IC3PEAK se consolida como forte duo de avant-pop em meio a confrontos políticos | Moodgate
Um novo sentimento para a música
4977
post-template-default,single,single-post,postid-4977,single-format-standard,bridge-core-3.0.1,qode-news-3.0.2,qode-page-transition-enabled,ajax_fade,page_not_loaded,,qode-title-hidden,qode_grid_1400,vss_responsive_adv,vss_width_768,footer_responsive_adv,qode-content-sidebar-responsive,qode-overridden-elementors-fonts,qode-theme-ver-28.7,qode-theme-bridge,qode_header_in_grid,wpb-js-composer js-comp-ver-7.9,vc_responsive,elementor-default,elementor-kit-7

IC3PEAK se consolida como forte duo de avant-pop em meio a confrontos políticos

De Moscou, Rússia, o duo IC3PEAK, formado por Anastasia Kreslina (Nastya) e Nikolay Kostilev (Nick), desde 2013, têm se mostrado cada vez mais forte em seu gênero dominante, o avant-pop — cenário musical que prioriza o experimentalismo. Além disso, a dupla reforça seus laços no post-punk, música eletrônica, Trap e audiovisual que, por sua vez, tem como grande foco o horror e a psicodelia.

Em meio a suas vertentes, a banda se expressa politicamente, promovendo ativismo e liberdade de expressão. O que, no entanto, não foi e ainda não é bem recebido pelo governo russo. E, claro, sem surpresas, afinal, o IC3PEAK sempre se posicionou ideologicamente contrário ao presidente Putin e suas ideias, sem medir esforços. Contra o patriarcado, guerras, armas e o conservadorismo, que muito se propagam e se fazem comuns no país em que vivem, o duo busca se colocar à frente, sendo vocais acerca de pautas sociais notórias, como a própria guerra na Ucrânia.

Censurados em 2016, com direito a banimento de um de seus videoclipes do YouTube, o IC3PEAK se mostrou contra a guerra, o que aumentou a pressão governamental a todo tipo de arte e cultura feitas na Rússia. Por isso, a dupla segue sendo perseguida no país e ameaçada por seu posicionamento frequente contra os ideais do governo, bem como por seu conteúdo explícito voltado para o audiovisual.

Entretanto, agora a banda está de saída da Rússia para sua world tour, tendo passagem pela América Latina no primeiro semestre de 2024. Sua turnê passará pelo México, Colômbia, Chile e Brasil, contabilizando um sold-out na Cidade do México. O show em terras brasileiras acontece em São Paulo, no Fabrique Club, no dia 18 de fevereiro. Para acompanhar o duo na tour, KIN AMOR será responsável pela abertura dos shows.

De Substances à KISS OF DEATH, IC3PEAK ganha cada vez mais coragem

Em 2013, o EP Substances foi o responsável por introduzir o IC3PEAK na música eletrônica. Este primeiro trabalho paira pelo instrumental, com composição em inglês e em cinco faixas. Com poucos vocais de Nastya, o disco se arrisca mais na música I’ll Be Found, mas nem chega perto do que o duo produz hoje.

Lançando seu primeiro álbum em 2016, FALLAL, a dupla deixa claro seu apreço por ritmos psicodélicos, ruidosos e eletrônicos em 11 faixas. Com uma forte influência do Crystal Castles, o disco é melancólico, agressivo e possui batidas contagiantes, entre uma linha tênue de serem incômodas. Aqui, o IC3PEAK já se arrisca mais, dando um gosto de composições em russo, como é possível ver na primeira faixa introdutória Go With The Flow que, também, curiosamente, foi a música que teve seu videoclipe banido do YouTube. Isso, em questão, se deu por justificativa da “propaganda de relações sexuais não tradicionais” – lei que proíbe conteúdo e demonstração de afeto vinda da comunidade LGBTQIA+ na Rússia. Uma representação de um beijo entre dois homossexuais foi o suficiente para o Kremlin retirar o vídeo do ar.

O álbum VACUUM, de 2017, é uma mistura do primeiro EP e do primeiro álbum do duo. Ele se equilibra entre leveza e ruídos, com vocais mais escassos, deixando o instrumental dominar e prevalecer em sete faixas – sendo duas delas remixes. Nastya mostra, realmente, o poder de sua voz no álbum seguinte, o Сладкая ЖизньVida Doce, em tradução livre. Foi onde, também, eles começaram a ter maior visibilidade. Afinal, uma de suas músicas mais conhecidas está aqui. Грустная СукаVadia Triste, em tradução livre – mostra muito da identidade que o IC3PEAK tem hoje: repleta de batidas eletrônicas, vocais árduos e extensos, experimentalismo, psicodelia e, agora, com mais espaço para o idioma russo.

Além disso, o álbum apresentou a identidade visual que o duo permanece seguindo. Сладкая Жизнь foi lançado, também, em 2017, tendo nove faixas e contendo uma parceira com o artista Boulevard Depo na canção ЗеркалоEspelho, em tradução livre.

E não parando por aí com hits, no álbum seguinte, СказкаConto de Fadas, em tradução livre – trouxe, além de mais sete faixas, um de seus maiores sucessos, a canção Смерти Больше НетMorte Nunca Mais, também em tradução livre. A faixa, como mostra no clipe e em sua letra, clama pelo fim da violência, como o próprio nome já diz. “Saio na rua para brincar com um gato, mas um carro de polícia atropelou o gato. Eu estou andando pela cidade com meu capuz preto, aqui geralmente é frio, e as pessoas são más”, Nastya canta em algumas partes da canção.

Definitivamente, a consolidação da carreira deles veio logo a seguir, em 2020. До СвиданияAdeus, em tradução livre – deu abertura para o sucesso e o reconhecimento de IC3PEAK. Com 12 faixas e feats. com Ghostemane, ZillaKami e Husky, o álbum provou mais uma vez que, apesar da censura, o duo não iria se calar diante de suas opiniões e defesas.

TRRST, Яма (feat. Ghostemane) e Плак-Плак (Poço e Plak-Plak, em tradução livre) contabilizam muitos plays nas plataformas de música. Além disso, a música Марш (Marcha, em tradução livre) faz crítica à guerras e a violência, com um clipe explícito e até um pouco bizarro. “Um tanque estacionado em frente ao portão, ele não atira, fica aqui para um show”, Nastya debocha.

KISS OF DEATH é o sexto álbum de estúdio da dupla. O disco possui 12 faixas, feats. com Oli Sykes, vocalista de Bring Me The Horizon, Grimes e Kim Dracula, e foi lançado em 2022.

Death But PrettyKiss Of Death e VAMPIR (feat. Oli Sykes) se tornaram um conjunto de hits e de músicas de confronto. A canção Death But Pretty tem uma letra e um ritmo bastante caóticos, mas não mais do que seu videoclipe, que mais uma vez provoca as leis governamentais da Rússia. Isso, com certeza, apenas provou que, mesmo diante de ameaças e intimações, o IC3PEAK não vai deixar de se posicionar, não importa em que margem estejam postos.

Em 2023, a banda lançou Tears, pain and blood. O duo permanece ativo, mesmo em constante perigo.

About the Author /

gipavan163@gmail.com

Post a Comment