis.

About the Author /

jenycabofrio@hotmail.com

Post a Comment