Festival Sarará Revela Destaques do Line-up: Baco Exu do Blues, Nação Zumbi, Rachel Reis, Jaloo e Mais
O Festival Sarará, um ícone cultural de Minas Gerais conhecido por sua diversidade e conexão, está se preparando para sua aguardada décima edição. Sob o novo formato do Sarará Circuito Cultural, o evento se expande por três locais emblemáticos da cena cultural mineira: o Parque das Mangabeiras, o Teatro Francisco Nunes e o Parque Municipal Américo Renné Giannetti. Essa mudança visa ampliar o acesso à arte por meio de experiências coletivas em espaços públicos.
Para liderar este movimento, o Sarará Circuito Cultural anuncia os primeiros nomes de destaque em seu line-up. Entre eles estão Baco Exu do Blues, Nação Zumbi com participação especial de Lia de Itamaracá, Jaloo, Rachel Reis com participação de Afrocidade, Os Garotin, MC Luanna + Ajuliacosta. Os ingressos já estão disponíveis para compra.
Com uma curadoria que reflete a diversidade e inclusão, o evento une diversos estilos musicais e artistas, promovendo encontros potentes entre diferentes gêneros e culturas. Desde o rap de Baco Exu do Blues ao pop de Jaloo, passando pelo soul music d’Os Garotin, até os encontros marcantes entre o manguebeat do Nação Zumbi e a ciranda de Lia de Itamaracá, o Sarará Circuito Cultural promete uma experiência musical única.
Além dos shows, o festival oferecerá uma programação gratuita e diversificada nos dias 12 e 13 de setembro, incluindo cinema ao ar livre, artes visuais, projeção mapeada e dança, preparando o terreno para os shows do dia 14 de setembro, no Parque das Mangabeiras.
A décima edição do Festival Sarará não apenas celebra a cultura, mas também busca promover a conscientização ambiental e social. Com base nas diretrizes do Plano de Manejo da Prefeitura de Belo Horizonte e da Fundação de Parques Municipais e Zoobotânica, o evento se compromete a implementar práticas sustentáveis, promovendo a preservação da fauna e flora da cidade. Essa iniciativa inclui ações de conscientização do público e parcerias com marcas para práticas de sustentabilidade ambiental, gestão de resíduos e compensação de emissões de carbono.
Bell Magalhães, diretora-executiva do Festival Sarará, destaca: “Estamos empenhados em estabelecer um legado, enraizado em práticas sustentáveis, promovendo mudanças comportamentais em prol da preservação ambiental e do cuidado com nosso ambiente tão especial.”
Sobre o Sarará
Sarará é uma ideia de valorização e liberdade de GENTE. Uma experiência de união de sentidos entre público, produção e arte. De conexão entre pessoas diversas que fazem o Brasil ser Brasil. Gente de todas as etnias e cores, gente colorida, gente LGBTQIA+, gente de qualquer (boa) fé, gente de Norte a Sul, da perifa, do bairro, do século passado e dos anos 2000. Gente que é gente e que ama gente.
Nossa principal via de conexão é a música e, no processo de construção de Sarará, trabalhamos buscando o respeito pelo diferente e a consagração da diversidade.
Conheça mais em www.instagram.com/festivalsarara.
Serviço:
Sarará Circuito Cultural
Datas: 12, 13 e 14 de setembro
Locais: Teatro Francisco Nunes, Parque Municipal Américo Renné Giannetti e Parque das Mangabeiras, em Belo Horizonte, Minas Gerais
12 e 13 de setembro – Parque Municipal e Teatro Francisco Nunes – Programação gratuita
O que vai rolar: cinema ao ar livre, apresentações de dança, exposição de artes visuais, arte digital e projeção mapeada.
Os ingressos da programação gratuita serão distribuídos nos próximos meses.
14 de setembro – Parque das Mangabeiras
O que vai rolar: O Sarará gostoso de sempre, com todo mundo curtindo o melhor da música brasileira. Um convite pro SENTIR com experiências imersivas no parque.
A venda dos ingressos acontece na Sympla – http://sympla.com/festivalsarara