5 curiosidades sobre o Simple Plan, base forte na cena do emo | Moodgate
Um novo sentimento para a música
4987
post-template-default,single,single-post,postid-4987,single-format-standard,bridge-core-3.0.1,qode-news-3.0.2,qode-page-transition-enabled,ajax_fade,page_not_loaded,,qode-title-hidden,qode_grid_1400,vss_responsive_adv,vss_width_768,footer_responsive_adv,qode-content-sidebar-responsive,qode-overridden-elementors-fonts,qode-theme-ver-28.7,qode-theme-bridge,qode_header_in_grid,wpb-js-composer js-comp-ver-6.8.0,vc_responsive,elementor-default,elementor-kit-7

5 curiosidades sobre o Simple Plan, base forte na cena do emo

Simple Plan, de Montreal, Quebec, é um nome forte na cena emo internacional, principalmente no pop punk, e isso, por sua vez, não é de hoje, considerando sua atividade desde 1999, e seu sucesso quase que imediato após o lançamento de seu primeiro álbum de estúdio, o No Pads, No Helmets… Just Balls. Ele foi lançado em 2002 e conta com os singles I’d Do Anything, com participação de Mark Hoppus do Blink-182, Addicted, Perfect e I’m Just a Kid.

Atualmente, o grupo conta com seis álbuns de estúdio e é formado por Pierre Bouvier (vocal), Chuck Comeau (bateria), Jeff Stinco e Sébastien Lefebvre (guitarra).

O quarteto retorna ao Brasil para o I Wanna Be Tour, festival idealizado pela 30e, que acontecerá em São Paulo, Rio de Janeiro, Curitiba, Recife e Belo Horizonte em março. Além do evento, a banda fará um side show, com a abertura da banda NX Zero, no dia primeiro de março, no Vibra São Paulo, e ainda possui ingressos disponíveis no site da EVENTIM.

Em razão da sua vinda, a Moodgate separou cinco curiosidades sobre o sólido e forte sucesso que é o Simple Plan! Confira:

Banda de garagem ou de colégio?

Bandas formadas por amigos de bairro, aquelas de garagem, já vimos isso antes. Bandas formadas no colegial, por amigos de sala, ou turma, já vimos isso também. Bom, Simple Plan se encaixa na segunda opção, sendo desenvolvido no colégio e idealizado por grandes amigos. Uma curiosidade bônus é que, após 25 anos de formação, a banda mantém sua composição quase original depois de todo esse tempo, o que, considerando tantas saídas de bandas vistas todo o ano, é algo que vale menção.

O Simple Plan foi fundado por Pierre Bouvier, Chuck Comeau e Jeff Stinco e, posteriormente, teve membros adicionados, sendo eles Sébastien Lefebvre e David Desrosiers (baixo). David deixou a banda em 2020 e, em contrapartida, os outros integrantes permanecem integrados e unidos.

Nome inspirado em filme

Quem gosta de cinema, com certeza, sabe quem é Sam Raimi. Grande diretor, o cineasta ficou conhecido pelas franquias Homem-Aranha (2002) e Uma Noite Alucinante (1981), bem como sua mais recente produção Doutor Estranho no Multiverso da Loucura (2022). E, sim, o nome Simple Plan surgiu de um filme de Raimi, mais precisamente o A Simple Plan (1998), ou Um Plano Simples, como é conhecido.

O longa foca em três moradores de uma cidade americana pacata e pequena que encontram 4 milhões de dólares dentro de uma mala em um avião, onde ocorreu um acidente. O plano deles é esconder o dinheiro por um tempo sem tomar nenhuma ação, mas isso não dá certo, apesar de parecer simples.

What’s new Scooby Doo? We’re coming after you

Quem já viu algum episódio do desenho O Que Há de Novo, Scooby Doo? (2002) deve ter notado uma voz conhecida na abertura do programa. What’s new Scooby Doo foi lançada exclusivamente para a franquia, mas não é só isso. A relação de Simple Plan com Scooby Doo começou um pouco antes. Também de 2002, Scooby-Doo: O Filme desenvolveu sua trilha sonora com um tom bastante alternativo e, sendo assim, a banda não ficou de fora dessa. Grow Up toca no filme e não passa nenhum pouco despercebida.

A banda se apresentou no BBB em 2007

Em sua segunda passagem no Brasil, a banda se apresentou na 7ª edição do Big Brother Brasil. Aleatório, talvez? Mas nem tanto, se pensar que o Simple Plan tem um grande carinho pelo país e já estava, na época, em território brasileiro.

No show, em uma das festas do programa, o Simple Plan cantou hits como Perfect, Welcome To My Life, Crazy, Jump e Shut Up. A banda estava no Brasil para promover seu segundo álbum de estúdio, o Still Not Getting Any (2005).

À frente de causas sociais

Além da música, o Simple Plan tem uma organização voltada para dar suporte a jovens em situações de vulnerabilidade. A Simple Plan Foundation tem 19 anos de atividade, o que é quase a idade do grupo. Fazendo doações para projetos de ONGs e caridade, a organização já doou mais de 2 milhões de dólares até então e recebeu prêmios por sua iniciativa. Ela tem parceria com o Canada Helps, responsável por arrecadar doações online para a instituição e, atualmente, se juntou com a UNICEF para apoiar a Ucrânia, chegando a lançar um videoclipe de Wake Me Up (When This Nightmare’s Over) para arrecadar fundos, com o objetivo de ajudar as famílias afetadas pela guerra.

A Simple Plan Foundation recebeu o prêmio Allan Slaight, a Medalha de Honra Jubileu de Diamante da Rainha Elizabeth II e a Medalha da Paz, e já apoiou instituições com War Child Canada, Gris, The Lighthouse e Montreal Children Hospital.

About the Author /

gipavan163@gmail.com

Post a Comment