Favorito ao Oscar de Melhor Trilha Original e braço direito de Childish Gambino: conheça mais Ludwig Göransson | Moodgate
Um novo sentimento para a música
5059
post-template-default,single,single-post,postid-5059,single-format-standard,bridge-core-3.0.1,qode-news-3.0.2,qode-page-transition-enabled,ajax_fade,page_not_loaded,,qode-title-hidden,qode_grid_1400,vss_responsive_adv,vss_width_768,footer_responsive_adv,qode-content-sidebar-responsive,qode-overridden-elementors-fonts,qode-theme-ver-28.7,qode-theme-bridge,qode_header_in_grid,wpb-js-composer js-comp-ver-7.9,vc_responsive,elementor-default,elementor-kit-7

Favorito ao Oscar de Melhor Trilha Original e braço direito de Childish Gambino: conheça mais Ludwig Göransson

Ao longo da história do cinema e da televisão, compositores veteranos como John Williams, Hans Zimmer, Danny Elfman e o falecido Ennio Morricone tornaram-se notórios, devido às suas trilhas instrumentais extremamente icônicas que são instantaneamente associadas aos respectivos filmes ou séries para as quais elas foram criadas. Porém, nos últimos anos, um compositor de trilhas da geração contemporânea vem demonstrando um talento no mesmo nível de excelência destes mestres: o sueco Ludwig Göransson, de 39 anos.

Batizado de tal forma em uma homenagem de seus pais ao lendário Ludwig van Beethoven, o jovem músico compõe trilhas para cinema e televisão desde 2007, e também se notabilizou por suas colaborações com o cantor e rapper Childish Gambino (Donald Glover).

Um dos primeiros trabalhos de Ludwig para obras audiovisuais foi o de compor a trilha original da série Community (2009-2015). Nos bastidores desse programa, ele conheceu Gambino e os dois estabeleceram uma parceria: de 2011 para cá, Ludwig participou de todos os trabalhos musicais lançados pelo artista americano, atuando como produtor, músico de sessão e co-compositor da maior parte de suas faixas, a exemplo de Redbone, Sober, 3005, Les, Heartbeat e da vencedora de dois Grammys This Is America.

Confira Ludwig acompanhando Childish Gambino, durante uma apresentação ao vivo:

Outra figura importantíssima na trajetória de Ludwig até o estrelato é o diretor Ryan Coogler: os dois se conheceram na Universidade do Sul da Califórnia, e lá o então cineasta em ascensão contratou o compositor para fazer a trilha do curta-metragem Fig (2011). O resultado foi tão bom que Coogler, posteriormente, escalou Ludwig para as trilhas de Fruitvale Station: A Última Parada (2013), Creed: Nascido para Lutar (2015), Creed 2 (2018) e Pantera Negra (2018).

Foi com o megassucesso de Pantera Negra (e de sua trilha original) que Ludwig se firmou como um compositor de trilhas de cinema e tornou-se mundialmente conhecido como tal. Em 2019, ele chegou a ganhar seu primeiro Oscar, devido ao excelente trabalho realizado para o filme da Marvel Studios.

Ludwig com o Oscar de Melhor Trilha Original nas mãos, em 2019. Essa cena possui grandes chances de se repetir, cinco anos depois.

Para compor a trilha de Pantera Negra, Ludwig utilizou diversos instrumentos musicais tipicamente africanos, chegando a passar vários dias na África, com o objetivo de se aprofundar no estudo da música local. O resultado foi uma série de composições instrumentais que contribuíram para que os espectadores do filme ficassem ainda mais imersos na atmosfera envolvente de Wakanda.

A qualidade dos trabalhos de Ludwig chamou a atenção de outros grandes produtores de cinema e tv. Depois do longa-metragem da Marvel, o sueco foi chamado para trabalhar na igualmente grandiosa franquia Star Wars, realizando a trilha original da série O Mandaloriano (2019- Presente). Nessa mesma época, ele colaborou pela primeira vez com o aclamado diretor Christopher Nolan, ao compor para o filme Tenet (2020).

Mesmo tendo se tornado uma figura requisitadíssima no meio das produções audiovisuais, Ludwig manteve a parceria com Childish Gambino até o álbum mais recente do cantor (3.15.20, de 2020). Ele também chegou a produzir algumas faixas para trabalhos individuais de artistas como Adele, Alicia Keys, HAIM, Vampire Weekend e Chance The Rapper, mas acabou optando por restringir suas parcerias apenas dentro de suas trilhas para o cinema e a TV – onde já colaborou com nomes como Kendrick Lamar, Rihanna, Billie Eilish, Travis Scott, Anderson .Paak, Justin Timberlake, SZA, A$ap Rocky, Thundercat e Amaarae.

Em 2022, Ludwig entregou a trilha original da sequência Pantera Negra — Wakanda Para Sempre (seu 6° trabalho para Ryan Coogler) e, no ano seguinte, foi indicado ao Oscar de Melhor Canção Original, devido à sua contribuição como co-compositor e produtor da faixa Lift Me Up (cantada por Rihanna e feita para o filme da Marvel). Dessa vez, porém, ele não saiu vitorioso.

Entretanto, em 2024, uma terceira indicação ao prêmio veio, com status de favoritismo. Isso porque a épica trilha que o artista fez para o recente filme Oppenheimer, de Christopher Nolan, está sendo aclamada por muitos como uma das melhores já feitas na história do cinema, e obteve êxito nas mais recentes edições do Globo de Ouro, do Critics Choice Awards, do Grammy e do BAFTA – quatro premiações que são consideradas termômetros para as categorias musicais do Oscar.

Ludwig está concorrendo ao Oscar de Melhor Trilha Original (mesma categoria que ele venceu em 2019, por seu trabalho em Pantera Negra) e disputa o prêmio com Jerskin Fendrix (Pobres Criaturas), Robbie Robertson (Assassinos da Lua das Flores), John Williams (Indiana Jones e a Relíquia do Destino) e Laura Karpman (American Fiction).

Ainda não se sabe quais são os projetos de Ludwig para depois desta temporada de premiações, mas o compositor deve entregar alguns trabalhos ainda em 2024 e é o grande favorito para comandar a trilha do filme O Mandaloriano & Grogu – com previsão de estreia nos cinemas para 2026.

Além disso, com o recente anúncio de que um novo álbum de inéditas de Childish Gambino será lançado em breve, surgiram especulações de que Ludwig pode ter retomado a parceria com o cantor americano, estando envolvido em, pelo menos, algumas das faixas do vindouro trabalho. Esses rumores, porém, ainda não foram confirmados (ou negados) por nenhuma das duas partes.

A discografia de Ludwig também inclui músicas feitas para obras como Tudo e Todas as Coisas (2017), Trolls 2 (2020, O Livro de Boba Fett (2021-2022) e Red — Crescer é uma Fera (2022). Confira, abaixo, um compilado de algumas de suas principais composições:

About the Author /

lucaslerock@gmail.com

Post a Comment