TWICE em eras: conhecendo o melhor de cada uma | Moodgate
Um novo sentimento para a música
4953
post-template-default,single,single-post,postid-4953,single-format-standard,bridge-core-3.0.1,qode-news-3.0.2,qode-page-transition-enabled,ajax_fade,page_not_loaded,,qode-title-hidden,qode_grid_1400,vss_responsive_adv,vss_width_768,footer_responsive_adv,qode-content-sidebar-responsive,qode-overridden-elementors-fonts,qode-theme-ver-28.7,qode-theme-bridge,qode_header_in_grid,wpb-js-composer js-comp-ver-7.9,vc_responsive,elementor-default,elementor-kit-7

TWICE em eras: conhecendo o melhor de cada uma

O ano é 2015. A indústria do K-Pop não vê um debut de um grande grupo feminino — especificamente composto por 9 ou mais garotas, também chamado de OT9 — desde o 9Muses. O mais evidente conjunto nesta categoria, Girls’ Generation, completa oito anos desde seu primeiro lançamento oficial. 

Enquanto isso, o exigente mercado consumidor da Coreia do Sul demandou novos rostos que trouxessem um frescor para o mainstream enquanto ansiavam pelo novo lançamento da JYP Entertainment, uma das maiores produtoras de música coreana. Descobertas através de um formato comum na indústria do entretenimento coreano, o Sixteen foi um reality show produzido pela empresa cujo objetivo consistiu em buscar competidoras em potencial para compor um novo grupo. 

Com dez episódios e um grande sucesso de audiência, o reality dá origem ao girlgroup que hoje conhecemos como TWICE: um fenômeno de estrelato colossal que encantou o coração de milhares de jovens ao redor do planeta. Nayeon, Jeongyeon, Momo, Sana, Jihyo, Mina, Dahyun, Chaeyoung e Tzuyu emplacam, em 2015, o hit Like Ooh Aah, seguido do mini-álbum The Story Begins que dá origem a uma estrada de sucessos e muito trabalho duro.

Para conhecer a musicalidade das artistas, separamos em comebacks o melhor de cada era do Twice para que você conheça – ou relembre – os motivos pelo qual você não deve perder o show do grupo que faz parte da Ready To Be, sua quinta turnê mundial, e acontece nos dias 06 e 07 de fevereiro no Allianz Parque, em São Paulo.

Like Ooh Aah + Cheer Up (2015-2016)

Essenciais para o estabelecimento do Twice, o debut e o primeiro comeback do grupo apresentam conceitos diferentes, mas igualmente marcantes, sendo um deles mais maduro e com referências ao apocalipse zumbi, enquanto o outro deu introdução à estética cute do grupo. A expressão “Shy Shy Shy”, entoada pela integrante Sana em Cheer Up, tornou-se um viral instantâneo na Coreia do Sul e, muito antes do TikTok, diversos jovens já reproduziam o verso num modelo que antecipava as famosas challenges que viriam a dominar o K-Pop na nova década.

TT + Knock Knock + Signal (2016-2017)

Popularizada como uma das maiores músicas do K-Pop com a temática de dia das bruxas, o clipe de TT traz uma grande elevação do nível artístico e de produção do grupo, um entre os maiores hits do conjunto. A era traz as canções Knock Knock como uma continuação de TT e, alguns meses depois, Signal, ambos detentores de altos números e receptividade por parte do público, tanto da Ásia quanto no geral.

Likey + Heart Shaker (2017)

Como abertura de uma nova era, Likey emplaca também um dos mais memoráveis e populares singles do grupo Twice, com uma proposta de clipe mais jovem e uma comunicação que entretesse especialmente a faixa etária de sua fanbase, contando com uma estética simples e uma coreografia chiclete que facilmente poderia ser aprendida, fazendo com que a música crescesse nas paradas exponencialmente – uma proposta de marketing bem-sucedida. Heart Shaker segue na mesma linguagem, abordando temáticas como amor adolescente e sentimentos. Por fim, a era investe muito visualmente nas componentes japonesas do grupo, dada a alta demanda do mercado nipônico para com o grupo, o que posteriormente leva-as a gravar versões na língua japonesa para seus hits, todos originalmente em coreano.

What Is Love + Dance The Night Away (2018)

No início do ano, o Twice começou com o lançamento da música What is Love?, que abordava o assunto de relacionamentos inspirados por filmes românticos. A música foi muito bem recebida, alcançando boa posição nas paradas musicais. Durante o verão, a banda continuou com Dance The Night Away, uma faixa com estilo tropical que reforçou a imagem descontraída e encantadora do Twice. Além disso, é em 2018 que o Twice realiza sua primeira grande turnê pela Ásia, conhecida como Candy Pop, após o sucesso de bilheterias que foram os concertos do Twiceland – The Opening.

Fancy + Feel Special (2019)

Um ano extremamente marcante para o girlgroup, especialmente pela sua grande expansão para o mercado japonês, pelo sucesso de sua primeira turnê mudial, TWICELIGHTS, e pela explosão dos hits Fancy e Feel Special, além da estreia do documentário, TWICE: Seize The Lights, que oferece um panorama intimista sobre os bastidores do grupo, pode-se considerar uma das melhores temporadas das artistas. Enquanto Fancy traz um conceito elegante, Feel Special abordava temas de relevância, como apoio mútuo e superação de inseguranças. São estes os títulos responsáveis pela atribuição de diversos prêmios para o grupo.

I Can’t Stop Me + Alcohol Free (2020-2021)

Com uma identidade retrô, I Can’t Stop Me também está entre os maiores sucessos internacionais do grupo, trazendo não somente a estética como a sonoridade dos anos 80 para o mainstream do mercado coreano, tendência que acompanha o ocidente, mas que se renova dentro dos padrões asiáticos. Alcohol Free, por sua vez, rebusca o conceito entregue em Dance The Night Away, uma música que celebra o verão e momentos felizes em um momento tão difícil como a pandemia.

Formula Of Love + Ready To Be (presente)

Diferentemente das eras passadas, o que se destaca no presente do grupo é a relevância de seus álbuns como um todo, tanto pelo amadurecimento das produções musicais como da exploração de novos horizontes, como o primeiro single lançado totalmente em inglês: The Feels, além do posicionamento legítimo do grupo como um fenômeno de sucesso mundial e não somente asiático, razão pela qual sua quinta turnê se estende para continentes em que o grupo nunca esteve anteriormente, como na América do Sul e na Austrália.

Se você é um entusiasta do K-Pop ou mesmo da cultura asiática como um todo, não deixe de conferir o trabalho do girlgroup ou mesmo de prestigiá-las pessoalmente em uma de suas raras passagens pelo Brasil. Com um repertório variado e repleto de sucessos, uma legião de fãs e a energia e experiência únicas de assistir um grupo de K-Pop ao vivo, que seja, portanto, um tão magnânimo como este.

E se você ainda quer conhecer mais sobre o grupo e chegar no show cantando todas as músicas — ou até mesmo só os famosos fan chants, para os admiradores mais assíduos — se liga na playlist de indicação da Moodgate:

About the Author /

marcellafronterota@gmail.com

Post a Comment