No Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, Micheli Carolina lança música e videoclipe em forma de alerta
Neste sábado (18), Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes, Micheli Carolina, cantora e compositora curitibana, conhecida pelas músicas Caliente e My Bitch My Girl, lançou o single Blues da Minha Alma em alerta e em mobilização à data.
Na melodia, a cantora busca abordar sobre a violência sexual frequente em sociedade, especialmente com menores de idade, com ilustrações e críticas à falta de proteção para com eles. De forma complementar, Micheli desenvolveu um videoclipe animado que mostra, implicitamente, situações em que o abuso pode acontecer e, ao final, que reflete sobre mudança e justiça pelas vítimas. “Como proteger as crianças deste mundo futurista do abuso e da exploração?”, é uma das perguntas postas ao final da animação.
No Brasil, segundo a Organização Mundial da Saúde, a cada 24 horas, 320 crianças e adolescentes são explorados sexualmente no Brasil, porém, esse número tende a ser maior, visto que de 7 a cada 100 casos são denunciados. Ainda sobre essa pesquisa, é concluído que 75% das vítimas são meninas e, em sua maioria, negras – o que, também, é enfatizado na melodia e no clipe de Micheli com críticas e com a protagonista do storytelling, que é uma criança negra.
Diante disso, Blues de Minha Alma se faz relevante para enfatizar ainda mais para sociedade que as crianças brasileiras e de todo mundo não estão seguras em lugar algum. Conscientizá-las e alertá-las se faz necessário, bem como enfatizar este cenário para quem está ao redor. Os questionamentos e a preocupação de Micheli são incessantes. Isso, por sua vez, reforça a distância da segurança e da saúde em relação aos jovens em momentos de vulnerabilidade e a urgência para esses dois fatores caminharem com eles.
O single já está disponível em todas as plataformas digitais e o clipe pode ser conferido via YouTube e no Spotify.
Quem é Micheli?
Com 29 anos, nascida em Curitiba, Paraná, e criada no bairro Jardim Roma, em Almirante Tamandaré, Micheli Carolina começou desde pequena suas margens como cantora. Cantando e tocando flauta transversal nos corais da igreja onde frequentava com sua mãe, ela também se mostrou ativa em projetos sociais e culturais de sua cidade.
Começando sua fase jovem-adulta, a artista deu uma pausa em sua carreira para cursar Moda na universidade. Devido à pandemia, a cantora trancou o curso e, em 2020, decidiu retornar à música a todo vapor.
Com parcerias junto a produtores locais, Micheli começou com covers e foi até músicas autorais. Após esse avanço, atualmente, a cantora faz parte de uma agência do Tiktok para receber mentorias para sua carreira musical. Desde então, suas composições não pararam e seus projetos ganharam cada vez mais visibilidade.