O efeito Madonna: Frenesi de 93 a ser revivido em 24 | Moodgate
Um novo sentimento para a música
5130
post-template-default,single,single-post,postid-5130,single-format-standard,bridge-core-3.0.1,qode-news-3.0.2,qode-page-transition-enabled,ajax_fade,page_not_loaded,,qode-title-hidden,qode_grid_1400,vss_responsive_adv,vss_width_768,footer_responsive_adv,qode-content-sidebar-responsive,qode-overridden-elementors-fonts,qode-theme-ver-28.7,qode-theme-bridge,qode_header_in_grid,wpb-js-composer js-comp-ver-6.8.0,vc_responsive,elementor-default,elementor-kit-7

O efeito Madonna: Frenesi de 93 a ser revivido em 24

Setembro de 1993, momento exato em que Madonna deu pontapé em uma das mais comentadas e controversas turnês da história: a The Girlie Show World Tour.

Com uma receita de U$70 milhões angariada em 39 apresentações, a turnê, que é sucessora da célebre Blond Ambition World Tour, deu suporte ao disco mais audacioso e rechaçado de Ciccone, Erotica (1992), e marcou a primeira visita da cantora à América Latina.

Ao trazer a The Girlie Show para território, até então, inexplorado, Madonna causou burburinhos e fervilhões na Argentina, México, Porto Rico e, principalmente, no Brasil!

Em 1º de novembro de 1993, Madonna desembarcou em Guarulhos e, consigo, trouxe um frenesi que se instaurou pelas ruas: masturbação ao ar livre e arruaça em frente ao hotel foram ocasionados pelo êxtase de ter, pela primeira vez, contato com a artista que, impiedosamente, afrontava dogmas e crenças limitantes.

Nas capas dos jornais, a Rainha do Pop era ovacionada, mas, também, trucidada e seus fãs… Bem, execrados!

Após colocar 88 mil pessoas no Morumbi e incendiar o Maracanã, o ‘efeito Madonna’, que tomou conta de cada esquina, permaneceu em voga. No dia 7 de novembro de 1993, o jornal O Estado de S. Paulo permaneceu escandalizado e publicou que “o efeito Madonna assustou até mesmo a cantora”.

Matéria do Estado de São Paulo de 1993 sobre a vinda de Madonna ao Brasil.

30 anos depois, o ‘efeito Madonna’ parece não ter se dissolvido. Com rumores de show gratuito em Copacabana, fruto de parceria com o Banco Itaú, admiradores da artista que, há pouco, recusou a efemeridade de ser rainha, voltaram a tumultuar. Agora, em um território controlado, que é a internet, mas, em breve, pode ser que uma legião inunde as ruas cariocas e dê à nova geração um novo desvario para chamar de seu.

A possível vinda da artista ao país está prevista para 4 de maio. Até o momento, não há confirmação dos envolvidos, restando, ao público, estômagos revirados por ansiedade e bom humor para lidar com possíveis… eventualidades.

Para mais detalhes sobre a primeira visita de Madonna ao Brasil, fique com conteúdo de Maurício Carvalho clicando aqui.

About the Author /

luizvictorrufino@outlook.com

Post a Comment